Dicas de Cozinha

Conheça as 5 Dicas para Deixar seu Arroz Soltinho

Deixe seu Arroz Soltinho. Por que meu arroz não fica soltinho??? Com certeza qualquer um já se perguntou um dia qual o segredo de fazer com que o seu arroz do dia a dia fique soltinho!!!

Já ouvimos de tudo…utilizar água quente…. utilizar água fria…lavar o arroz ou não já que muitas marcas atualmente dizem na embalagem que não necessita lavar. Como encontrar a melhor maneira de fazer que se adapte.

O objetivo desse post é tentar auxiliar aqueles que ainda tem dúvidas e dificuldades.

Conheça as 5 Dicas para Deixar seu Arroz Soltinho

O Arroz tem grandes porções de amido na sua composição. E o amido possui a propriedade de gelatinizar em contato com a água.

É essa reação físico-química que proporciona um feijão caldoso ou aquela textura de “chiclete” tão gostosa no pão de queijo, na tapioca, no sagu, no mingau – ou também a nata que se forma no risoto e no arroz doce.

A fim de alcançar certo resultado do arroz soltinho e sequinho, no entanto será necessário reduzir ao máximo o contato do amido com a água. (A conversa de que não necessita lavar o arroz só porque veio escrito no pacote é balela)

  1. Lave o Arroz

Qualquer arroz que não seja integral sofreu certo polimento que retirou sua casca protetora e fibrosa, até alcançar o interior do grão, no qual está a maior parte do amido. Sendo assim o arroz integral quase não gruda.

Ao adquirir um pacote de arroz branco, você pode verificar alguma “farinha” no fundo, que é resquício do polimento. A farinha de arroz possui ampla quantidade gelatinizante. Por causa disto lave o arroz, que for utilizar em água fria corrente até que a água saia límpida e deixe escoar por uns minutos até que seque de novo.

Nunca lave todo o pacote para deixar guardado. Ao lavar, a proteção natural do arroz à contaminação é diminuída totalmente. Sua utilidade, que é de meses, será reduzida a horas.

  1. “Sele” os Grãos para ter um arroz soltinho

Com finalidade de reduzir o contato do amido com a água, refogue os grãos em qualquer gordura bem quente, junto com o tempero que desejar. Frite o arroz funciona tal como grelhar uma carne.

A ideia é criar um tipo de crosta, capaz de conservar a umidade bem como nutrientes internos, impedindo o transporte de substâncias entre o interior do alimento e o ambiente. No arroz, o calor acima de 150ºC queima parte do amido da superfície, anulando parte de suas características.

Além do mais, o arroz soltinho e refogado absorve pouca água da cocção, ficando fino, branquinho, delicioso e também al dente. Ao contrário, o arroz fica aguado: inchado, mole, translúcido, com pouco sabor.

  1. Não Mexa

Depois de acrescentar a água (pode ser fria ou quente; isto não afetará a produção de gelatina!), mexa o arroz o mínimo possível. O movimento com talheres acaba por danificar alguns grãos, o que colocará o amido interno em contato com água.

Se necessitar mexer, use preferencialmente uma colher de pau ou de plástico e seja breve e com delicadeza nos movimentos.

  1. Deixe Secar para ter um arroz soltinho

No momento em que o arroz estiver aparentemente sem água e praticamente no ponto, desligue, tampe a panela e espere uns minutos antes de gelar ou servir.

O calor da panela tratará de realizar a cocção, levando o arroz ao ponto ideal, e evaporar a umidade residual que estava grudada nos grãos quentes. Isto é necessário a fim de evitar que os grãos amoleçam, visto que a crosta obtida no refogado não é capaz de resistir à hidratação prolongada.

Ficando úmido, o arroz fará trocas de água e de amido com o ambiente, amolecendo por dentro e grudando for fora.

  1. Se ao final do procedimento, os grãos parecem grudados, jamais se desespere

Solte-os com o auxílio de uma colher de pau ou plástico ou sacuda a panela vigorosamente. A fim de intensificar o resultado do arroz soltinho, você pode complementar com uma pequena colher de margarina no momento que desligar o fogo ou quando aquecer o arroz.

O óleo fará com que os grãos escorreguem entre si ao invés de grudarem. Lembre-se que geladeira e freezer são locais úmidos, por causa disso é possível que um arroz perfeito se transforme num bloco após gelado.

Use o truque da margarina para aquecer e tampe sempre muito bem o recipiente onde for armazená-lo.

Espero que essas dicas ajudem aqueles que possuem dificuldade de fazer arroz soltinho.

Leia Também:

4.8/5 - (5 votes)
Conheça as 5 Dicas para Deixar seu Arroz Soltinho | Receitas e Dicas do Chef
Dicas para Deixar seu Arroz Soltinho

Deixe seu Arroz Soltinho. Por que meu arroz não fica soltinho??? Com certeza qualquer um já se perguntou um dia qual o segredo de fazer com

Palavras-chave: Deixar seu Arroz Soltinho

Ingredientes da receita:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo