Kefir de Água ou Kefir de Leite? Saiba Qual a Diferença
Kefir de Água ou Kefir de Leite? Saiba Qual a Diferença
Existem dois tipos de grãos de kefir: kefir de leite e Kefir de água.
Grãos de Kefir de ÁGUA são estruturas translúcidas e gelatinosas compostas por uma colônia de bactérias e leveduras, infundidas com polissacarídeos, produzindo um aglomerado semelhante a um cristal.
Esses grãos são usados para fazer uma bebida rica em probióticos, que pode ser processada de várias maneiras e com diferentes sabores.
Kefir de Água ou Kefir de Leite? Saiba Qual a Diferença
Tanto o kefir de água quanto o de leite são bebidas fermentadas e ricas em nutrientes e probióticos, embora tenham diferentes tipos de bactérias e fungos benéficos.
O Kefir de água, por exemplo, possui mais abundância nas espécies de fungos (leveduras) Saccharomyces, levando a um alto teor de álcool no produto final. Essas leveduras enriquecem a bebida de vitaminas do Complexo B.
Os estudos existentes sugeriram bioatividades importantes associadas ao consumo de bebidas açucaradas de kefir, tais como atividades antimicrobiana, antiedematogênica (anti-inchaço), anti-inflamatória, antioxidante e cicatrizante. Pelo fato de o Kefir de leite ser mais antigo há muito mais estudos realizados com o Kefir de leite.
O Kefir de leite não possui lactose uma vez que as bactérias fermentam esse açúcar e transformam em ácido lático. Mas, por outro lado, tem caseína (proteína do leite), por isso o kefir de água é uma alternativa para pessoas alérgicas ao leite ou veganos.
Outra vantagem é que o Kefir de água é mais fácil para cultivar no dia a dia do que o do leite e possui menos calorias.
Há muitos vídeos no youtube mostrando as diferentes formas de preparo do kefir de água e leite.
As características benéficas do Kefir
Recente estudo (aceito para publicação) resume grandes benefícios do iogurte probiótico Kefir. O Kefir é um probiótico de excelente resistência gastrointestinal com mais de 50 tipos de bactérias, em especial bactérias do ácido lático e leveduras com muitos benefícios a saúde humana.
Inúmeros estudos relatam a importância do Kefir sobre a saúde intestinal, sobretudo por sua característica antimicrobiana, capaz de inibir o crescimento de bactérias patogênicas, e por sua capacidade colonizadora, aumentando as populações de bactérias como Lactobacillus, Lactococcus, e Bifidobacterium no intestino do hospedeiro.
Em animais, a ingestão de Kefir exerceu um papel preventivo na Obesidade e na Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA), isso porque, seu consumo foi capaz de aumentar as populações de Lactobacillus e Candida, responsáveis pela oxidação dos ácidos graxos nos tecidos adiposos e no fígado.
Característica benéfica do Kefir
Outra característica benéfica do Kefir é a sua capacidade de aumentar a produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) em seres humanos. Os AGCC são formados a partir da degradação bacteriana de carboidratos e proteínas, e estão relacionados com a manutenção da integridade intestinal.
O uso do Kefir também demonstrou ser efetivo na constipação intestinal, melhorando o aspecto das fezes e a frequência evacuatória, e na melhora do perfil lipídico em mulheres com sobrepeso na redução da ansiedade e depressão.
Embora estudos emergentes tenham demonstrado que os benefícios do Kefir estão amplamente relacionados à modulação da microbiota intestinal, estudos futuros ainda são necessários para elucidar o mecanismo sistemático subjacente aos benefícios do Kefir na saúde.
Ana Paula Pujol www.institutoanapaulapujol.com.br
Veja também: