Mel Aliado ou Vilão na Dieta Alimentar?
Mel Aliado ou Vilão na Dieta? O mel é um dos alimentos mais controversos da gastronomia.
É utilizado muitas vezes para substituir o açúcar na dieta e muitas vezes para o contrário; é retirado da dieta pelo endocrinologista.
O mel é, de qualquer forma, um alimento de mão dupla. É indiscutível as propriedades e benefícios que apresenta, mas também ser um verdadeiro sabotador da dieta.
Dicas do Mel Aliado ou Vilão na Dieta Alimentar?
Saiba mais.
Segundo um especialista
Possui vitaminas, minerais, aminoácidos e enzimas. Quanto mais escura for sua cor mais, ele possui polifenóis, substancia antioxidante que protege contra várias doenças.
Possui propriedades anti-inflamatórias, ajudando no processo de cicatrização, e ação probiótica, servindo como substrato para bactérias boas presentes no intestino.
Também é muito importante para saúde do sistema respiratório devido à sua propriedade antibacteriana. E contém ainda triptofano, que tem função calmante.
O mel pode ser utilizado em substituição ao açúcar branco, só não podemos esquecer que ele também é rico em carboidratos e deve ser consumido com moderação.
Lendo sempre o rotulo para identificar a presença de aditivos nos ingredientes.
Uma colher de sopa de mel tem em torno de 50 calorias.
O mel, entretanto, torna-se um aliado quando opta-se por ele por ser mais saudável. Certamente é muito melhor escolhê-lo ao açúcar branco na hora de adoçar o café, chá, sucos, etc.
É preferível também na hora de “temperar” as frutas, smothies e bolos. Tome sempre o cuidado de colocar além da conta devido as calorias.
O uso do mel natural, como alimento e medicamento, existe desde tempos antigos. Vamos conhecê-lo um pouco melhor, talvez devêssemos colocar mais na nossa dieta ao invés do açúcar, através de ideias e bebidas.
Mel Aliado ou Vilão como Alimento
O mel é o antioxidante
A composição qualitativa e quantitativa do mel (incluindo antioxidantes e outros fito químicos) depende da origem e variedade do mel. A cor do mel, mais especificamente, afeta a “carga” antioxidante, pois quanto mais escuro, maior sua concentração de antioxidantes.
Perfil nutricional do mel
Uma amostra típica de mel consiste em:
Frutose 38%, glicose 31%, sacarose 1,3%, maltose 7,1%, água 17% e cinzas 0,2%. O índice glicêmico varia de 31 a 78, dependendo da variedade.
Proteínas, vitaminas e minerais são encontrados no mel
Valor nutricional por 100gr (cerca de 5 colheres de sopa de mel)
Energia 1272kJ (304kcal), Carboidratos 82,4g, Açúcares 82,12g, Fibra 0,2g, Gordura 0g, Proteína 0,3g, Água 17,1g, Riboflavina (B2) 0,038mg (3%).
Niacina (B3) 0,121mg (1%), Ácido pantotênico (B5) 0,068mg (1%), Vitamina B6 0,024mg (2%).
Ácido fólico 2μg (1%), Vitamina C 0,5 mg (1%), Cálcio 6 mg (1%), Ferro 0,42 mg (3%), Magnésio 2 mg (1%), Fósforo 4 mg (1%), Potássio 52 mg (1%), Sódio 52 mg (1%), Zinco 0, 22 mg (2%).
A porcentagem (%) da dose diária recomendada para adultos de acordo com o USDA.
O Mel Aliado ou Vilão no desempenho atlético
Estudos mostram que consumir mel fornece carboidratos diretamente, que melhoram a resistência, mas também uma recuperação muscular mais rápida.
Bebidas isotônicas com mel (beba regularmente durante o exercício)
Mel Aliado ou Vilão com Suco de Laranja
4 colheres de sopa de mel
1/2 colher de chá de sal marinho doce
60ml de suco de laranja
500ml de água
Mel Aliado ou Vilão com Chá Verde
500ml de água
suco de limão
2 colheres de sopa de mel
1/2 colher de chá de sal doce
Mel Aliado ou Vilão com Hortelã
1/2 xícara de mel
1 1/2 xícara de água morna
4 folhas de hortelã amassadas
Também atua como um laxante leve para casos leves de constipação
Mel e digestão
O mel contém a enzima Glicose Oxidase, que promove a produção de peróxido de hidrogênio, substância com propriedades antissépticas leves.
Contribui para o bom funcionamento do intestino e é um dos melhores laxantes naturais e leves.
A frutose que contém é mais difícil de absorver e em combinação com a colina estimula o intestino, prevenindo a prisão de ventre.
Mel e alimento do bebê
Agora é um fato indiscutível que o mel para bebês pode melhorar a memória e o desenvolvimento, reduzir o estresse e melhorar o desempenho das crianças mais tarde.
Mel como remédio
O mel pode beneficiar nos seguintes casos:
- Impulso imunológico e resfriados
- Higiene oral
- Gastroenterologia
- Oftalmologia
- Cardiovascular
- Quimioterapia
- Ação antimicrobiana
- Diabetes
- Alergias
De resto. Aproveite.
Veja também:
Mel Aliado ou Vilão na Dieta Alimentar? | Receitas e Dicas do Chef
Mel Aliado ou Vilão na Dieta Alimentar? O mel é um dos alimentos mais controversos da gastronomia. É utilizado muitas vezes para substituir o açúcar na dieta
Ingredientes da receita: