Dicas de Cozinha

Nosso Dicionário de Temperos e especiarias, sabores que realçam

Nosso Dicionário de Temperos e Especiarias. Olá, amigos gourmet naturalmente quem gosta de cozinhar, também adora temperos e seus sabores que realçam e dá mais sabor as comidas, desde as mais sofisticadas até as mais simples do nosso dia a dia.

Portanto, divido com vocês esse ótimo dicionário de temperos e especiarias e para que servem.

Conheça Nosso Dicionário de Temperos e Especiarias

Açafrão

 

Dois tipos de temperos:

1) O bem nosso, o gengibre dourado – uma raiz de gosto forte, muito popular em Minas Gerais, usada depois de seca e moída; em São Paulo não é fácil encontrar em pó, mas vale a pena procurar; com açafrão o arroz e a galinha ficam não só uma delícia, como de um colorido lindo.

2) O outro tipo é ingrediente indispensável na “paella” (à espanhola), em risotos e sopas. Na Itália e França se usa muito também.

Trata-se do pólen de lírios, que tem de ser colhido à noite, antes que as abelhas e passarinhos levem embora. É um pozinho amarelo. Só a dificuldade de colher e a quantidade de flores para produzir já fazem dele o próprio requinte na cozinha.

Principais utilizações:

Sopa de peixe ou frango, na coloração do arroz e do risoto, Paella e Vitela, Bacalhau a espanhola e Bolos.

Aipo

 

Da mesma família que o salsão, só que mais graúdo, com o talo branco mais rijo e mais grosso. Ótimo nas saladas, canapés, ensopados. muito usadas na Europa e estados Unidos são as sementes, para temperar assados, sopas, picles e saladas.

Alcaparra

 

Uma florzinha de cujo botão se faz o tempero. Facilmente encontrada em vidro, conservada em sal e vinagre. Bom em saladas, pratos de carnes diversas, peixes e frutos do mar, molhos e pizzas. Indispensável para o “beef-tartar”.

Alecrim

 

Erva aromática do Mediterrâneo. Cultivado principalmente na Itália, Espanha e Grécia. Folhinha de perfume doce e fresco, que vai muito bem no preparo de carnes, ensopados (carneiro fica sensacional), aves, peixes, molhos, sopas (principalmente as ervilhas e de tartaruga), omeletes.

As folhinhas secas bem maceradas, passadas em carne de porco ou galinha, antes de assar, dão um toque especial. Um pouquinho também no nosso bolo de fubá, mas com calma que alecrim é forte. Usa-se também no preparo de frutos do mar.

Principais utilizações:

Berinjela, patês, coquetel de marisco, minestrone e sopa de tomate, Batatas, couve-flor ou tomates, omeletes, ovos recheados, cozido de carne, assado de porco, frango, Peixes grelhados e cozidos, marinadas, molho branco para legumes, molho à bolonhesa, vinha-d’alhos, Suco ou salada de frutas e biscoitos.

Alho Poró

 

(Poireau-Leek): Temperos dos mais saborosos, indicado para todos os pratos da cozinha, especialmente as sopas.

Alfavaca

 

Essa folhinha é o melhor tempero para peixes, carnes e aquele arroz que se cozinha com um tablete de caldo de carne. Duas folhinhas bastam.

É meio parente do manjericão, porém mais saborosa. Fácil de se ter em casa, plantada. Pode-se deixar secar as folhas e guardar em vidro.

Aniz Estrelado

 

Fruto em forma de estrela, originária da China. Quando seco é ligeiramente amargo e de aroma intenso, sendo utilizado em receitas típicas chinesas de carne, de porco e pato. Também utilizado para aromatizar bebidas.

Baunilha

 

Fruto de planta nativa da América Central e México. Hoje muito cultivada na Malásia. Entre os astecas era conhecida a bebida “xoco-late”, feita com cacau e baunilha. Suas lavas são utilizadas em pudins, fios de ovos, marron glacê, e em bebida com leite.

Principais utilizações:

(Em favas) bebidas com leite, milk shakes, chocolate quente, Massas, doces e recheios para pastéis, Recheio de queijo para pão, Pudins, marrom glacê e fios de ovos.

Camomila

 

Uma das mais populares ervas originárias da Europa, sendo fortemente aromática e de sabor intenso. Tradicionalmente utilizada com um eficaz chá calmante. O chá facilita também a digestão.

Cardamomo

 

Fruta ou semente da planta da família do gengibre; nativo da Índia, também cultivada na Guatemala e Ceilão. Para utilizá-la é necessário retirá-la da casa e amassá-la. Use-as nas sopas, no fígado, na carne de porco, nos picles e para aromatizar licores.

Muito usada, principalmente em molhos cremosos doces. A planta também e decorativa tem flor cor-de-rosa, muito bonita.

Principais utilizações:

(Retirar e amassar as sementes) Picles. Temperos para aromatizar licores, café, vinho quente, em sopa de frutas e massas, batata doce, feijão cozido, fígado e carne de porco, peixes, molho para churrasco, geleias, compotas, pães, doces, tortas, ponche e arroz-doce.

Canela

 

Planta originária do Ceilão, que foi introduzida na Europa pelos navegantes fenícios. Fornece sua casca, para ser comercializada em rama ou em pó para polvilhar bolos, biscoitos, bananas cozidas ou assadas, no arroz-doce e em rama no vinho quente e em compotas e caldas.

Principais utilizações:

(Em casca, em pó e com açúcar) chocolate quente, casca no quentão e vinho quente, Sopas de carne e canja, Batata doce e espinafre, cozidos, cobertura de presunto, bacon, carne assada, em casca no cozimento do frango, em casca no molhos para carnes e aves, em bolos, biscoitos, bananas cozidas, pudins, mingau.

Cebolinha

 

A irmã caçula de cebola; cresce no clima fresco do hemisfério norte. Diferindo dos seus irmãos, seu sabor é delicado e agradável.

Use em molhos em geral, patês, massas, omeletes, carnes, peixes e no minestrone. Vai bem em pastas de queijos e sobre pratos de forno. Não deve faltar em vinhos d’alhos e saladas.

Principais utilizações:

Patês, Minestrone e macarrão, Salada de batata, Omeletes, Carnes e frango, Peixes, Molhos em geral, vinha d’alhos.

Cheiro Verde

 

É uma popular mistura de salsa com cebolinha, ambas desidratadas. Muito utilizado em cozidos, no arroz, massas e patês.

Ótimo Dicionário de Temperos e Especiarias e para que servem:

Coentro

 

Da família dos cheiro-verde, parente da salsa, com sabor e perfume bem mais estimulantes. A folha é indicada para pratos de peixe e frutos do mar, principalmente no Norte.

A semente moída, esfregada em carne de porco ou frango, antes de assar, é sensacional; bom também para molho de carnes. Tem um leve sabor de limão.

Use-o em ensopados e vinha d’alhos. Era usado pelos antigos romanos em “poções de amor”. Não confundir com folha de coentro, que apesar de vir da mesma planta seu sabor é diferente.

Principais utilizações:

Picles e conservas, Sopas de lentilha, legumes, feijão, ervilha, Torta de cenoura, Frango grelhado, assado de carneiro e porco, Peixe grelhado e marinadas, Molhos para carnes, Pão de gengibre e torta de maçã.

Colorífico

 

É um preparo a base de urucuzeiro com fubá. Use-o para dar uma atraente coloração vermelho alaranjado ao arroz e frango. Também utilizado na confecção de pastas de queijo, molhos cremosos e farofa.

Principais utilizações:

Patês, Sopas em geral, na coloração do arroz; farofa, Pastas de queijo, Picadinho de carne, Molho cremoso para peixes.

Cogumelo

 

Começou a ser cultivado na França em torno de 1700. Seco oferece grandes vantagens na cozinha, podendo substituir o cogumelo fresco em quase todos os pratos.

Para utilizá-lo lave-os bem, deixando-os na água até voltarem a sua forma natural, escorra-os e use normalmente.

Principais utilizações:

Patês, Sopas diversas, macarronada, Omeletes, Carne moída, estrogonofe, picadinho de carne, Molhos básicos para macarronada.

Baixe seu ebook de temperos grátis.

 

Nosso Dicionário de Temperos e Especiarias

Este livro de temperos está em tratativa com a Kindle / Amazon para se tornar gratuito.

Variedades de preparo, alto teor proteico, reduzida quantidade lipídica, além do efeito protetor dos cogumelos, fazem desse alimento uma excelente alternativa para uma alimentação saudável e balanceada.

Dessa forma, essa publicação objetiva incentivar o aumento do consumo de cogumelos, considerando sua versatilidade, qualidade nutricional e potencial para a promoção da saúde.

Cominho

 

Semente amarelada marrom, originária do oriente e cultivada no Egito. Use-o em molhos para carne e peixe, legumes, ovos e queijo. Utilizado na carne assada, cozida ou de panela.

Ingrediente básico na cozinha regional nordestina. Vai bem até no feijão. Sementes moídas são muito usadas para o tempero de picles. Experimente antes de usar, pois o gosto é forte.

Principais utilizações:

Maionese, Sopa de legumes ou galinha, Feijão, arroz, repolho, cenoura, batatas, Queijos, Cozidos de carne e aves, chilli com carne, hamburguer, Peixes cozidos, marinadas, Molho de tomate.

Cravo

 

Todos conhecem. A semente com o cabinho, é decorativa e aromática no “tendermade”. Bom para doces brasileiros e compotas. Em pó, menos conhecido, tem sabor forte, ao mesmo tempo doce e picante. Tem que ser usado com moderação. Em bolos de carne, caldos e ensopados.

Principais utilizações:

Use inteiro no quentão, vinho quente, Picles, suco de tomate, Sopas, no cozimento de arroz e verduras frescas, Carne assada, pato a Califórnia, frango cozido, Peixes, Molhos doces, molho de tomate, em pó em geleias, bolos, biscoitos. Inteiro – doces, caldas.

Curcuma

 

Raiz da planta da família do gengibre. Nativa de Conchin China e importada da Índia e Jamaica. Ingrediente básico no curry e na mostarda. Usado em sopa e massas. No Brasil conhecido como Açafrão da Terra.

Principais utilizações:

Picles e maioneses, Sopas e macarrão, na coloração do arroz; cobertura para saladas, Pratos de ovos mexidos ou cozidos, Frangos grelhados ou assados, Peixes e frutos do mar, Molhos cremosos; molho branco ou queijo, para colorir pães e bolos.

Curry

 

Originário da Índia. ”E uma misturinha de vários temperos e condimentos. Em pó, muito picante, parece bastante em cor com o nosso açafrão em pó. Muito usado em pratos de carne, aves, peixes, molhos. Também em arroz, sopas, cremes.

Principais utilizações:

Maionese e salada de batatas, patês, Caldos, sopa de tomate, sopa rala de feijão, Ervilhas, salada e arroz, Ovos, Carne de porco, frango temperado, frito ou cozido, Caldeirada de peixe, mexilhões, camarão, frutos do mar, Molhos para ovos, peixes, aves, carne branca, arroz.

Endro

 

Outra planta das pouco conhecidas. Aparentada também com a erva-doce. Vai muito bem em peixes e sopas. Excelente para conservas de pepinos, pimentões e picles.

Principais utilizações:

Picles, suco de tomate, Macarrão, Saladas, couve-flor, Pratos com ovos e ricota, Lombo de carne de porco, no tempero para peixe e moluscos, Vinagrete.

Erva-doce

 

Nativa da região do Mediterrâneo; é também muito cultivada no México. Use-a em biscoitos, bolos, pães, torta de frutas, maçãs assadas, caldas de doces e canapés.

Estragão

 

As folhinhas são muito parecidas com as da erva-doce. Perfeito para o tempero de porco, galinha, ovos, peixe. Dá um sabor especialíssimo a molhos de saladas à base de vinagre, sopas e pastas de queijo.

Ótimo bem picadinho junto com manteiga derretida, para derramar sobre espargos, vagem, beterraba, ervilha ou espinafre.

Principais utilizações:

Maionese e Picles, Sopa de tartaruga e creme de peixe, Salada de atum e saladas verdes, Creme de ovos, na preparação de vitela, carneiro, frango grelhado, Limão e recheio de peixes e moluscos, Vinagrete e molho tártaro.

Fines Herbes

 

Mistura de 4 ervas que tornou famoso o Omelete aux Fines Herbes. Essa combinação de cerofólio, cebolinha francesa, salsa e estragão é o segredo de muitos chefs. Também usada para peixes, legumes, maioneses, queijos, mostardas e souflés.

Funcho

 

Também da família da erva-doce ou anis. As folhas temperam bem peixes, algumas sopas (os franceses acham o funcho indispensável para a “boulabaisse”). Também dá licor. Usa-se o bulbo para fazer saladas.

Gengibre

 

Erva muito usada na cozinha brasileira, principalmente no Norte. Ralado é indispensável no vatapá, por exemplo. Dá um gostinho especial em pratos de carne moída, peixes e camarão. Mas cuidado que é forte e ardido *lembre-se do nosso quentão).

Muito usado em pó, principalmente na Europa e Estados Unidos, em doces, bolos e pães. Excelente no preparo de conservas, picles, “chutneys”.

Principais utilizações:

Picles, chutney, conservas, Massas doces, Arroz, batata doce e cenouras, Carne de porco e aves, no tempero de peixes, Molhos em geral, molho para vitela, carne de porco, Pão de gengibre, bolos, biscoitos e torradas.

Gergelim

 

Sementinha com sabor muito semelhante ao das amêndoas. Muito usado na cozinha árabe. Bom para acrescentar à massa de pãezinhos, certos bolos, biscoitos.

Fica ótimo polvilhado sobre galinha, peixe ou macarrão, antes de ir ao forno. Em pães, pãezinhos, biscoitos ou roscas, também. O gergelim dá um óleo com alto teor de gordura.

Principais utilizações:

Canapés e patês, na massa e no recheio de tortas, Espinafre, tomates e batatas, torrado nas saladas, Cobertura de queijos, use torrado em carne, moída e recheio para aves, Torrado na cobertura para peixes, Pães, bolos e biscoitos.

Herbes de Provence

 

Combinação maravilhosa de 7 ervas aromáticas para assados, grelhados e molhos de carne em geral.

Hortelã

 

Existem algumas variedades. A mais conhecida é aquela plantinha rasteira. Suas folhinhas aromáticas são geralmente usadas frescas. Mas podem ser guardadas secas também.

Excelente no tempero de molhos para salada, sopas, carnes, peixes. Muito popular na cozinha árabe. Gostosa em refrescos e complemento de drinques (mint julep). Faz licor saborosa para se tomar com moído. Vai bem em geleias também.

Kummel

 

Planta originária da Europa e Ásia, onde cresce espontaneamente, posteriormente aclimada e cultivada na América do Norte. Conhecida no Brasil também pelo nome de Alcaravia. Muito utilizado em pratos alemães, eslávicos e húngaros. Use-o também em bolos, pães, biscoitos, patês e sopas.

Principais utilizações:

Licor e patê de queijo, salpicado em sopas, creme de ervilha, Chucrute, salada de repolho e couve, Torta de queijo, Carne de porco, assado de carnes de vaca, Pão de milho, maçãs assadas.

Louro

 

Outra folha essencial para a vinha d’alhos. Extremamente aromática, deve ser usada com cuidados. Há quem goste no feijão e algumas verduras. Vai bem em molhos (de tomate, inclusive), assados, ensopados e conservas.

Macis

 

Do invólucro (arilo) de noz-moscada se extrai este óleo, usado no preparo de certos tipos de chocolate. Um pouquinho dá ótimo sabor a molhos, pirão de batata, verduras. Vai muito bem na vinha d’alhos. Umas gotas na massa de bolos e pudins: ficam mais gostosos.

