Dicas de Cozinha

Preparando a Pasta Americana, veja as 14 dicas!

As pastas americanas são muito utilizadas para decorar bolos e cupcakes. É uma massa maleável, doce e comestível, com ela podemos modelar praticamente qualquer coisa.

Tempo de Preparo: 30 minutos mais 8 horas na geladeira

Preparando a Pasta Americana, veja as 14 dicas!

Ingredientes

1 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor

225 g de açúcar de confeiteiro ou impalpável

5 colheres (sopa) de água

1 colher (sopa) de glucose de milho

1 colher (chá) de glicerina

Corante alimentício

Modo de preparo da Pasta Americana

Unte generosamente uma espátula e uma superfície de trabalho lisa e grande.

Misture a gelatina em 1 colher de sopa de água em uma vasilha pequena e deixe de molho.

Em uma panela grande, leve o açúcar, 4 colheres de sopa de água e a glucose de milho para esquentar em fogo médio. Mexa bem até o açúcar derreter e ferva por 2-3 minutos, ou até atingir ponto de bala mole (cerca de 112ºC).

Enquanto isso, aqueça a gelatina em banho-maria até se dissolver bem.

Retire a calda de açúcar do fogo e coloque a panela dentro de uma tigela com água fria para interromper o cozimento. Deixe esfriar por alguns segundos e junte a gelatina e a glicerina em seguida, misturando delicadamente.

Despeje na área de trabalho untada e vá mexendo com a espátula até formar uma pasta. Ela estará bem líquida no começo, mas vai endurecendo aos poucos.

Depois de uns 5-10 minutos a pasta estará bem firme; quando chegar nesse ponto, unte as mãos e a superfície de trabalho novamente e sove bem a pasta, da mesma forma como você faria com um pão, para que fique macia e lisa.

Quanto mais você sovar, mais lisa e elástica ela fica.

Enrole a pasta num plástico filme e leve à geladeira até firmar (ou deixe passar a noite). Depois disso ela estará pronta para abrir e cortar.

Como cobrir um bolo com Pasta americana

Quer experimentar um bolo de pasta americana, mas acha que é muito difícil? O processo pode parecer complicado, mas na verdade não é. Com um pouco de prática e habilidade, você pode aplicar pasta americana em bolos e criar decorações incríveis.

Faça o creme de manteiga e reserve. Em seguida, use um barbante para medir a parte superior e as laterais do bolo. Coloque um pedaço grande de barbante em cima do bolo e dobre a ponta sobre a borda.  Corte o excesso de cordão pelas laterais.

Remova o barbante do topo do bolo e guarde-o bem.

Use isso para medir o tamanho da pasta americana.

  • Se estiver fazendo um bolo com mais de uma camada, meça cada camada separadamente. 
  • Para qualquer outro bolo, meça a maior distância no topo (ou seja, na diagonal, de uma ponta a outra em bolos quadrados ou retangulares) e então multiplique a altura por dois. 

Cubra o bolo com uma camada fina de creme de manteiga usando uma espátula de manteiga.  O creme de manteiga faz com que a pasta americana se mantenha fixa ao bolo, então passe a cobertura por toda a extensão dele. 

Faça com que a camada fique lisa, pois qualquer elevação ficará visível. Se houver falhas ou buracos no bolo, preencha-os com o creme de manteiga e faça com que essas partes também fiquem lisas. 

  • Usar um prato giratório para decoração de bolos torna o processo mais fácil e rápido.
  • Você pode usar ganache de chocolate amargo ou branco ou geleia de damasco em vez de creme de manteiga. 

Coloque o bolo na geladeira por 30 minutos.

O creme de manteiga terá tempo de endurecer. Se estiver muito mole, a pasta escorregará. Escorra e limpe uma superfície grande e lisa para polvilhar com açúcar de confeiteiro.

A superfície deve ser lisa, pois quaisquer imperfeições ficarão impressas na pasta. Polvilhe levemente com açúcar de confeiteiro para evitar que a massa grude. 

  • Se você mora em uma área úmida, use uma mistura 1:1 de amido de milho e açúcar de confeiteiro. Se a área estiver muito seca, aplique uma fina camada de gordura vegetal. 

Deixe a pasta americana atingir a temperatura ambiente.

Isso facilita o processamento. Para ficar mais macio e fácil de trabalhar, amasse por 5 minutos. Mas tome cuidado para que não fique muito mole e pegajoso.

  • Adicione gel ou pasta de cor. Sabores artificiais também podem ser adicionados. Não utilize corante líquido. 

Use as mãos para achatar a pasta até que ela se pareça com uma panqueca. Não a deixe muito fina ainda. Se for cobrir um bolo quadrado ou retangular, transforme a pasta em um quadrado ou um retângulo achatado. 

Abra a pasta americana até que a espessura fique entre 60 a 95 milímetros. Gire com um rolo para abri-lo. Isso o tornará redondo e uniforme. Não levante ou corte a pasta, pois ela pode quebrar.

Meça o mastro com um pedaço de barbante. Coloque o barbante que você cortou anteriormente em cima da pasta.

Deve ser do mesmo tamanho ou um pouco maior. Você sempre pode cortar um pouco mais tarde.

Coloque a pasta no rolo. Coloque o rolo na ponta da massa, segure a outra ponta e vire. Isso ajudará a pasta a se espalhar sobre o bolo e reduzirá as chances de ele quebrar.

  • Antes de fazer isso, polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro nos rolinhos. Espalhe a pasta sobre o bolo. Coloque um rolo em uma das pontas do bolo e role até a outra ponta para soltar a pasta.

Use os dedos para espalhar a pasta sobre o bolo.

Comece no topo e depois vá para os lados. Não deixe rugas, vincos ou bolhas de ar. Corte o excesso de pasta. Use uma faca ou cortador de pizza.

Corte o mais próximo possível da borda do bolo. Conclua o alinhamento da pasta. “Adoce” a pasta em toda a superfície com um vidro plano ou uma espátula de pasta americana para dar um acabamento liso e profissional.

  • Pulverize com um pouco de óleo de cozinha e alise novamente para dar brilho.  Termine de decorar o bolo.

Você pode deixar como está ou usar o creme de manteiga para adicionar decorações como letras, espirais ou flores.

Você também pode usar moldes de gel fondant para criar formas impressas. Pronto!

Preparando a Pasta Americana

Conclusão:

Mantenha a pasta coberta quando não estiver em uso para evitar ressecamento. Para bolos menores, use pasta de marshmallow.

Para bolos maiores ou com mais de duas camadas, faça mais de uma fornada. Desde que não haja desperdício, é melhor ter mais do que não ter o suficiente.

Veja também:

5/5 - (6 votes)
Preparando a Pasta Americana, veja as 14 dicas! | Receitas e Dicas do Chef
Preparando a Pasta Americana

Quer experimentar um bolo de pasta americana, mas acha que é muito difícil? O processo pode parecer complicado, mas na verdade não é.

Palavras-chave: Pasta Americana

Ingredientes da receita:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo