Culinárias Típicas

Conhecendo a Culinária Típica Japonesa, veja as 23 dicas

Conhecendo a Culinária Típica Japonesa. culinária japonesa foi inevitavelmente constituída devido a influência geográfica do país. O Japão é uma nação composta por 4 ilhas grandes e milhares de outras pequenas.

Durante muito tempo, os alimentos foram escassos, e o clima de fortes chuvas, somado com o terreno vulcânico e montanhoso, contribuíram para essa falta de nutrientes na gastronomia. Devido a esses fatores, a população se alimentou e construiu uma culinária com base em peixes e frutos do mar.

Os pratos japoneses estão cada vez mais em evidência no Brasil, há muito adeptos e apaixonados pela culinária japonesa. Conheça alguns pratos típicos japoneses.

Conhecendo a Culinária Típica Japonesa, veja as 23 dicas

Sushi

Conhecendo a Culinária Típica Japonesa

Feito com arroz e recheio. Existem vários tipos de sushi, e nomes que variam conforme o recheio. A forma tradicional do sushi é peixe fermentado e arroz, conservados com sal, em um processo que veio do Sudeste Asiático, onde ainda continua popular nos dias de hoje.

O termo sushi vem de uma forma gramatical arcaica, com significado de “Risoto Japonês”, não usada mais em outros contextos e significa, literalmente, “é azedo” , num reflexo das suas raízes históricas de alimento fermentado.

Um prato já muito popular no Brasil, o sushi é um “bolinho” de arroz japonês enrolado com uma alga. No seu interior ele pode ser combinado com peixe, frutos do mar, vegetais, entre outros. Existem vários tipos de sushi, portanto, há vários nomes diferentes, como futomaki e kappamaki.

 

Sashimi

Conhecendo a Culinária Típica Japonesa

É o filé do peixe cru, cuidadosamente fatiado. O termo sashimi já foi integrado ao português e demais idiomas ocidentais, e frequentemente é usado para se referir a outros alimentos preparados sem qualquer cozimento, além do prato japonês tradicional abordado neste artigo.

Pedaços finos de carne crua, normalmente de peixe. Pode ser servido com wasabi, alga e shoyu.

 

Temaki

Conhecendo a Culinária Típica Japonesa

Cone feito com alga marinha e enrolado a mão recheado com arroz, e diversos outros como peixe, pepino, cogumelo e outros. A alga do temaki precisa estar bem sequinha e ser consumido na hora antes que amoleça com a umidade e fique com textura de borracha.

Seria o temaki, um sushi? Primeiramente, temos que entender o significado da palavra “Maki”, que significa “rolo”, “enrolar” ou “enrolado”. O sufixo “Te” significa “Mão”. Com isso, já chegamos a uma conclusão a respeito desta dúvida: sim. Podemos traduzir a palavra “temaki” como “sushi enrolado de mão”. 

 

Yakissoba

Conhecendo a Culinária Típica Japonesa

Um macarrão semi frito na chapa, próprio para o prato, com legumes e carne. Conhecendo a Culinária Típica Japonesa. O termo yakissoba (yaki = assar, grelhar, soba = macarrão), refere-se normalmente ao sauce yakisoba, isto é, um prato muito simples, feito de macarrão refogado com legumes e carnes, temperados com um molho específico (sauce), com sabor similar ao molho inglês, porém mais espesso.

Apesar de sua origem chinesa, o yakissoba criou raízes no Japão e, atualmente, é tão popular, que aparece obrigatoriamente em festas populares de rua, nos supermercados ou lojas de conveniência, nos tradicionais obentô (refeições prontas), e é uma prática e saborosa opção de cardápio nos lares japoneses.

 

Hashi

Substitui os talheres, são palitinho usado para comer. O Hashi começou a ser usado no ano de 2.500 anos antes de Cristo. Conta-se que os primeiros foram utilizados como suporte para grelhar carnes sobre a brasa.

Para não queimar as mãos ao servir a carne, iniciou-se o costume de usar palitos feitos bambu. Lenda ou fato, o hábito sobrevive até os dias de hoje e se mostra uma das formas mais interessantes de manipulação dos alimentos.

O hashi é mais higiênicos do que o garfo e a colher e pode ser produzido em diversos materiais, desde bambu até prata ou marfim. Parece que toda a cultura culinária oriental foi de certa forma desenvolvida para ser consumida por estes palitinhos.

 

Molho shoyo

Molho feito à base de soja, muito característico da culinária oriental. Podendo ser mais salgadas e outras menos. Normalmente é despejado em um recipiente com o nome de kosara.

O shoyu é um molho obtido da mistura de soja, trigo e sal marinho. Originário da Ásia, é muito consumido em pratos da culinária oriental. Além de substituir o sal, reforça a coloração e o aroma dos pratos.

O processo de produção – bastante demorado, por sinal – envolve, inclusive, deixar o preparo em fermentação e envelhecimento, algo que pode durar meses e até anos.

 

Wasabi

Também conhecido como raiz forte é uma raiz encontrada nas montanhas, ralada e servida como uma pasta verde. Um tempero indispensável da culinária, mas é melhor se familiarizar com a quantia que vai usar antes de arriscar consumir e também tem a função de bactericida.

Apesar de ser uma raiz, o wasabi é considerado um caule, mesmo que o cultivo seja embaixo d’água. Contudo, a especiaria pertence a família Brassicaceae, ou seja, a mesma do repolho, rabanete, brócolis e rúcula. Por ser uma parte da planta que perde o sabor rapidamente, é aconselhável ralar quando for consumir.

 

Sakê

Conhecendo a Culinária Típica Japonesa

Bebida feita à base de arroz fermentado, servido num recipiente chamado Nassu junto de um potinho de sal usado para colocar sal na borda do Nassu para torna-lo mais suave.

Uma interessante tradição é servir e deixar transbordar um pouco da bebida o que acredita que traz sorte.

 

Shimeji

Conhecendo a Culinária Típica Japonesa

Um cogumelo pequeno e Shitake um cogumelo grande, um dos pratos mais pedidos e na maioria das vezes servidos como entrada, feitos na chapa com manteiga, temperados com shoyo, saquê e sal a gosto.

Também pode ser cozidos no papel alumínio e até servidos nele próprio para conservar o calor.

 

Niguiri sushi

Conhecendo a Culinária Típica Japonesa

Bolinho feito de arroz acompanhado de uma fatia de peixe cru por cima. Normalmente é consumido molhando o arroz do niguiri no shoyo, porem na cultura oriental o certo é molhar o peixe.

 

Salmão Skin

Conhecendo a Culinária Típica Japonesa

Pele de salmão grelhada servido com um molho agridoce a base de shoyo. O shoyo é dispensável, pois pode ficar muito salgada. Conhecendo a Culinária Típica Japonesa.

 

Hossomaki

Conhecendo a Culinária Típica Japonesa

O hossomaki tem a composição típica e tradicional do sushi: um recheio que é envolto por uma camada de arroz envolvido por uma folha de nori.

Uma particularidade do hossomaki é que os rolos são ligeiramente mais finos do que os rolos das demais variedades de sushi. Por esse motivo, na maioria das vezes, o hossomaki tem apenas um recheio.

A espessura da iguaria está presente no seu próprio nome: hosso significa “fino” e maki significa “enrolado”, ou seja, hossomaki significa “enrolado fino”.

Os principais tipos de hossomaki são o shakemaki, o kappamaki e o tekkamaki. É o arroz e o recheio envoltos em alga marinha e conforme o recheio usado, leva um nome diferente como kapamaki, Shakemaki, Uramaki…

 

Kapamaki

Conhecendo a Culinária Típica Japonesa

Hossomaki feito de pepino. Conhecendo a Culinária Típica Japonesa. Diferentemente da maioria dos hossomakis, o kappamaki não tem um recheio constituído por pedaços de peixes ou mariscos, mas sim por pedaços ou fatias de pepino.

Um fato curioso é que, além de ser um sushi vegano, seu nome é inspirado no Kappa, ser mitológico do folclore japonês, que tem como comida preferida o pepino.

 

Shakemaki

Conhecendo a Culinária Típica Japonesa

Hossomaki feito de salmão. É o rolo mais fininho com alga aparente. Quando o recheio é de salmão, ele se chama “Sakemaki” ou “Shakemaki“. A palavra “Sake”, da mesma pronúncia da palavra saquê de beber, significa “Salmão” em japonês. Culinária Típica Japonesa.

Uramaki

Conhecendo a Culinária Típica Japonesa

Hossomaki que nesse caso a alga fica do lado de dentro, firmando o arroz ao lado de fora e normalmente vem com gergelim, que além de tornar o prato mais bonito dá um sabor especial.

O termo “uramaki”, assim como o termo “makizushi”, é uma nomenclatura geral utilizada para designar todo tipo de sushi que possui uma folha de nori enrolada.

Assim, de primeira, parece um sushi como os outros. No entanto, possui uma característica peculiar. Diferentemente dos outros tipos de sushi, ele tem a tira de nori na parte de dentro, envolvendo diretamente o recheio.

Devido a essa particularidade, há quem diga que o uramaki é um sushi virado do avesso.

 

Califórnia

Conhecendo a Culinária Típica Japonesa

É um Hossomaki na versão americanizada de uramaki, boa opção para quem não gosta de peixe cru pois vem com kani, pepino e manga (ou abacate). Algumas vezes o sushiman inclui maionese, outras vezes cream cheese.

 

Djou

Conhecendo a Culinária Típica Japonesa

Salmão picado ou geleia com cebolinha, e enrolado com salmão. Conhecendo a Culinária Típica Japonesa.

 

Tempurá

Conhecendo a Culinária Típica Japonesa

Empanado de camarão e também empanado de legumes. Clássico da culinária japonesa. Consiste em pedaços fritos de vegetais ou mariscos envoltos num polme fino, é um prato frito.

 

Arroz Shari

Conhecendo a Culinária Típica Japonesa

Arroz utilizado nos pratos da culinária japonesa, diferente do comum e com mais liga entre os grãos o que dá a consistência própria para se fazer pratos.

O shari é preparado a partir do gohan (arroz japonês). Ele é o ingrediente principal para fazer todos os tipos de sushi, nigiri e makimono.

 

Nori

Conhecendo a Culinária Típica Japonesa

Alga marinha usada em diversos pratos. Culinária Típica Japonesa.

 

Gengibre

É bom comer o gengibre entre um tipo de peixe e outro para neutralizar o paladar e assim poder saborear melhor cada um.

 

Gergelim

Muito usado no uramaki e no salmão skin, entre outros. O gergelim são essas sementinhas que estão espalhadas sobre o arroz trazendo beleza e tempero ao prato.

 

Nabo

Conhecendo a Culinária Típica Japonesa

Tem muitas utilidades, serve para enfeitar os pratos, pode ser também um petisco saboreado com molho shoyo e serve como um digestivo, ótimo para tirar mancha de shoyo da roupa ou da toalha de mesa.

“A higiene do local e do sushiman precisa estar adequada, bem como o armazenamento, pois esses alimentos são altamente perecíveis”.

Veja também:

4.7/5 - (11 votos)
Conhecendo a Culinária Típica Japonesa, veja as 23 dicas | Receitas e Dicas do Chef
Conhecendo a Culinaria Tipica Japonesa

Conhecendo a Culinária Típica Japonesa. A culinária japonesa foi inevitavelmente constituída devido a influência geográfica do país. O Japão é uma nação

Ingredientes da receita:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo