Conheça os 13 Tipos de Farinha que Podem Substituir a de Trigo
Sumário do Conteúdo
Conheça os 13 Tipos de Farinha. Experimente algo novo para dar à sua cozinha um toque mais original! Continue a ler para descobrir tudo o que precisa saber sobre as farinhas alternativas mais atraentes para os seus pratos.
É certo que muitos de nós adoramos os alimentos tradicionais de origem portuguesa, mas o nosso desejo de conhecer novos sabores é constante. Por isso, decidimos dar-lhe algumas dicas para explorar os novos ingredientes de farinha e criar suas próprias receitas.
A diversidade é tão grande que o consumidor fica sem saber qual a mais indicada para variar o sabor de pães, bolos, biscoitos e afins.
Os novos tipos de farinha atendem tanto quem é intolerante ao glúten — proteína existente em alguns cereais — quanto aos que desejam apenas enriquecer o cardápio.
Conheça os 13 Tipos de Farinha que Podem Substituir a de Trigo
Para ajudá-lo a fazer a melhor escolha, elaboramos um guia com dez produtos disponíveis no Brasil. Cada um oferece vantagens e limitações. Agora é só experimentar pra ver.
Venha conhecer os 13 tipos de farinha alternativas para todos os paladares!
1 – Farinha de Chia
As pequenas sementes que compõem essa farinha são velhas conhecidas de vegetarianos e veganos por suas qualidades nutricionais e por substituírem o ovo em diversas receitas — mesmo papel da linhaça. “Ela auxilia no funcionamento intestinal, na saúde do coração e no controle de peso”.
Esses benefícios são resultado de nutrientes antioxidantes, fósforo, magnésio, potássio e vitaminas. É ideal para preparar pães, bolos, tortas e servir sobre saladas e em vitaminas.
2 – Farinha de Arroz
Quem não pode consumir glúten a elege como a substituta ideal pelo preço acessível e por ser encontrada com facilidade. É vendida nas versões branca ou integral.
“Fonte de energia e fibras, essa farinha auxilia o funcionamento do intestino e contribui para a saúde do coração”. Ela possui ainda baixo índice glicêmico, minerais (magnésio, manganês e fósforo) e vitaminas do complexo B.
3 – Farinha de Amêndoa
A farinha de amêndoas é muito benéfica para o corpo. Está repleta de ácidos graxos insaturados, cálcio, fibra, vitaminas e minerais. Tem um sabor levemente aveludado e doce e é excelente para confecção de bolos, muffins, panquecas e biscoitos.
Sua marca registrada é a presença de vitamina E, um antioxidante de respeito que evita danos às células do organismo.
Essa farinha pode ser usada em biscoitos, muffins, bolos, cupcakes e até para empanar alimentos, em substituição à farinha de rosca.
Uma dica importante, é armazená-la com cuidado. Se o recipiente não estiver bem fechado, a farinha vai oxidar e adquirir um sabor rançoso.
4 – Farinha de Aveia
É considerada uma das melhores farinhas, pois é incrivelmente nutritiva, contendo uma grande quantidade de vitaminas, minerais e ácidos graxos saudáveis.
Passeias aveia é um excelente ingrediente para as suas produções culinárias, pois tem pouco sabor e pode servir como farinha para pratos salgados e doces.
É das mais versáteis e saudáveis do mercado. Possui um tipo de fibra solúvel, a betaglucana, que retém água e forma um gel no aparelho digestivo, aumentando a saciedade. Aliás, são essas mesmas moléculas que ajudam a capturar o colesterol no sangue.
Biscoitos, panquecas, mingaus, bolos e massas de tortas salgadas estão entre os preparos que podem incluir a farinha de aveia. Alerta para com o cuidado que devemos ter com outros ingredientes adicionados às receitas.
No Brasil, já existe uma marca que comercializa a versão sem glúten do produto. Sim, embora a aveia não contenha essa proteína dentro de si, ela é comumente processada, armazenada e transportada junto com o trigo. Assim, resquícios de glúten podem ir para dentro do pacote.
5 – Farinha de Quinoa
A farinha de quinoa é uma ótima opção para as pessoas vegetarianas ou veganas, pois contêm ferro, cálcio, proteínas e aminoácidos essenciais que fazem dela um ingrediente de primeira linha nas receitas de alimentos.
Tem um sabor levemente adocicado e pode ser usada para preparar bolos, bolachas e panquecas.
O alto teor de proteínas da quinoa a torna uma alternativa para alimentos de origem animal. É um grão completo, com fibras, vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais, como o triptofano.
O tal triptofano é responsável pela diminuição da vontade de atacar comidas calóricas, além de melhorar o humor, controlar o peso e reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas. Fica excelente em massas de tortas salgadas.
6 – Farinha de Berinjela
Rica em pectina — uma fibra solúvel presente na parede celular das plantas —, ela promove a sensação de saciedade. Como se fosse pouco, a farinha contribui no controle da glicemia do colesterol ruim.
Esse produto cai bem em tortas salgadas. Contudo, há quem se aventure a fazer vitaminas com ela.
7 – Farinha de Trigo Sarraceno
A farinha de trigo sarraceno é extremamente nutritiva. É muito baixa em glúten e é rica em proteínas, ferro, vitaminas e minerais essenciais.
Por ter um sabor levemente amargo, é melhor usá-la para fazer biscoitos, pão e bolachas salgadas, embora também possa incluir-se numa farinha mista para bolos doces.
8 – Farinha de Coco
A farinha de coco é conhecida por seus milhares de funções na cozinha. É uma fonte de ácidos graxos saudáveis e contém muita fibra. Pode ser usada para preparar pastelaria e tortas, mas também é ótima como ingrediente para receitas salgadas.
9 – Farinha de Arroz-selvagem
Esta farinha provém da mesma semente que o arroz branco, no entanto é mais rica em sais minerais, como cálcio, fósforo e magnésio. Ela tem um sabor levemente salgado e é ideal para confeccionar panquecas, tortas, muffins e biscoitos.
10 – Amido de Milho ou Maizena
O protoformo da farinha de milho, antes de ser moída. Tem um sabor mais suave do que a farinha de milho, e é ideal para fazer pratos como tortillas mexicanas e até alguns doces.
11 – Farinha de Linhaça
Até por ofertar fibras e gorduras saudáveis, seu consumo frequente ajuda a reduzir peso. Pois é: essas substâncias estimulam a saciedade.
A farinha de linhaça dourada, aliás, também é cheia de ômega-3. “Ela carrega ácido alfa linolênico, que controla os níveis de colesterol e diminui os processos inflamatórios”, acrescenta Elaine.
Teste a farinha de linhaça para preparar bolos, sobretudo nas receitas veganas. Ou a acrescente em receita de tortas ou nas saladas.
12 – Farinha de Maca Peruana
Mais conhecida no universo fitness, essa farinha está ganhando espaço entre nutricionistas por suas doses fartas de fibras, vitaminas, zinco, cálcio e ferro.
Ajuda a modular os hormônios. A farinha, feita com uma planta que lembra o rabanete, carrega carboidratos, garantindo o pique e a energia de quem se exercita regularmente. É deliciosa em vitaminas.
13 – Farinha de Grão-de-bico
Uma ótima opção para incluir proteínas na alimentação. Como ainda concentra fibras e vitaminas aos montes, é considerada uma das mais nutritivas.
Essa farinha é a que melhor se adapta aos preparos que tradicionalmente usam farinha de trigo.
Nem toda farinha pode substituir a de trigo sem adaptações na receita. A que oferece os resultados mais próximos aos obtidos com o glúten é realmente a de grão-de-bico, principalmente em pães.
É farelo ou farinha?
O farelo é obtido da parte externa do grão, a casca. Já as farinhas vêm da parte interna (quando refinada) ou, no caso das integrais, das partes interna e externa.
O farelo e a farinha integral são mais nutritivos por usarem partes do grão ricas em fibras.
Como usar os Tipos de Farinha?
Experimente nos preparos de pães, quiches, bolos, mingaus, pudins e vitaminas.
Uma pesquisa recente, conduzida pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sugere que o arroz concentra metais tóxicos, como arsênio e mercúrio (usados nos fertilizantes). Pelo sim, pelo não, convém não exagerar.
Veja também:
- 5 Dicas para Cuidar da Alimentação nesse Fim de Ano e curtir as festas à vontade
- Shots Matinais: Conheça os Benefícios e veja quais incluir no café da manhã
Conheça os 13 Tipos de Farinha que Podem Substituir a de Trigo | Receitas e Dicas do Chef
Conheça os 13 Tipos de Farinha. Experimente algo novo para dar à sua cozinha um toque mais original! Continue a ler para descobrir t
Palavras-chave: Tipos de Farinha
Ingredientes da receita: