Dicas de Nutrição

Meu Óleo de Coco Endureceu! Ele estragou?

Meu Óleo de Coco Endureceu! Ele estragou? O coco é um fruto típico brasileiro, riquíssimo em nutrientes e muito bem aproveitado da casca à polpa! Seus derivados como açúcar, farinha e principalmente o óleo, tem sido cada vez utilizado pela população e por isso, algumas vezes, surgem dúvidas com relação ao uso destes produtos.

Texto da #nutrisdobem @anakarinnenutri

Meu Óleo de Coco Endureceu! Ele estragou?

O óleo é extraído da carne madura do coco e prensado à frio. Ele é rico em ácidos graxos saturados sob a forma de triglicérides de cadeia média (TCM) e tem uma absorção e metabolização rápida sendo então, uma boa fonte de energia.

Geralmente se apresentam em consistência líquida, mas, e se compramos o nosso óleo de coco liquido e ele ficar pastoso, ou então, se ele era pastoso, e ficou liquido? Ele estragou?

O óleo de coco pode apresentar consistência líquida ou pastosa de acordo com a temperatura. E com a mudança de consistência, muitas pessoas acreditam que ele pode estar estragado, porém, isso não é verdade!

O que determina a consistência do óleo é o grau de saturação, ou seja, uma gordura com alto teor de ácidos graxos saturados (assim como o óleo de coco) será pastoso em temperatura mais fria, apresentando coloração esbranquiçada, e líquido em temperatura mais quente, com coloração transparente.

Portanto, se comprarmos um óleo líquido e transparente e a temperatura da nossa cidade cair abaixo de 25ºC graus, ele pode sim, ir solidificando e ficar pastoso e esbranquiçado, e vice e versa.

Essas mudanças do estado físico, não alteram a qualidade deste produto e nem os seus benefícios. Ele é o mesmíssimo óleo.

Mas atenção! Se a sua receita te pede 1 colher de óleo de coco, a consistência dele interfere na medida a ser usada pois, a quantidade deste na forma pastosa é maior em uma colher do que na forma líquida!!

Devemos também lembrar que o óleo de coco é um produto com muitos benefícios, porém, por ser rico em gorduras saturadas, deve ser usado de forma equilibrada, e nada como um nutricionista para nos orientar da melhor forma!

Existem dois tipos desse alimento funcional:

O óleo de coco refinado e o extra virgem

O primeiro é feito a partir do coco seco, enquanto o segundo é feito com o coco fresco. No último caso, ele deve ser extraído até 48 horas após a colheita, preferencialmente de um fruto que tenha vindo de uma plantação certificada e orgânica, sendo mais indicado e saudável.

O óleo de coco normalmente é encontrado em estado líquido e temperatura ambiente, ele só fica sólido e branco quando é colocado em temperaturas baixas.

Uma ótima opção para cozinhar e rico em um tipo diferente de gorduras saturadas, as triglicérides de cadeia média, sendo responsáveis pela maior parte dos benefícios do óleo de coco.

Meu Óleo de Coco Endureceu!

Benefícios:

Auxilia na perda de peso.

Melhora imunidade.

Melhora microbiota.

Controle do colesterol (aumentando níveis de HDL).

Ajuda na manutenção da saciedade.

Melhora qualidade da pele, pelas propriedades antioxidantes que possui.

Auxilia no controle de demências como o Alzheimer.

Ajuda no controle da diabetes.

Você também vai gostar de:

Dicas importantes! Todos esses benefícios do óleo de coco são relevantes quando se tem uma mudança geral dos hábitos. Só o óleo de coco não faz milagres. Lembre-se que sua saúde depende de uma série de mudanças no estilo de vida, da alimentação às atividades físicas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

5/5 - (1 vote)
Meu Óleo de Coco Endureceu! Ele estragou? | Receitas e Dicas do Chef
Meu Oleo de Coco Endureceu

Meu Óleo de Coco Endureceu! Ele estragou? O coco é um fruto típico brasileiro, riquíssimo em nutrientes e muito bem aproveitado da casca à polpa!

Ingredientes da receita:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo