Faça sua própria Horta em Casa: 7 dicas desde a semeadura até a colheita
Iniciando sua própria horta em casa: 7 dicas desde a semeadura até a colheita. Cuidar da sua própria horta é certamente um dos passatempos mais relaxantes e satisfatórios, cuidando dia após dia e acompanhando ao longo do ciclo das estações.
Com um pouco de esforço, qualquer um pode fazer isso. Você só precisa tomar algumas precauções simples, especialmente se for sua primeira tentativa – e o seu dia chegou, agora é o momento perfeito para deixar seus dedos verdes!
Crie sua própria horta em casa: 7 dicas desde a semeadura até a colheita
1 – Localização
A primeira coisa que você deve fazer é olhar ao redor naturalmente e pensar onde você quer colocar suas plantas. Você tem seu próprio jardim ou apenas um terraço? O local é ensolarado? Protegido? Como está o solo?
2 – O solo
Uma vez que você tenha determinado onde será a sua horta, você tem que começar do zero. Se você já tem terra para plantar suas sementes, você precisa avaliar a qualidade delas.
Se for muito argiloso e duro, pode precisar ser solto com esterco fresco. Ou pode precisar ser substituído ou complementado com boa terra de jardim, que você provavelmente terá que comprar.
O esterco fresco também é uma boa solução para solos muito soltos e arenosos. O segredo, como sempre quando se trata de agricultura lenta, é a paciência.
Perseverando com remédios e experiências sem exagerar, e adicionando fertilizante orgânico e adubo (talvez com a ajuda de alguns vermes do seu próprio recipiente de adubo em casa!
3 – Sementes e posicionamento
Quando você estiver pronto para começar a fazer sua horta em casa, você pode decidir comprar mudas ou usar sementes, o que vai demorar um pouco mais.
Entretanto, transplantar uma muda de um vaso nem sempre é fácil. É aconselhável regar o solo, cavar um pequeno buraco e tratar a planta com muito cuidado, tomando cuidado para que as raízes não fiquem muito enredadas no vaso e que o solo ao redor seja bem compactado.
O transplante deve ser feito de manhã cedo ou à noite, para não colocar muita tensão na planta. Se você decidir começar com sementes em vez disso, é uma boa ideia não plantar muito fundo, mas cobri-las com uma fina camada protetora de solo para que elas possam facilmente alcançar a superfície.
Certifique-se de deixar espaço suficiente entre as plantas para que mesmo os mais tímidos ainda possam ter sol e ar suficientes.
Uma dica importante, que também é importante quando se planta na varanda: como na rotação de culturas no campo, as plantas devem ser colocadas em uma posição diferente a cada ano para evitar o desenvolvimento de doenças.
E como um bônus adicional, sua horta em casa terá um novo visual a cada estação!
4 – Seleção de plantas
É melhor escolher espécies nativas de origem local que se desenvolveram e diversificaram, adaptando-se ao clima e tipo de solo de sua região.
Se você está criando uma horta em casa, em um terraço, você também pode querer escolher plantas que tenham bom aspecto.
Se o clima permitir, o tomate cereja é uma boa escolha, e também pode ser usado na cozinha no último minuto, como lanche com bebidas, como acompanhamento de uma pizza mussarela de búfala ou como respingo de cor em uma salada.
Sem contar as ervas aromáticas como manjericão, alecrim e hortelã, que são úteis na cozinha e também cheiram deliciosamente.
5 – Água
Tome cuidado para não desperdiçar água ao regar. Mesmo que o seu jardim sozinho não esgote os recursos hídricos, o uso sustentável e consciente de cada indivíduo pode fazer uma verdadeira diferença.
Truques simples podem ajudar, como coletar água da chuva e limitar a evaporação através do uso da cobertura morta, o que também impede o crescimento de ervas daninhas.
A água utilizada nunca deve ser muito fria, a irrigação deve ser feita à noite ou de manhã cedo, e deve-se tomar cuidado para não regar as folhas.
Pesquise as dicas para diferentes plantas, pois todas elas têm necessidades diferentes.
6 – Ferramentas
Você não precisa de muitas ferramentas para manter seu jardim, mas elas devem ser cuidadosamente mantidas e usadas com cuidado.
Se você tem um jardim em sua varanda, talvez não precise mais do que uma colher de pedreiro para mover as plantas, um pequeno garfo para mover o solo e arejar, uma tesoura de jardinagem, uma cobertura, um regador e um barbante!
7 – Colheita
Quando as plantas finalmente dão seus tão aguardados frutos, é hora de colher. Mas não se deixe levar pelo entusiasmo e não se arrisque a arruinar todos os seus cuidados e atenção anteriores.
Não puxar as plantas como um todo, mas apenas tirar algumas folhas ou frutos de cada vez para prolongar sua vida e produtividade.
Então, o que você está esperando para começar sua horta em casa?
Você só pode aprender fazendo isso – então mergulhe de cabeça primeiro, e boa sorte!
Veja também: