O Nosso Café – Importância Para Nossa Saúde
Uma das bebidas mias populares do mundo, ele também contém substancias importantes para nossa saúde. O Nosso Café – Importância Para Nossa Saúde.
O assunto, hoje, é para quem gosta de fazer uma pausa para aquele cafezinho. Isso mesmo – o tema de nossa coluna é sobre essa bebida conhecida de forma universal, a qual tem grande importância no comercio mundial, podendo ser considerada uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo.
O Nosso Café – Importância Para Nossa Saúde
Somos o segundo maior consumidor de café
Aqui no Brasil, somos o segundo maior consumidor de café e detemos a maior parcela de produção mundial. Isso significa você pode ir à Itália, França ou qualquer outro país e ao pedir um café ser surpreendido com um café “made in Brazil”.
O café é uma bebida muito apreciada pelo seu aroma e sabor, possuindo componentes importantes, sendo a cafeína o mais conhecido, por ser responsável em estimular o sistema nervoso central, aumentando o poder de foco e concentração, sendo, assim, uma boa pedida para se começar o dia.
Praticantes de atividade física que consomem café
Além disso, praticantes de atividade física que consomem café antes dos treinos podem observar um aumento na produtividade. Outros componentes presentes no café são zinco, potássio, ferro, magnésio e outros minerais, porém em menores quantidades.
Todos esses nutrientes podem não continuar intactos durante a torra do café – processo chamado de torrefação – o qual faz com que esta bebida seja pouco calórica.
O café também é fonte de antioxidantes, substâncias que inibem a inflamação e, consequentemente, reduzem o risco de doenças cardiovasculares, principalmente em mulheres menopausadas, por possuírem oscilações hormonais.
Benefícios do café e Importância Para Nossa Saúde
Outros benefícios do café é que seu consumo favorece a queda de gordura, ou seja ajuda a emagrecer quando associado a pratica de atividade física, reduz o risco para o aparecimento de doenças crônico-degenerativas como Parkinson e mal de Alzheimer, melhora o raciocínio e previne o envelhecimento.
Algumas pesquisas mostram que há substâncias no café que podem elevar os níveis plasmáticos de colesterol e LDL-c; contudo, se for feito pelo processo de infusão, ou seja, com o uso de filtro de pano ou papel, essas substâncias podem ficar presas no filtro.
Apesar de todos os benefícios descritos acima é necessário encontrar a medida certa de consumo, já que a cafeína é um estimulante natural e o seu excesso pode causar alguns efeitos indesejáveis como insônia, ansiedade, e taquicardia em pessoas sensíveis.
Já indivíduos com problemas digestivos que apresentam gastrite/úlcera devem consumi-lo com orientação médica ou de um nutricionista, por estimular a acidez gástrica e provocar azia e queimação.
Detalhe importante no consumo de café, Importância Para Nossa Saúde
Um detalhe importante é que o consumo de café, à noite, pode provocar insônia em algumas pessoas, principalmente idosos, que se tornam mais sensíveis a esta substancia com o passar dos anos.
Outro ponto para se levar em consideração é o consumo de cafezinho após o almoço, já que pode prejudicar a absorção de algumas vitaminas e minerais como o ferro, ácido fólico e outros.
Durante o período de sono o nosso corpo continua gastando energias para manter as funções vitais, como atividade cerebral, respiração e circulação sanguínea, e consequentemente faz com que a nossa reserva de energia corporal diminua.
Por isso, é de extrema importância se alimentar ao acordar, repondo as energias do organismo que serão gastas durante o dia.
Então, deixe para apreciar o bom cafezinho após 30 minutos desta refeição. Assim, ninguém sairá perdendo!
Sugestão de consumo e Importância Para Nossa Saúde
Para um café da manhã o ideal é necessário uma dieta rica em carboidratos (pão e biscoitos integrais, etc) e fibras (cereais, granola, etc).
São essenciais também alimentos à base de leite (iogurte, queijo, etc) e o consumo de frutas, que são ricas em minerais. Para pessoas que possuem intolerância a alimentos com glúten e lactose, hoje já é possível encontrar alimentos sem esses componentes no mercado.
Mas vale atentar-se aos rótulos dos produtos para se certificar de que há, de fato, ausência desses elementos.
No café da manhã o valor nutricional dos alimentos é calculado com base na quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras de cada alimento consumido.
Dependendo do gasto energético de cada um, é possível incluir alimentos de alto valor calórico na primeira refeição do dia.
Uma boa dica é adicionar raspas de limão ou uma pitada de canela ao café. Assim, a bebida fica mais deliciosa e diferente daquela que tomamos no dia-a-dia.
Compartilhe com seus amigos estas informações importantes.
Lívia Hipólito Cardozo Brant, e mestre em Ciências Medicas e pós-graduada em Nutrição Clinica
Veja também:
Adoooro café
É muito bom mesmo…