Nutrição e Saúde

Intolerância à Lactose e seus Cuidados Nutricionais

Intolerância à Lactose e seus Cuidados Nutricionais. Causado pela deficiência de uma enzima, esse distúrbio pode trazer grandes desconfortos, ma há opções para boa alimentação do paciente.

De um tempo para cá, o diagnóstico tem se tornado comum.Você, com certeza, já ouviu falar sobre a intolerância a lactose, e,  provavelmente, conhece algum que tenha esse distúrbio.

Mas o que é isso, afinal?

Cuidados Nutricionais para quem tem Intolerância à Lactose

É a intolerância do organismo ao açúcar encontrado no leite, a lactose. O leite é um complemento dietético de grande valor nutritivo, já que contém proteínas, sais minerais, gordura e lactose. Esta ultima substancia é o principal açúcar presente no leite – logo, todos os produtos lácteos a contêm.

Só que as pessoas que sofrem de intolerância à lactose não conseguem digerir essa substancia, tendo uma reação exacerbada ao entrar em contato com ela,  provocando cólicas, flatulência, edema e diarreia persistente.

A incapacidade de digerir a lactose é causada por uma deficiência à lactose pode estar presente desde sempre, ou aparecer somente na fase adulta. Estima-se que 70% da população mundial tenha um certo grau de deficiência da lactose, sendo que a concentração dessa enzima diminui muito a partir dos cinco anos de idade.

A intolerância à lactose pode ainda ser secundária

Entretanto, nem todos são intolerantes à lactose, já que esse agravo depende também de fatores genéticos e nutricionais. A intolerância à lactose pode ainda ser secundária, ou seja,  decorrente de algum problema na parede intestinal, como por exemplo a diarreia infecciosa ou o uso prolongado de antirrábicos, e até mesmo, a desnutrição.

Alguns indivíduos com intolerância à lactose podem consumir  pequenas quantidades sem manifestar os sintomas, sendo melhor tolerada quando se ingere produtos lácteos como parte de uma refeição do que de forma separada. já outros apresentam a sintomatologia após a ingestão de algumas gotas de leite.

Relata-se que os sintomas podem manifestar com uma ingestão moderada de lactose, isto é, cerca de 5 a 12g, que correspondem a algo entre 100 e 200ml de leite.

A severidade dependerá de muitos fatores, visto que varia a quantidade de lactose que cada um consegue tolerar bem. A idade e etnia do indivíduo são fatores   importantes e o tempo de digestão habitual também irá influenciar na gravidade dos sintomas.

Cuidados Nutricionais

Os sintomas da intolerância à lactose são aliviados com a redução ou retirada do leite e seus derivados da dieta.

Logo, deve-se evitar o consumo de todos os leites in natura ou em pó de qualquer espécie, e derivados como creme de leite, queijo, manteiga, leite condensado, sorvete, chocolate, iogurte, ricota, Ovomaltine, requeijão, alguns cafés instantâneos e bebidas com cacau.

Em relação às sobremesas, as restrições incluem todas aquelas que são preparadas com leite, como bolos, biscoitos e misturas comerciais. É de extrema importância ler todos os rótulos dos alimentos, a fim de se verificar se o leite está presente na composição do produto em questão.

Isso porque, muitas vezes, o alimento pode parecer inofensivo para o intolerante à lactose por não ser derivado do leite – todavia pode conter lactose na sua fabricação. Fique atente!

É preciso levar em conta, também, que a redução severa do consumo de leite pode resultar em deficiência de cálcio.

Por isso, consuma outras fontes desse nutriente, como couve, espinafre, alface, agrião, lentilha, feijão, quiabo, abóbora, semente de gergelim, soja, tofu (queijo de soja), aveia, peixes e gema de ovo.

Em algumas pessoas os produtos fermentados (iogurte e leite fermentado, por exemplo), assim como os queijos maturados, podem ser tolerados, pois possuem baixos teores de lactose.

É permitido o consumo de frutas, verduras, carne bovina, frango, peixes, peru, pães, pudins e bolos feitos sem leite, bolachas de água e sal, gelatinas, ovos e outros alimentos que não contenham lactose.

Após a melhora do quadro de intolerância, aposte em leites mistos (de vaca com soja, por exemplo), testando a aceitação do organismo do paciente.

Leite e derivados com adição da enzima lactase já estão disponíveis no mercado, disponível em cápsulas, a qual pode ser ingerida oralmente antes da refeição contendo leite.

Contudo deve-se procurar um profissional capacitado como médico e um nutricionista para acompanhar o caso com afinco.

Lívia Hipólito C. Brant Nutricionista pós- graduada em Nutrição Clínica e Mestrada em Ciências Médicas

Sem glúten, Sem lactose, Com sabor: 48 receitas sem glúten e sem lactose

Intolerância à Lactose e seus Cuidados Nutricionais

O livro “Sem Glúten, Sem Lactose, Com Sabor” é um consolidado de 48 receitas publicadas pelo Food Freedom, em suas redes digitais, onde é provado que uma receita pode ser sem glúten, sem lactose, mas extremamente saborosa e fácil de fazer.

O Food Freedom tem o propósito de promover a inclusão social de pessoas que possuem hipersensibilidade, sensibilidade ou intolerância alimentar.

Sabedores que os impactos psicossociais em virtude de severas restrições alimentares podem ser seríssimos, o Food Freedom atua com o foco em trazer mais informações e qualidade de vida à esse público e nicho de mercado.

Adquire seu livro de receitas aqui:

** Todo o lucro líquido desta publicação será doado à ONG Associação Pestalozzi de Macaé **

Intolerância à Lactose e seus Cuidados Nutricionais

Veja também:

5/5 - (2 votos)
Intolerância à Lactose e seus Cuidados Nutricionais | Receitas e Dicas do Chef
Intolerancia a Lactose e seus Cuidados Nutricionais

Intolerância à Lactose e seus Cuidados Nutricionais. Causado pela deficiência de uma enzima, esse distúrbio pode trazer grandes desconfortos, ma há opções para boa

Ingredientes da receita:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo