Dicas de Nutrição

Conheça os 13 Tipos de Farinha que Podem Substituir a de Trigo

Conheça os 13 Tipos de Farinha. Experimente algo novo para dar à sua cozinha um toque mais original! Continue a ler para descobrir tudo o que precisa saber sobre as farinhas alternativas mais atraentes para os seus pratos.

É certo que muitos de nós adoramos os alimentos tradicionais de origem portuguesa, mas o nosso desejo de conhecer novos sabores é constante. Por isso, decidimos dar-lhe algumas dicas para explorar os novos ingredientes de farinha e criar suas próprias receitas.

A diversidade é tão grande que o consumidor fica sem saber qual a mais indicada para variar o sabor de pães, bolos, biscoitos e afins.

Os novos tipos de farinha atendem tanto quem é intolerante ao glúten — proteína existente em alguns cereais — quanto aos que desejam apenas enriquecer o cardápio.

Conheça os 13 Tipos de Farinha que Podem Substituir a de Trigo

Para ajudá-lo a fazer a melhor escolha, elaboramos um guia com dez produtos disponíveis no Brasil. Cada um oferece vantagens e limitações. Agora é só experimentar pra ver.

Venha conhecer os 13 tipos de farinha alternativas para todos os paladares!

1 – Farinha de Chia

As pequenas sementes que compõem essa farinha são velhas conhecidas de vegetarianos e veganos por suas qualidades nutricionais e por substituírem o ovo em diversas receitas — mesmo papel da linhaça. “Ela auxilia no funcionamento intestinal, na saúde do coração e no controle de peso”.

Esses benefícios são resultado de nutrientes antioxidantes, fósforo, magnésio, potássio e vitaminas. É ideal para preparar pães, bolos, tortas e servir sobre saladas e em vitaminas.

2 – Farinha de Arroz

Quem não pode consumir glúten a elege como a substituta ideal pelo preço acessível e por ser encontrada com facilidade. É vendida nas versões branca ou integral.

“Fonte de energia e fibras, essa farinha auxilia o funcionamento do intestino e contribui para a saúde do coração”. Ela possui ainda baixo índice glicêmico, minerais (magnésio, manganês e fósforo) e vitaminas do complexo B.

3 – Farinha de Amêndoa

A farinha de amêndoas é muito benéfica para o corpo. Está repleta de ácidos graxos insaturados, cálcio, fibra, vitaminas e minerais. Tem um sabor levemente aveludado e doce e é excelente para confecção de bolos, muffins, panquecas e biscoitos.

Sua marca registrada é a presença de vitamina E, um antioxidante de respeito que evita danos às células do organismo.

Essa farinha pode ser usada em biscoitos, muffins, bolos, cupcakes e até para empanar alimentos, em substituição à farinha de rosca.

Uma dica importante, é armazená-la com cuidado. Se o recipiente não estiver bem fechado, a farinha vai oxidar e adquirir um sabor rançoso.

4 – Farinha de Aveia

É considerada uma das melhores farinhas, pois é incrivelmente nutritiva, contendo uma grande quantidade de vitaminas, minerais e ácidos graxos saudáveis.

Passeias aveia é um excelente ingrediente para as suas produções culinárias, pois tem pouco sabor e pode servir como farinha para pratos salgados e doces.

É das mais versáteis e saudáveis do mercado. Possui um tipo de fibra solúvel, a betaglucana, que retém água e forma um gel no aparelho digestivo, aumentando a saciedade. Aliás, são essas mesmas moléculas que ajudam a capturar o colesterol no sangue.

Biscoitos, panquecas, mingaus, bolos e massas de tortas salgadas estão entre os preparos que podem incluir a farinha de aveia. Alerta para com o cuidado que devemos ter com outros ingredientes adicionados às receitas.

No Brasil, já existe uma marca que comercializa a versão sem glúten do produto. Sim, embora a aveia não contenha essa proteína dentro de si, ela é comumente processada, armazenada e transportada junto com o trigo. Assim, resquícios de glúten podem ir para dentro do pacote.

5 – Farinha de Quinoa

Conheça os 13 Tipos de Farinha

A farinha de quinoa é uma ótima opção para as pessoas vegetarianas ou veganas, pois contêm ferro, cálcio, proteínas e aminoácidos essenciais que fazem dela um ingrediente de primeira linha nas receitas de alimentos.

Tem um sabor levemente adocicado e pode ser usada para preparar bolos, bolachas e panquecas.

O alto teor de proteínas da quinoa a torna uma alternativa para alimentos de origem animal. É um grão completo, com fibras, vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais, como o triptofano.

O tal triptofano é responsável pela diminuição da vontade de atacar comidas calóricas, além de melhorar o humor, controlar o peso e reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas. Fica excelente em massas de tortas salgadas.

6 – Farinha de Berinjela

Rica em pectina — uma fibra solúvel presente na parede celular das plantas —, ela promove a sensação de saciedade. Como se fosse pouco, a farinha contribui no controle da glicemia do colesterol ruim.

Esse produto cai bem em tortas salgadas. Contudo, há quem se aventure a fazer vitaminas com ela.

7 – Farinha de Trigo Sarraceno

Conheça os 13 Tipos de Farinha

A farinha de trigo sarraceno é extremamente nutritiva. É muito baixa em glúten e é rica em proteínas, ferro, vitaminas e minerais essenciais.

Por ter um sabor levemente amargo, é melhor usá-la para fazer biscoitos, pão e bolachas salgadas, embora também possa incluir-se numa farinha mista para bolos doces.

8 – Farinha de Coco

A farinha de coco é conhecida por seus milhares de funções na cozinha. É uma fonte de ácidos graxos saudáveis e contém muita fibra. Pode ser usada para preparar pastelaria e tortas, mas também é ótima como ingrediente para receitas salgadas.

9 – Farinha de Arroz-selvagem

Esta farinha provém da mesma semente que o arroz branco, no entanto é mais rica em sais minerais, como cálcio, fósforo e magnésio. Ela tem um sabor levemente salgado e é ideal para confeccionar panquecas, tortas, muffins e biscoitos.

10 – Amido de Milho ou Maizena

O protoformo da farinha de milho, antes de ser moída. Tem um sabor mais suave do que a farinha de milho, e é ideal para fazer pratos como tortillas mexicanas e até alguns doces.

11 – Farinha de Linhaça

Até por ofertar fibras e gorduras saudáveis, seu consumo frequente ajuda a reduzir peso. Pois é: essas substâncias estimulam a saciedade.

A farinha de linhaça dourada, aliás, também é cheia de ômega-3. “Ela carrega ácido alfa linolênico, que controla os níveis de colesterol e diminui os processos inflamatórios”, acrescenta Elaine.

Teste a farinha de linhaça para preparar bolos, sobretudo nas receitas veganas. Ou a acrescente em receita de tortas ou nas saladas.

12 – Farinha de Maca Peruana

Conheça os 13 Tipos de Farinha

Mais conhecida no universo fitness, essa farinha está ganhando espaço entre nutricionistas por suas doses fartas de fibras, vitaminas, zinco, cálcio e ferro.

Ajuda a modular os hormônios. A farinha, feita com uma planta que lembra o rabanete, carrega carboidratos, garantindo o pique e a energia de quem se exercita regularmente. É deliciosa em vitaminas.

13 – Farinha de Grão-de-bico

Uma ótima opção para incluir proteínas na alimentação. Como ainda concentra fibras e vitaminas aos montes, é considerada uma das mais nutritivas.

Essa farinha é a que melhor se adapta aos preparos que tradicionalmente usam farinha de trigo.

Nem toda farinha pode substituir a de trigo sem adaptações na receita. A que oferece os resultados mais próximos aos obtidos com o glúten é realmente a de grão-de-bico, principalmente em pães.

É farelo ou farinha?

O farelo é obtido da parte externa do grão, a casca. Já as farinhas vêm da parte interna (quando refinada) ou, no caso das integrais, das partes interna e externa.

O farelo e a farinha integral são mais nutritivos por usarem partes do grão ricas em fibras.

Como usar os Tipos de Farinha?

Experimente nos preparos de pães, quiches, bolos, mingaus, pudins e vitaminas.
Uma pesquisa recente, conduzida pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sugere que o arroz concentra metais tóxicos, como arsênio e mercúrio (usados nos fertilizantes). Pelo sim, pelo não, convém não exagerar.

Veja também:

5/5 - (6 votos)
Conheça os 13 Tipos de Farinha que Podem Substituir a de Trigo | Receitas e Dicas do Chef
Conheca os 13 Tipos de Farinha

Conheça os 13 Tipos de Farinha. Experimente algo novo para dar à sua cozinha um toque mais original! Continue a ler para descobrir t

Palavras-chave: Tipos de Farinha

Ingredientes da receita:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo