Dicas de Cozinha

5 Dicas de Como Preparar e Conservar Molhos Caseiros

 

5 Dicas de Como Preparar e Conservar Molhos Caseiros. Os molhos transformam as massas em pratos únicos. Alguns, como  é o caso do famoso “Ao Sugo”, entram em cardápios do mundo inteiro, O segredo de um bom molho é a sua consistência.

O tempero também e fundamental. Os molhos prontos, que só precisam ser aquecidos por alguns minutos antes de ser consumidos, facilitam ainda mais o preparo dos pratos.

Como Preparar e Conservar Molhos Caseiros

Preparo & Conservação

Ingredientes Variados

Embora sempre haja espaço para os molhos tradicionais na culinária, vários ingredientes passaram a ser usados para incrementar ainda mais as receitas de massa. Entre eles, o funji (uma espécie de cogumelo), os pimentões, as berinjelas, as nozes, os pinoles, o atum, e vários frutos do mar.

Molho Para congelar:

Os tomates não podem ser congelados inteiros, apenas na forma de molho. Uma boa ideia é batê-los no liquidificador, com ou sem casca, cozinhar por cerca de 10 minutos e temperar com um pouco de sal e açúcar.

Toque especial para os molhos:

Às vezes, a pressa impede a preparação de molhos caseiros. Nessas horas, o melhor é recorrer às opções encontradas prontas em latas, vidros ou caixinhas. Nada impede, porém, que você de um toque de criatividade e sabor, acrescentando-lhes ervas (manjericão, orégano, alecrim), condimentos (noz-moscada, pimenta do reino, cominho) e outros ingredientes, como cogumelos, ervilhas, alcaparras, pedaços de bacon ou carne.

Tirando a Acidez:

Uma ótima dica para tirar a acidez dos molhos de tomate prontos – encontrados  na forma de polpas e compostos temperados – é adicionar-lhes uma colher de chá de açúcar. Comprove!

Tomate o Rei do Molho:

O tomate é, sem duvida, um dos principais ingredientes dos molhos que acompanham as massas. O mais curioso é que ele só passou a ser utilizado para esse fim no inicio do século XIX. Até então, era considerado uma planta, ornamental e, segundo uma lenda, possivelmente venenosa. Foram os italianos que o usaram pela primeira vez como alimento.

O molho de tomate, cozido com sal e folhas de manjericão, para acompanhar o macarrão, surgiu pelas mãos de vendedores de rua. A partir da segunda metade do século XIX, ele entraria, juntamente com o queijo, nos molhos de pizzas.

 

Queijo ralado:

Quase todas as massas ficam deliciosas quando se acrescenta queijo parmesão ralado sobre o molho. Ralar o queijo um pouco antes de servir é uma ótima opção! Já existem no mercado raladores específicos para esse fim, alguns até de formado arrendado, nos quais são colocados pequenos pedaços de queijo.

Como conservar molhos branco

Ao fazer o molho branco, evite a formação de bolinhas fazendo o seguinte: antes de acrescentar o leite, retire a panela do fogo, coloque a manteiga e a farinha e misture bem. Leve novamente ao fogo e acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre até engrossar.

Qual é o molho do cardápio?

Às vezes você fica em dúvida sobre os molhos que constam no cardápio dos restaurantes? Confira, a seguir, alguns nomes e a composição de cada um deles.

Carbonara:  Bacon, gema de ovo, parmesão, manteiga e pimenta do reino.

Alho e Óleo: Dentes de alho e óleo (ou azeite).

Quatro Queijos: Mussarela, requeijão, gorgonzola e parmesão.

Matriciana: Molho de polpa tomate, manjericão, azeitona e bacon.

Bolonhesa: Carne e molho de tomate.

Romanesca: Molho branco, presunto, ervilha e champignon.

Pesto: Manjericão, azeite, óleo e alho.

Napolitana: Molho de tomate e ervas finas.

Parisiense: Molho branco, presunto, ervilha e frango desfiado.

Putanesca: Aliche, tomate, ervas finas, alcaparras e azeitonas pretas.

Margherita: Tomate e manjericão.

Rosê: Molho branco e molho ao sugo.

Sugo: Molho de tomates e ervas.

Marinara: Lulas, camarões, mariscos, tomates frescos, alho e salsinha.

Burro: Manteiga. (A palavra burro em italiano significa manteiga)

5 Dicas de Como Preparar e Conservar Molhos

Veja também:

5/5 - (3 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo