Bolos

Como fazer um Delicioso Bolo de Tapioca

Como fazer um Delicioso Bolo de Tapioca. Tapioca é boa de qualquer jeito e espero que goste desta opção. Não tem quem não goste de um bolo muito fácil de preparar.

Se você está acostumado a ver a tapioca somente substituindo o pão, essa será uma grande novidade! O bolo de Tapioca é uma receita muito fácil e que você deveria fazer.

Como fazer um Delicioso Bolo de Tapioca

Veja a receita.

Ingredientes:

1 1/2  Xícaras de açúcar

2 Xícaras de tapioca granulada

1/2 Xícara de farinha de trigo

1 1/2 De leite

1 Garrafa pequena de leite de coco

4 Colheres de sopa de margarina

4 Gemas

4 Claras em neve

1 Colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo Delicioso Bolo de Tapioca

Bata o açúcar, a margarina e as gemas até ficar homogêneo.

Acrescente a tapioca e a farinha de trigo, o leite, o leite de coco, o fermento e misture bem.

Em seguida, o fermento e as claras em neve e misture novamente.

Assar em forno médio.

Dicas extras do Bolo de Tapioca

Recebo muitas perguntas sobre o tipo de tapioca que deve ser usada nas receitas e embora eu explique, percebo que muitas pessoas não sabem diferenciá-las.

Não sou especialista nisso, mas já experimentei  dois tipos de farinha de tapioca e ambas são saborosas na preparação de cuscuz, bolinhos de estudante, mingaus e bolos.

Cresci conhecendo como tapioca, um tipo flocado, alvinho, muito parecido com um beiju quebradiço, daqueles que se encontra na beira das estradas e são vendidos empilhadinhos em saquinhos plásticos. Esta tapioca é vendida, normalmente, nas feiras livres de muitas cidades da região nordeste (vou chamá-la aqui de tipo I).

O outro tipo (II) é bem granulado e forma bolinhas duras, capazes de quebrar um dente se você mordê-la como vem do mercado, mas que ficam macias na preparação das receitas por causa de algum liquido misturado a elas.

Falando em mercado, é lá que elas são encontradas. Nas gôndolas onde ficam os cereais, farinhas, milho de pipoca, amendoins, etc. Os dois tipos absorvem muito líquido, mas acho que o tipo II, absorve mais por ser mais caroçudo.

Esta receita e outras que postei no blog há algum tempo atrás, fiz com a tapioca flocada (tipo I) e por isso devo postar em breve o bolo de tapioca com a tapioca tipo II para testá-la e esclarecer as dúvidas dos nossos leitores.

Ah! E ainda tem a massa de tapioca (aquela que as tapiocarias utilizam), que merece outro post!

Veja também:

4.8/5 - (74 votos)

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo