Como Preparar um Delicioso Churrasco! Confira as 8 dicas
Como Preparar um Gostoso Churrasco. Férias, verão, piscina e nada mais gostoso que juntar uns amigos e preparar um? Churrasco, claro!
A loira gelada também está convidada e a picanha é a protagonista deste ritual das cavernas (como disse Rubem Alves, famoso escritor, os homens liberam seu lado troglodita quando fazem churrasco).
Como Preparar um Delicioso Churrasco! Veja as 8 dicas
Eu adoro churrasco porque, claro, quem vai para a churrasqueira são os homens. Os acompanhamentos ficam por conta das mulheres. Saladas, vinagrete, petiscos, enfim, há mil opções de entradas.
Às vezes um arroz branco e uma farofa de mandioca, ou até um simples e gostoso pão francês para se comer com uma linguiça e vinagrete.
O churrasco não pode ser rápido, tem que ser aos poucos, regado a muita conversa, risada, cerveja e aos poucos vamos nos servindo do que nos aprouver.
Vá com calma, mas coma sem culpa. Afinal, temos a tarde inteira!
A peça de picanha deve não ultrapassar 1,3 kg, são mais novinhas e mais macias. Gosto mais da picanha não maturada de um frigorífico de boa procedência.
Tem o sabor mais natural.
Tempero: sou tradicionalista: sal grosso, depois é selada na churrasqueira, bate-se o sal, corta em pedaços grossos que voltam à churrasqueira por mais um pouco de tempo.
Aí se faz ao gosto do freguês: sangrando, malpassada, ao ponto, bem passada, torrada (ai, que sacrilégio, mas tem gente que gosta) e nem preciso dizer, né.
Vai de carona na brasa, linguiças, queijinhos de coalho, etc… e outros cortes também, como maminha, alcatra, fraldinha, T-bones e outros que podem ser para o próximo. Vamos marcar um?
Veja Como Preparar Um Gostoso Churrasco
A picanha é um corte tradicional de churrasco. É facilmente reconhecível por seu formato triangular e capa de gordura que a cobre por inteiro, e que não deve ser retirada para assar, pois alterará seu sabor e suculência.
É uma carne que varia entre 1kg e 1,3kg. Se alguém tentar lhe vender uma picanha que tenha mais de 1,3 kg, mande-o catar coquinhos na ladeira.
Normalmente estas peças maiores incluem um pedaço de coxão duro (que você paga por picanha).
Se já comprou, repare que na parte de baixo ainda deve ter pedaços com nervos ou pele prateada, retire-os antes de temperar e levar ao fogo.
Limpe a picanha retirando nervos e a pele prateada, mantenha a capa de gordura, corte em bifes de 5 a 8 cm de espessura, mantendo a capa de gordura em uma das bordas.
Salpique sal grosso e cubra com um pano limpo. Quando o carvão estiver em brasa, coloque os bifes sobre a grelha, virando para manter a coloração uniforme.
Observe a capa de gordura, quando a gordura perder as forma reta do corte e começar a derreter, com auxílio de uma pinça longa bata a carne na grelha para eliminar o excesso de sal.
Escolha o lado mais claro e cubra com duas ou três fatias de queijo provolone.
Quando o queijo começar a derreter sirva no prato com um pãozinho (sem salada, arroz, etc.. somente a picanha e o pão) saboreie com uma cerveja gelada, ahhh tô com água na boca…
Veja essas dicas para não errar nas carnes para churrasco!
A churrasqueira já está pronta para o verão? Nada mais gostoso do que aproveitar os dias de calor ao ar livre na tranquilidade de casa com aquele aroma especial da gordura na brasa.
Mas vamos ser sinceros, não é todo mundo que acerta na hora de escolher a carne para churrasco.
A questão é, não basta acender o fogo e ficar com água na boca se a carne para churrasco não for boa. Ela também tem seus segredos, afinal é preciso que esteja fresquinha, macia, saborosa e suculenta.
E quem gosta sabe que um bom churrasco é um verdadeiro ritual, devidamente apreciado com toda pompa e circunstância que a ocasião merece.
É a reunião dos amigos, o clima de alegria e descontração, o orgulho das facas tinindo e a cerveja bem gelada dando aquela força no calor.
Então é hora de ficar ligado nessas 5 dicas para escolher a carne para churrasco e fazer bonito com os amigos!
Carne para churrasco tem que estar fresca e macia
É logo na chegada no açougue que se começa a colocar a mão na massa, ou melhor, na carne para churrasco. O visual é importante: ela deve estar com coloração vermelho/cereja vivo e a gordura bem branquinha.
Cor escura e gordura amarelada é sinal de animal velho e carne dura e sem sabor.
Mas não dá para ficar só olhando. Coloque uma luva descartável e faça uma pequena depressão com o dedo. Ela deve demorar para voltar ao normal se estiver fresquinha. Caso contrário a carne já está passada.
Picanha não deve passar de 1,3 Kg
Esse é outro ponto importante: se a carne para churrasco escolhida for picanha, a peça precisa ser pequena, de no máximo 1,3 Kg. Mais do que isso, você já estará levando parte do coxão duro, que não é legal para o churrasco.
Então prefira comprar várias peças pequenas do que uma grande. Assim também fica mais fácil de guardar no freezer e ir tirando aos poucos, conforme for usando.
Saiba calcular a quantidade
Quase sempre você acaba saindo do açougue com uma quantidade maior do que a necessária. Quem quer evitar o desperdício ou não quer que sobre para outra farra, deve ficar atento ao cálculo da carne para churrasco.
Para não faltar, nem ser um exagero, calcule 500g por adultos e 300g por criança e adolescente.
Preste atenção:
Para os cortes com osso, como frango ou costela o cálculo deve ser em dobro. Em compensação, se houver vários acompanhamentos é possível reduzir em cerca de 20% esse cálculo.
Veja como conservar a carne para churrasco
Não basta escolher e higienizar, é preciso conservar a carne para churrasco. Ela pode ficar até 72 horas na geladeira, mais que isso é complicado.
Então se o churrasco está marcado para mais de três dias, já pode levar direto para o freezer. Depois ela deve ser descongelada na geladeira e só retirada minutos antes de ir para o fogo.
Vá além da Picanha
Ela é a rainha das carnes para churrasco, a preferida de todos. Mas um bom churrasco deve oferecer também outras opções, afinal o rodízio de sabores é uma das coisas mais gostosas da ocasião.
Veja algumas opções para ir além da picanha:
Costela
– O sabor é único depois de assada, mas ela deve ser selada antes de ir para a churrasqueira.
Para ficar suculenta e macia, basta deixá-la próxima ao fogo durante alguns minutos, girando até o tom avermelhado desapareça. Depois disso, aqueça novamente, assando até o ponto que quiser.
Fraldinha
– Muito apreciada por ser uma carne leve e com pouca gordura, a fraldinha tem fibras bem longas que a deixam bem macia. Fica uma delícia com molho de salsa e pão de alho e é ideal para a galera fitness.
Cupim
– Esse é o extremo oposto da fraldinha, sendo bastante gordurosa, mas com um sabor incrível. Mas planeje com antecedência, porque ela demora um bocado para ficar no ponto.
Miolo da alcatra
– Muito saborosa, tem menos gordura que a picanha, sendo mais saudável, mas igualmente macia.
Maminha
– Tem grande concentração de gordura, o que também faz com que fique macia e suculenta. A dica é cortar em tiras no sentido contrário ao das fibras para que fique ainda mais macia.
Contrafilé
– Ideal para quem gosta de carne bem mal passada, sangrando. É quando tem seu sabor e maciez ainda mais acentuado. Basta colocar sal grosso na hora de levar a carne para a grelha.
Acompanhamentos dão um toque especial ao churrasco
Por melhor que seja a carne para churrasco, não tem jeito: sem bons acompanhamentos parte da graça vai embora.
Entre as tradicionais e inovadoras, todas estão valendo, então enquanto a churrasqueira faz fumaça, a cozinha deve estar solta a imaginação.
Entre os acompanhamentos já consagrados, não podem faltar uma boa farofa e uma salada verde para contrabalançar a gordura.
Para começar a abrir os trabalhos, a dica é investir em um torresminho pururuca ou uma bela pancetta.
Também não custa nada diversificar o cardápio para quem é vegano, afinal uma churrasqueira deve ser um lugar de paz e alegria.
Então uns legumes bem temperados podem dividir a grelha com a carne para churrasco, como batata, batata doce, berinjela, abobrinha, cebola e o famoso milho, que fica uma delícia.
E então, pronto para fazer fumaça na sua churrasqueira?
Capriche nas carnes para churrasco e na decoração e que comecem as comemorações nos fins de semana!
Compre seu Kit Churrasqueira aqui:
Depois de ler esta receita aproveite para ler também:
- Veja os 8 Tipos de Arroz! Você Conhece qual a Diferença entre eles?
- 9 Dicas de Como Temperar Frango: Aprenda a deixar a carne ainda mais suculenta
Como Preparar um Delicioso Churrasco! Confira as 8 dicas | Receitas e Dicas do Chef
Como Preparar Um Gostoso Churrasco Férias, verão, piscina e nada mais gostoso que juntar uns amigos e preparar um? Churrasco, claro! A loira gelada também
Ingredientes da receita: