Dicas de Cozinha

Como Fazer Conserva de Limão Siciliano

Conserva de Limão Siciliano. O limão siciliano é o mais clássico dos limões e seu uso na gastronomia e bebidas é tão extenso quanto a sua história. E a sua conserva dá origem a um tempero de raro sabor.

De origem na culinária marroquina e egípcia, esta conserva salgada precisa de algumas semanas para ficar no ponto e acaba resultando uma excelente companhia com carnes, peixes, frango e legumes. Também no Oriente Médio os limões em conserva são frequentemente usados nas receitas.

Seu preparo exige menos paciência que se imagina, além de ser muito fácil e simples de manusear. Esta receita é preparada com sal grosso e quando pronta permite o consumo tanto do fruto quanto da calda resultante da conserva.

É usado no tempero de carnes cozidas em panela ou levadas ao forno, também em peixes enriquecidos com azeite de oliva e ervas, legumes, no preparo de saladas e canapés. Também é ótimo ingrediente para marinadas e vinagretes, trazendo o toque cítrico desejado além de dar vida a uma das versões do maravilhoso molho de limão.

Como Fazer Conserva de Limão Siciliano

Ingredientes:

Limões biológicos (ou outros desde que tenham a certeza que estão livres de qualquer produto químico);

1 colher (sopa) de sal por cada limão;

1 colher (chá) de sementes de coentro;

1 colher (café) de grãos de pimenta;

1 pau de canela;

1 folha de louro.

Modo de Como Fazer Conserva de Limão Siciliano

Abrir os limões em 4 sem separar totalmente, coloque uma colher de sal dentro de cada limão e vá colocando os limões dentro de um frasco de conserva, daqueles com tampa de vidro, adicione os restantes ingredientes e pressione com uma colher de pau para extrair o sumo, feche o frasco e reserve por uma noite.

Repita o processo de pressionar os limões, no segundo e no terceiro dia, caso o sumo não seja suficiente para cobrir os limões adicione mais sumo.

Guarde o frasco na geladeira por um mês antes de usar, sendo que os limões conservam-se em sal e no seu próprio sumo por cerca de 6 meses.

Para usar a Conserva de Limão Siciliano

Retirar o limão do frasco e passar por água, raspe a polpa e jogue fora. Corte as cascas de limão em tiras finas e use conforme indicado nas suas receitas.

Veja também:

5/5 - (14 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo