Salgados

Coxinha de Aipim com Carne de Sol, Petisco Irresistível, veja 11 dicas

Coxinha de Aipim com Carne de Sol. Esse é um petisco delicioso e típico da culinária nordestina, que pode atrair muitos leitores interessados em aprender a receita.

Você já experimentou coxinha de aipim com carne de sol? Essa é uma variação da tradicional coxinha de frango, que leva uma massa feita com aipim (ou macaxeira) e um recheio saboroso de carne de sol desfiada.

É uma ótima opção para servir como aperitivo em festas, reuniões ou até mesmo no lanche da tarde.

Neste artigo, você vai aprender como fazer coxinha de aipim com carne de sol de forma simples e rápida.

Coxinha de Aipim com Carne de Sol: Faça esse Petisco Irresistível

Confira os ingredientes e o modo de preparo a seguir.

Ingredientes

Massa

700g de aipim cozido e amassado no garfo

1 ovo

1 colher de sopa de Margarina Puro Sabor

1 xícara de Farinha de Trigo sem fermento

Sal a gosto

Farinha de trigo para empanar

Farinha de rosca para empanar

2 ovos batidos

Óleo para fritar

Recheio

2 colheres de Margarina Puro Sabor

1 cebola cortada em cubos

200g de carne de sol dessalgada, limpa e desfiada

1/2 maço de coentro picado

1/2 maço de cebolinha picada

1 pimenta dedo de moça pequena, sem sementes e cortada em rodelas

Sal a gosto

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture os ingredientes da massa até incorporar. Reserve.

Em uma panela refogue a cebola na margarina.

Adicione a carne do sol e refogue mais um pouco.

Coloque a pimenta dedo de moça, os temperos verdes, e acerte o sal se necessário. Reserve.

Passe um pouco de óleo nas mãos e abra um pouco da massa, coloque um pouco do recheio e feche modelando em formato de coxinha.

Repita o processo até acabar a massa e o recheio.

Frite em óleo quente, em imersão, depois escorra em papel toalha.

Tempo de Preparo: 2 horas

O que é aipim e como cozinhar?

O aipim, também conhecido como macaxeira ou mandioca, é uma raiz muito consumida no Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.

Ele é rico em carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, e pode ser usado em diversas receitas, como bolos, pudins, sopas, purês e salgados.

Para fazer a massa da coxinha, você vai precisar de aipim cozido e amassado no garfo.

O ideal é que ele esteja bem macio, mas sem desmanchar. Você pode cozinhar o aipim em uma panela de pressão com água e sal por cerca de 20 minutos, ou até que ele fique bem mole.

Depois, é só escorrer a água e amassar bem com um garfo ou um espremedor.

Como dessalgar e desfiar a carne de sol?

A carne de sol é uma carne bovina salgada e seca ao sol, muito típica do Nordeste. Elatem um sabor marcante e combina muito bem com o aipim.

Para usar a carne de sol no recheio da coxinha, você vai precisar dessalgar e desfiar a carne.

Para dessalgar, você deve deixar a carne de molho em água fria por algumas horas, trocando a água de vez em quando, até que ela perca o excesso de sal.

Depois, você deve cozinhar a carne em uma panela de pressão com água por cerca de 40 minutos, ou até que ela fique macia. Em seguida, é só desfiar a carne com a ajuda de um garfo ou de um processador.

Quais são os temperos e os acompanhamentos da coxinha de aipim com carne de sol?

Para deixar a sua coxinha de aipim com carne de sol ainda mais saborosa, você vai precisar de alguns temperos e acompanhamentos.

Os temperos que vão no recheio são: margarina, cebola, coentro, cebolinha e pimenta dedo de moça. Você pode refogar a cebola na margarina, adicionar a carne de sol desfiada e os demais temperos, e acertar o sal se necessário.

Os acompanhamentos que vão bem com a coxinha são: molho de pimenta, maionese, catchup, mostarda, vinagrete ou o que mais você preferir. Você pode servir a coxinha quente ou fria, de acordo com o seu gosto.

Como modelar e fritar a coxinha de aipim com carne de sol?

Depois de preparar a massa e o recheio da coxinha, você vai precisar modelar e fritar as coxinhas. Para modelar, você vai precisar de um pouco de óleo nas mãos, para evitar que a massa grude.

Você deve pegar uma porção de massa, abrir na palma da mão, colocar um pouco de recheio no centro e fechar, dando o formato de coxinha. Você deve repetir o processo até acabar a massa e o recheio.

Para fritar, você vai precisar de óleo quente, em imersão, e de uma escumadeira. Você deve fritar as coxinhas aos poucos, até que elas fiquem douradas e crocantes. Depois, é só escorrer em papel toalha e servir.

Como fazer coxinha de aipim com carne de sol vegana?

Se você é vegano ou vegetariano, mas quer experimentar a coxinha de aipim com carne de sol, saiba que é possível fazer uma versão sem ingredientes de origem animal.

Para isso, você vai precisar substituir alguns ingredientes da receita original. A margarina pode ser trocada por óleo vegetal ou azeite.

O ovo pode ser substituído por uma colher de sopa de linhaça hidratada em três colheres de sopa de água.

A carne de sol pode ser substituída por carne de soja, de jaca, de cogumelos ou de outra proteína vegetal de sua preferência.

Os demais ingredientes e o modo de preparo são os mesmos da receita tradicional.

Quais são os benefícios da coxinha de aipim com carne de sol para a saúde?

A coxinha de aipim com carne de sol é um petisco delicioso, mas também pode trazer alguns benefícios para a saúde, se consumido com moderação.

O aipim é uma fonte de energia, que ajuda a manter o corpo ativo e a mente alerta. Ele também contém fibras, que auxiliam na digestão e no controle do colesterol.

A carne de sol é uma fonte de proteínas, que são essenciais para a formação e a manutenção dos músculos, dos ossos, da pele e do cabelo. Ela também contém ferro, que previne a anemia e fortalece o sistema imunológico.

Os temperos e os acompanhamentos da coxinha também podem trazer benefícios, como antioxidantes, vitaminas, minerais e sabor.

Como conservar e congelar a coxinha de aipim com carne de sol?

Se você fez coxinha de aipim com carne de sol e sobrou, ou se você quer fazer uma quantidade maior e guardar para outra ocasião, saiba que é possível conservar e congelar as coxinhas.

Para conservar, você deve colocar as coxinhas em um recipiente fechado e levar à geladeira por até três dias.

Para congelar, você deve colocar as coxinhas em uma assadeira, sem encostar uma na outra, e levar ao freezer por cerca de duas horas, até que elas fiquem firmes.

Depois, você deve transferir as coxinhas para um saco plástico ou um pote com tampa, e voltar ao freezer por até três meses.

Para descongelar, você deve levar as coxinhas direto do freezer para o óleo quente, sem deixar que elas descongelem antes.

Como fazer coxinha de aipim com carne de sol na airfryer?

Se você quer fazer coxinha de aipim com carne de sol, mas não quer fritar no óleo, uma alternativa é usar a airfryer, uma fritadeira elétrica que usa ar quente para cozinhar os alimentos.

Para isso, você deve seguir a receita normalmente, até o momento de modelar as coxinhas. Depois, você deve pincelar um pouco de óleo nas coxinhas, para que elas fiquem douradas e crocantes.

Em seguida, você deve colocar as coxinhas na cesta da airfryer, sem sobrepor, e programar a temperatura de 200°C e o tempo de 15 a 20 minutos, ou até que elas fiquem prontas.

Você pode virar as coxinhas na metade do tempo, para que elas fiquem uniformes.

Como fazer coxinha de aipim com carne de sol sem glúten?

Se você tem intolerância ou alergia ao glúten, ou simplesmente quer evitar esse ingrediente, saiba que é possível fazer coxinha de aipim com carne de sol sem glúten.

Para isso, você deve substituir a farinha de trigo da massa por uma farinha sem glúten, como a farinha de arroz, de milho, de amêndoas ou de aveia.

Você também deve substituir a farinha de trigo e a farinha de rosca para empanar por uma farinha sem glúten, como a farinha de arroz, de milho, de amêndoas ou de aveia.

Os demais ingredientes e o modo de preparo são os mesmos da receita original.

Como fazer coxinha de aipim com carne de sol fit?

Se você quer fazer coxinha de aipim com carne de sol, mas quer reduzir as calorias e as gorduras da receita, saiba que é possível fazer uma versão fit desse petisco.

Para isso, você deve fazer algumas alterações nos ingredientes e no modo de preparo. Você pode usar aipim cozido no vapor, em vez de na água, para preservar os nutrientes e evitar o excesso de umidade.

Você também pode usar carne de sol magra, sem gordura, e refogar com pouco óleo ou azeite. Além disso, você pode usar farinha integral, em vez de branca, para empanar as coxinhas, e assar no forno, em vez de fritar no óleo.

Assim, você vai ter uma coxinha de aipim com carne de sol mais saudável e nutritiva.

Coxinha de aipim com carne de sol: um sucesso garantido

Agora que você aprendeu como fazer coxinha de aipim com carne de sol, que tal experimentar essa receita na sua casa? Você vai ver como é fácil, rápido e prático de fazer esse petisco, que vai agradar a todos os paladares.

Você também pode variar o recheio, usando frango, queijo, presunto, camarão ou o que mais você quiser. O importante é usar a sua criatividade e o seu bom gosto.

Não se esqueça de compartilhar esse artigo com os seus amigos e familiares, e de deixar o seu comentário abaixo, contando o que você achou da coxinha de aipim com carne de sol.

E se você quer aprender mais receitas deliciosas e fáceis de fazer, clique no botão abaixo e confira as nossas dicas. Você não vai se arrepender! 😋

Veja também essas delicias:

5/5 - (2 votes)
Coxinha de Aipim com Carne de Sol, Petisco Irresistível, veja 11 dicas | Receitas e Dicas do Chef
Coxinha de Aipim com Carne de Sol

Coxinha de Aipim com Carne de Sol. Esse é um petisco delicioso e típico da culinária nordestina, que pode atrair muitos leitores interessados em

Palavras-chave: Coxinha de Aipim

Ingredientes da receita:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo