Nuvem de Ricota com Calda de Frutas Vermelhas

Nuvem de Ricota com Calda de Frutas Vermelhas

Nuvem de Ricota com Calda de Frutas Vermelhas

Na Sexta-feira Santa, em respeito à Paixão de Cristo, algumas pessoas não comem carne vermelha. O tradicional almoço em família, com peixes e outros frutos do mar, pode ganhar um toque extra de sabor e sofisticação com receitas que utilizem queijos. A Tirolez, uma das mais tradicionais fábricas de laticínios do País, sugere um almoço de Páscoa que é ao mesmo tempo leve e delicioso: Pot Pie de Camarão e Cogumelo e entrada; Pescada com Creme de Limão como prato principal; e, fechando como sobremesa, a Nuvem de Ricota com Calda de Frutas Vermelhas.

Já a Nuvem de Ricota com Calda de Frutas Vermelhas utiliza a textura macia do Creme de Ricota Tirolez, contrastando com o azedinho das frutas que você escolher, como mirtilos, amoras ou morangos. As opções congeladas são econômicas, práticas e vão muito bem nesta receita.

Para harmonizar com o almoço, a sugestão é um vinho branco gelado e delicado, que também tenha notas cítricas no aroma e no sabor, como um Sauvignon Blanc.

Ingredientes

Para a nuvem:

– ½ sachê de gelatina em pó incolor e sem sabor (6 g)

– 1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez (250 g)

– ¼ de xícara (chá) de adoçante sucralose (7 g)

– ½ xícara (chá) de leite desnatado (100 ml)

– ½ colher (chá) de essência de baunilha (3 ml)

– suco de ½ limão (15 ml)

Para a calda:

– 300 g de frutas vermelhas congeladas

– 3 colheres (sopa) de mel (54 g)

Modo de Preparo da Nuvem de Ricota com Calda de Frutas Vermelhas

Comece pela nuvem de ricota: em um recipiente, coloque 3 colheres (sopa) de água e meio sachê de gelatina em pó. Deixe hidratar por 3 minutos. Em banho-maria, aqueça a gelatina, mexendo sempre, para dissolvê-la. Ela deverá ficar transparente e líquida, mas não quente. Reserve. Na batedeira, coloque o creme de ricota, o adoçante, o leite, a essência de baunilha e o suco do limão. Bata por 5 minutos na velocidade máxima. Diminua para a velocidade mais baixa, acrescente a gelatina e bata até misturar bem. Disponha o creme em xícaras de café ou pequenas taças e leve para a geladeira por 3 horas ou até que esteja firme.

Faça a calda: coloque as frutas, 1 xícara (chá) de água e o mel em uma panela e cozinhe em fogo médio por 20 minutos ou até obter uma calda um pouco espessa. Reserve.

Monte a sobremesa: cubra a nuvem de ricota com a calda de frutas vermelhas e sirva a sobremesa gelada.

Rendimento

6 porções

Tempo de Preparo

15 minutos

Veja também estas receitas:

Taça Mousse Marmorizada

Pavê Salgado Tirolez

Arroz Doce com Chocolate Branco

Sobre a Tirolez

Fundada há 36 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade. Tal característica decorre, entre outras causas, do leite de alta qualidade que utiliza em sua produção e do cuidado artesanal e o carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 90 itens e pode ser encontrado em todo o Brasil.

Nuvem de Ricota com Calda de Frutas Vermelhas
5 (100%) 1 vote

, , , ,

Deixe uma resposta

Facebook Comments

Pesquise Sua Receita

Não perca uma receita! Receba nossas dicas e receitas
em seu e-mail grátis

Inscreva-se na nossa lista de envio para obter dicas e atualizações interessantes em seu e-mail.

Obrigado por se inscrever.

Algo deu errado.

Aprenda a Fazer Bolos “Clique Aqui”

To top ↑