Manjericão

 

Tempera muito bem carnes, assados, sopas e alguns tipos de conservas. Genial em peixes e camarões, ovos, queijo, tomates recheados. Pode ir na vinha d’alhos; sabor a aroma fortes. Vá com calma até conhecer bem. Tenha sempre um pé no quintal ou em um vaso.

Principais utilizações:

Berinjela e pimentão, Sopa de tomate, pizza (no lugar do orégano), Arroz, saladas verdes ou de legumes, vagem, Omeletes com tomate, Recheio para frango, peru, vitela, carne de porco, pão de carne, com manteiga para cobrir peixes e lagosta, Molho de tomate e vinagrete

Melissa

 

Da família da erva-cidreira. Água de melissa sempre se usou para acalmar os nervos. Mas é também um tempero aromatizante. Um pouquinho em caldos e carnes dá certo.

Manjerona

 

Pouco mais suave que a alfavaca, excelente em pratos de carne, peixes, camarões, molhos. Essencial na vinha- d’alhos.

Dá um gostinho especial ao molho para saladas, verduras refogadas, omeletes, caldos de carne, ensopados, cogumelos. As folhas secas também são usadas para os mesmos fins. Parece um pouco com orégano.

Principais utilizações:

Maionese e patês, Sopa de batata, consomê de cebola e pizza, Suflê de batata, legumes cozidos, cenoura, Omeletes, ovos mexidos, salada de ovos, Carne moída, frango grelhado e lombo, com manteiga derretida em peixes grelhados, Molho de queijo, Pão de Ervas.

Mostarda

 

Da semente se faz um pó que pode ser usado assim mesmo, ou então em pasta com vinagre e temperos. Ideal na maionese e molho para salada (principalmente de batatas). Tempera muito bem carnes. A semente pode ser usada para dar gosto em conservas, picles.

Principais utilizações:

Pepino, conservas, salgados em geral, Sopa de cebola, Aspargos, broto de bruxelas, batatas e brócoli, porco e vitela, Ostra e camarão, Use em pó para molhos cremosos.

Noz-moscada

 

Tem um cheiro muito gostoso, em semente ou pó. O melhor é ter a semente guardada em vidro e ralar na hora: conserva mais o aroma e o sabor.

Mas usada em bolos, doces, sobremesas, não só na massa, como um pouquinho polvilhada em cima, no caso de cremes feitos em banho-maria. Formidável para temperos de carnes, ou qualquer receita de carne moída.

Principais utilizações:

Coquetéis de leite, bebidas com chocolate, Sopa com queijo, canja, creme de galinha, Bolo de batata, cenoura e repolho, Queijo, na torrada e fondue, Na maioria das receitas com frango, Peixes fritos, Molhos de queijo, para salada doce, de tomate, Biscoitos ingleses, panquecas, gemadas, leite, vinho, pudins.

Orégano

 

Este, todos conhecem: é o best-seller dos temperos. Não há pizza que se preze sem ele. Vai muito bem também em carnes, molhos para bifes, saladas (tomates, cebola em rodelas, óleo, vinagre, sal, pimenta-do-reino e, lógico, o próprio orégano). Pode ser usado seco ou fresco.

Principais utilizações:

Suco de tomate, patês, torradas temperadas, Pizzas e minestrone, Batata cozida ou ao forno, Ovos mexidos com tomate, omeletes, Cozidos de carne de porco, costelas e aves, Peixes assados e frutos do mar, Vinagrete e molhos em geral.

Páprica

 

Pó extraído do pimentão doce vermelho, muito usado na cozinha húngara. Dá cor e sabor. Experimente com calma antes de aderir. Temperos usados em galinha, bolo de carne, “goulash”, guisados ou ensopados, alguns molhos.

Principais utilizações:

Canapés, salpicar no coquetel de camarão e em patês, Minestrone, sopa de legumes cremosa, sopa de galinha e lasanha, na coloração do arroz, salpicar na batata sauté.

Ovos gratinados, maioneses com ovos, goulash, frango assado ou ensopado, carne de porco, caldeirada, peixe grelhado, camarão e frutos do mar, molhos em geral.

Papoula

 

Sementes bem miudinhas. Sensacional, polvilhadas em cima de pães, bolos, bolachas, antes de ir ao forno, e na massa de pudins, pães e tortas.

Ou junto com manteiga derretida, para assar batatas, cenouras, ou ainda macarrão de forno. Dá um recheio diferente para bolos, misturando um pouquinho com mel e uma colherada de caldo de limão.

Principais utilizações:

Aperitivos de queijo e patês; na ricota e requeijão, massa, torta, macarrão; na maioria das saladas; ovos mexidos; molhos para saladas; compotas de frutas, cobertura para salada de frutas, bolos.

Pimenta Caiena

 

Essa é vermelha e bastante ardida. Mas é ótima para peixes e molhos.

Pimenta Cumaí

 

Redondinha, verde, dizem que não faz mal a ninguém.

Pimenta Branca

 

Extraída do mesmo fruto da pimenta-do-reino, mas menos aromática, utilizada em pratos que não permitam ingredientes que alterem a sua cor, como o molho branco; na conserva de legumes utilize-a em grãos.

Temperos em molhos picantes e temperos para a carne de coelho e frango use-a moída.

Principais utilizações:

Em grão, nas conservas de legumes e maioneses, em pó nas sopas de legumes e feijão, moída use em geral, use moída em salada de ovos, carne de coelho, filés de frango, moída em peixes cozidos e ensopados, em molho branco.

Pimenta com Cominho

 

Mistura muito popular nos pratos nordestinos, temperos utilizados com grande fartura no feijão, cozidos de peixes e frutos do mar, caldas e molhos em geral.

Pimenta Calabresa

 

Temperos proveniente da Europa, é uma espécie extremamente picante. Use-a na preparação de molho picante para carne e peixe, na linguiça e cobertura para lombo. Na azeitona preta e queijo, use-a com orégano e azeite. Compre sua pimenta aqui:

Principais utilizações:

Azeitona, com óleo e orégano, queijos, patês e pickles, Molho para espaguete e pizza, croquetes, cobertura para salada e feijão verde, ovos, em carne de porco e de vaca para churrasco, frutos do mar, camarão, Molho para carne de churrasco, linguiça e molho para pizza.

Pimenta da Jamaica

 

Vai bem em temperos de carnes de todos os tipos. Logo, ótima na vinha-d’alhos.

Principais utilizações:

Patês de presunto e fígado, pepino em conserva e pickles, minestrone e sopa de aspargos, espinafre e cenoura, cozido de carne, porco e vitela, peixe cozido, molho para carne de porco e vitela, Pães rápidos ou de fermento, bolo de fruta, compotas, torta.

Pimenta de Cheiro

 

Vem da Bahia. Redondinha, vermelha, é bem ardida, mas bastante perfumada também.

Pimenta do Reino

 

Internacionalmente conhecida. Essencial em toda cozinha, pouca coisa dispensa. Há duas espécies: a preta, mais forte e a branca, um pouco mais suave.

Principais utilizações:

Suco de tomates, em grão, nas conservas, Moderadamente em geral, moída, na salada de hortaliças e de legumes, com moagem grossa use com pasta de queijo, recheio linguiça, carne de panela, frango assado, peixes em geral, molhos em geral.

Pimenta Malagueta

 

Vermelha, comprida, das mais ardidas. Esses temperos foram trazidos ao Brasil pelos portugueses. Compre a pimenta malagueta aqui:

Raiz Forte

 

Vem do Oriente. Muito usada na cozinha russa, encontra-se ralada, em vidro. Picante, dá um gosto bom aos molhos, churrascos e assados.

Principais utilizações:

Temperos usado moderadamente em canapés, Saladas cruas, como as de pepino e rabanete, Carnes vermelhas e brancas assadas com molho, Arenques, Molhos picantes.

Rosmaninho

 

De origem portuguesa. Não é fácil de encontrar. Valoriza muito os molhos, especialmente para saladas e carnes. Vai bem na vinha-d’alhos.

Salsa

 

Cheiro verde, de todos, o mais conhecido e usado. Há dois tipos: a salsa de folhinhas crespas (ou salsa-musgo) que enfeita qualquer prato, além de temperar, também é colocado em sopas, assados, risotos (batidinha na manteiga para passar em batatas cozidas, ou em omeletes, é essencial).

A salsa de folhinhas lisas trem sabor um pouco mais forte. Qualquer das duas pode ser usada em temperos de carnes de toda espécie, em sopas, refogados, pratos de forno, farofas, pastas de queijo, verduras, molhos. Tanto no preparo, como picadinha e salpicada por cima depois. Podem ser guardadas e usadas secas.

Salsa Desidatrada

 

Uma erva tradicional da cozinha internacional. Não há necessidade de reidratá-la antes de utilizar, mas nunca a acrescente em óleo quente pois a enrijecerá.

Use-a para condimentos ou simplesmente decorar. Compre seus temperos aqui:

Principais utilizações:

Ornamenta e dá sabor aos canapés, Macarrão, lasanha, croquetes, waffle, sopa de legumes, Saladas verde, arroz, legumes, Omeletes e ovos mexidos, Carnes e aves fritas ou grelhadas, em recheio para peixe, carne de caranguejo, Molho de ervas, tomate e de salsa.

Sal com Aipo

 

Use o sal com aipo em sopas, carnes grelhadas em geral, canapés e aperitivos.

Sal com Cebola

 

Use o sal com cebola em sopas de vegetais e em pratos com ovos e queijos.

Sal com Alho

 

Use o sal com alho em sopas, saladas, molhos e patês, frutos do mar, massas, carnes, canapés e torradas.

Sal de Amoníaco

 

Bicarbonato de Amônia. Use-o com parcimônia em biscoitos, serve para deixar mais crocante.

Segurelha

 

Também ser usada de leve. Em sopas de ervilha, lentilha, feijão. Dá um gostinho bom em suco de tomate. Vai bem, mas pouquinho, no tempero de carne de porco, galinha e peru. Faz parte da vinha-d’alhos.

Principais utilizações:

Suco de tomate, Sopa de creme de peixe ou feijão, sopa de vegetais, Broto de bruxelas, vagens e legumes, Ovos cozidos e ovos recheados, Recheio para carnes, aves e hambuguer, Recheio para peixes gordurosos, Molho madeira, tempero para salada.

Salvia

 

Folha de sabor forte, muito popular na Itália. Bem aproveitada aqui também em farofas para rechear galinha, peru, pato. Mas é bom usar devagar, senão seu sabor dominará tudo.

Principais utilizações:

Patês de fígado e de queijo, Sopa de tomate, lentilha e macarrão, Tomates, purê de batata, espinafre, saladas verdes, Queijos e omeletes, Carnes gordurosas, linguiça, carne de porco, pato, ensopado de peixes, use com alecrim e tomilho para molho de churrasco, Pão de ervas.

Tomilho

 

Aromatizante de sabor forte. Deve ser igualmente usado com muito cuidado, mas vale a pena experimentar em molhos, peixes, sopas, recheios para aves.

Sensacional para peixe, lagostas e camarão. Melhor ainda em carnes, principalmente de porco: esfregue um pouquinho macerado junto com sal e pimenta-do-reino.

Principais utilizações:

Patês, Caldo de carne e galinha, Cogumelos, cebolas e batatas, Ovos fritos e mexidos, Carne de porco, vitela, coelho e cozidos, Peixes gordurosos, cozidos, Recheios, Molho escuro.

Zimbro

 

Esse é um grãozinho quase desconhecido. Os pequenos frutos secos macerados e destilados dão a bebida chamada Genebra. Valoriza bastante temperos de carnes. Como a vinha-d’alhos.

Principais utilizações:

Temperos para aromatizar bebidas alcoólicas caseiras, no cozimento do feijão, indispensável no chucrute, Cozidos de carne e frango, Molho para carnes.

Veja também:

3.7/5 - (3 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo