2 Receitas Deliciosas de Crema Catalana
Crema Catalana. Essa é uma sobremesa típica da Espanha. Parente do crème brûlée, também tem uma casquinha de açúcar caramelizado.
Na Espanha, usa-se um ferro aquecido na brasa para queimar o açúcar, algo como um ferro para marcar boi. Eu usei um maçarico.
Mas se você não tiver nem maçarico nem grill, deixe as cremas por uma hora no congelador, prepare um caramelo e despeje por cima.
Sumário do Conteúdo
O resultado não é o mesmo, mas vale a pena para testar a receita. Receita e foto:bigodedechocolate
2 Receitas Deliciosas Crema Catalana
Ingredientes
Para 5 porções de aprox. 150ml
meio litro de leite
100g de amêndoas sem casca e pele, levemente tostadas
100g de açúcar
5 gemas de ovos
1 colher de sopa rasa de farinha de trigo
casca de uma laranja (sem a pele branca)
meio pau de canela
uma pitada de sal
aproximadamente 100ml de creme de leite fresco
açúcar para caramelizar
Modo de preparo da Crema Catalana
No dia anterior, bata as amêndoas com o leite no liquidificador. Leve a mistura para ferver. Retire do fogo, acrescente a casca da laranja e a canela e deixe esfriar. Deixe na geladeira por 24 horas.
Ferva novamente. Passe por uma peneira, apertando bem com uma concha de sopa. Descarte o resto. Acrescente o creme de leite (o suficiente para completar 500 ml).
Em uma bacia, bata as gemas com o açúcar, o sal e a farinha até obter uma espuma. Adicione o leite aromatizado ainda quente e misture bem.
Despeje tudo em uma panela limpa e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre até adquirir a consistência de um creme.
Imediatamente, divida a crema em formas chatas e deixe esfriar em temperatura ambiente. Cubra com filme-plástico e leve à geladeira.
Espalhe uma colher de sopa de açúcar sobre cada crema e caramelize com um maçarico ou sob o grill.
Qual a Origem Crema Catalana?
Crema Catalana é uma sobremesa típica da região da Catalunha, na Espanha, que consiste em um creme aromatizado com canela, limão e baunilha, coberto com uma camada de açúcar caramelizado.
É considerada a versão espanhola do creme brûlée francês, mas tem algumas diferenças na preparação e nos ingredientes.
A origem da Crema Catalana é incerta, mas há registros de que ela já era consumida no século XVIII, em ocasiões especiais como o dia de São José, em 19 de março.
Alguns historiadores afirmam que ela foi inspirada em uma receita medieval de leite e ovos chamada crema de Sant Josep, que era servida aos pobres no convento de São José, em Barcelona.
A receita tradicional da Crema Catalana leva leite, gemas, açúcar, amido de milho (ou farinha maisena), canela em pau, casca de limão e essência de baunilha.
O leite é fervido com a canela e as cascas de limão para aromatizar, e depois misturado com as gemas batidas com o açúcar e o amido de milho, que serve para engrossar o creme.
O creme é cozido em banho-maria até ficar espesso e homogêneo, e depois distribuído em potes individuais.
Depois de gelar por algumas horas, o creme é polvilhado com açúcar e caramelizado com uma colher quente ou um maçarico culinário, formando uma casquinha crocante e dourada.
A Crema Catalana é uma sobremesa simples, mas deliciosa e sofisticada, que pode ser servida em qualquer ocasião. Ela tem uma textura cremosa e aveludada, contrastando com o sabor intenso e adocicado da camada de caramelo.
O aroma da canela, do limão e da baunilha dá um toque especial ao creme, que pode ser acompanhado de frutas frescas ou secas.
Se você quer aprender a fazer essa sobremesa incrível em casa, confira a seguir uma receita fácil e prática de Crema Catalana:
Veja como fazer Crema Catalana
Ingredientes:
1 litro de leite
6 gemas
2 xícaras (chá) de açúcar
1 canela em rama
casca de 1/2 limão
1 colher (chá) de essência de baunilha
açúcar para caramelizar
Modo de preparo do Crema Catalana
Junte o leite, a canela e a casca de limão numa panela e leve ao fogo baixo para aquecer. Quando começar a ferver, desligue o fogo. Retire o pau de canela e a casca do limão e descarte. Reserve o leite.
Coloque o açúcar e as gemas na tigela da batedeira. Bata em velocidade alta até obter um creme branco e fofo. Retire a tigela da batedeira. Adicione o leite morno aos poucos, sem parar de mexer o creme.
Transfira o creme para uma panela. Leve o creme para cozinhar em banho-maria. Para fazer o banho-maria, encaixe a panela com o creme sobre uma panelinha com água.
Leve as panelas encaixadas ao fogo baixo e deixe o creme cozinhar por 1 hora, ou até que ele fique bem espesso. Mexa o creme de vez em quando.
Em seguida, tire o creme do fogo e distribua em ramequins (tigelas) individuais. Deixe esfriar um pouco e leve à geladeira por no mínimo 1 hora.
No momento de servir, retire o creme da geladeira e polvilhe um pouco de açúcar sobre o creme.
Coloque uma colher de sopa na chama do fogão para aquecer bem.
Use uma luva, ou pano de prato dobrado, para não se queimar!
Encoste as costas da colher na superfície do creme para caramelizar o açúcar.
Caso precise, repita esta operação até caramelizar toda a superfície, mas não deixe queimar demais o açúcar.
Um maçarico de cozinha também pode ser usado para queimar o açúcar. Sirva imediatamente.
Pronto! Agora você já sabe como fazer uma Crema Catalana deliciosa e impressionar seus convidados. Experimente e bom apetite!
Veja também:
2 Receitas Deliciosas de Crema Catalana | Receitas e Dicas do Chef
Crema Catalana. Essa é uma sobremesa típica da Espanha. Parente do crème brûlée, também tem uma casquinha de açúcar caramelizado
Palavras-chave: Crema Catalana
Ingredientes da receita: