Bolos

Como fazer Bolo de Abóbora com Coco Ralado

Bolo de Abóbora com Coco. Aqui vai uma receita super saborosa para vocês. O poder nutricional desse bolo está nas funcionalidades da abóbora.

A abóbora é um legume que pode ser utilizado como  planta medicinal devido às suas propriedades que possui.

É rica em magnésio, selênio, vitamina E e vitamina A – sendo este último o principal nutriente – Possuindo efeitos anti-inflamatórios, regulador de níveis hormonais e da secreção urinária.

Uma característica importante da abóbora e pouco explorada comercialmente é a presença de compostos benéficos ao organismo, em especial os carotenoides, pigmentos de propriedades antioxidantes responsáveis por conferir a coloração amarelo laranja e vermelha de muitos alimentos.

Como fazer Bolo de Abóbora com Coco Ralado

Dentre os benefícios desses nutrientes ao organismo, cita-se a redução da deficiência de vitamina A, o fortalecimento do sistema imunológico e a prevenção contra câncer, doença cardiovasculares, degeneração macular e catarata.

Quem está em dieta para emagrecer e pessoas diabéticas podem usufruir dos benefícios da abóbora.

Por ser um alimento rico em fibras e ainda possuir em sua composição carboidratos de baixo índice glicêmico, a abóbora pode favorecer também o controle da glicemia, além de dar a sensação de saciedade.

Ingredientes:

1/2kg de abóbora madura

1 copo americano de óleo vegetal (aconselho girassol ou coco)

2 copos americanos de açúcar (de preferência o mascavo)

3 copos americanos de farinha de trigo

4 ovos

100g de coco ralado

1 colher (sopa) de fermento

Modo de preparo do Bolo de Abóbora com Coco

Misture todos os ingredientes no liquidificador até formar uma massa bem homogênea

Despeje em forma untada, caso não possua a de silicone, e leve em forno preaquecido 180ºC por aproximadamente 40 minutos.

Caso você queira fazer o teste de enfiar a faca para sentir a textura, ele estará bom quando a faca sair sequinha.

Dicas do Bolo de Abóbora com Coco

Se você observou, o bolo não é integral.

Porém, para deixá-lo integral, aconselho que utilize apenas dois copos de farinha e o terceiro com algum tipo de fibra que deseje.

Por exemplo, a fibra de trigo ou farelo de aveia.

A Abóbora pode ser feita em diversas receitas

A abóbora é um alimento muito versátil e nutritivo, que pode ser usado em diversas receitas, tanto doces quanto salgados. Neste post, vamos mostrar alguns dos benefícios da abóbora madura para a saúde e como prepará-la de forma deliciosa.

A abóbora é rica em nutrientes essenciais para o organismo, como vitamina A, vitamina C, potássio e fibras. Esses nutrientes têm várias funções importantes, como:

– Proteger a pele e os olhos contra os raios ultravioleta do sol e contra a luz azul emitida por computadores e celulares, prevenindo o envelhecimento precoce e doenças como catarata e degeneração macular;

– Fortalecer o sistema imunológico, estimulando a produção de células de defesa que combatem infecções e doenças;

– Regular o trânsito intestinal, promovendo a sensação de saciedade e evitando a constipação;

– Manter o equilíbrio dos fluidos corporais e a função muscular, evitando cãibras e hipertensão.

Além disso, é uma excelente fonte de antioxidantes, que são substâncias que combatem os radicais livres, responsáveis por causar danos às células e aos tecidos do corpo. Os antioxidantes podem reduzir o risco de doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas.

Pode ser consumida com ou sem casca, dependendo do tipo e da receita. Ela pode ser cozida, assada, refogada ou usada em sopas, purês, doces, bolos, tortas e muito mais.

As sementes da abóbora também podem ser aproveitadas, pois são ricas em proteínas, gorduras saudáveis e minerais. Elas podem ser torradas e consumidas como snack ou usadas em farinhas, pães e biscoitos.

Veja também:

4.6/5 - (8 votes)

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo