Cortar Alimentos com Glúten da Alimentação é Prejudicial e não Garante Perda de Peso
Cortar Alimentos com Glúten da Alimentação é Prejudicial e não Garante Perda de Peso. O glúten é apontado como grande vilão da perda de peso.
Na verdade, a perda de peso causada pela exclusão do glúten da alimentação vem da restrição nos alimentos ingeridos e a consequente redução na ingestão calórica diária, como afirma Aretha Magalhães, nutricionista da Equilibrium e consultora de Fortaleza, uma das principais marcas de massas e biscoitos do país.
Sumário do Conteúdo
Cortar Alimentos com Glúten da Alimentação é Prejudicial e não Garante Perda de Peso
“Ao retirar alimentos com glúten da dieta, a pessoa naturalmente vai consumir menos calorias, pois grande parte da alimentação natural é composta por estes alimentos”, explica Aretha. “Mas não é o glúten que causa ganho de peso e sim os acompanhamentos gordurosos e calóricos consumidos juntos que podem dificultar o emagrecimento”, reforça.
“Proteína presente em produtos feitos de trigo, como as massas, é proibida apenas para celíacos e para aqueles que sofrem de alergia e intolerância à substância.”
A nutricionista conta ainda que o glúten é uma proteína presente em cereais como trigo, centeio, cevada e aveia e nos alimentos feitos com esses cereais, como é o caso das massas. A restrição destes alimentos só é recomendada para quem tem intolerância, alergia ao trigo ou, ainda, aqueles que sofrem da Doença Celíaca.
“O glúten em si não engorda e não há nenhuma comprovação científica de que seja prejudicial para indivíduos não celíacos, ou que possuam alergia ou intolerância ao glúten”, diz Aretha.
Consumo de alimentos com glúten
O grande problema da dieta que proíbe o consumo de alimentos com glúten é a redução do carboidrato, presente nas massas, por exemplo. Os principais efeitos sentidos por quem restringe o consumo de carboidratos são cansaço, dor de cabeça, sonolência, fraqueza, falta de concentração, tontura e até desmaios.
Manter uma dieta balanceada, com quantidades adequadas de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais é essencial para o bom funcionamento do organismo. “Os carboidratos presentes nas massas são responsáveis em fornecer nutrientes energéticos necessários para o corpo realizar nossas atividades normais, como andar e trabalhar”, explica a nutricionista.
Consumir macarrão, na quantidade correta e com os acompanhamentos indicados, pode até contribuir na redução do peso. Isso acontece porque a massa combinada com proteínas magras, como peixe ou carne branca, proporciona uma saciedade mais prolongada.
Segundo Aretha, a quantidade ideal média recomendada para um adulto é de dois pegadores de massa (200 gramas do alimento cozido) numa refeição, sempre acompanhados de uma fonte de proteína grelhada, como carnes, frango ou peixe e legumes variados.
Doença Celíaca
Existem pessoas que sofrem de uma doença crônica na qual o organismo não tolera a ingestão de glúten. Estas pessoas conhecidas como celíacas realmente precisam cortar o consume dessa proteína da dieta Explica Aretha Magalhaes.
A nutricionista conta que um celíaco consome glúten, o corpo produz uma resposta inflamatória que destrói determinadas células do intestino. Ou seja, o corpo produz o corpo produz anticorpos para destruir as células do seu próprio corpo. Por isso ala e considerada uma doença autoimune como lúpus e diabete tipo1. Completa Aretha.
Segundo a organização Mundial de Gastroenterologia, uma a cada 200 pessoas sofre da doença celíaca.
O que é Glúten?
O glúten é um tipo de proteína que pode ser encontrada nos cereais como trigo, centeio ou cevada, que ajuda os alimentos a manter sua forma, atuando como uma espécie de cola, que garante uma maior flexibilidade e uma textura particular.
O glúten pode causar problemas de saúde em algumas pessoas que têm doença celíaca, alergia ao trigo ou sensibilidade ao glúten não celíaca, que podem apresentar sintomas como diarreia, dor abdominal, inchaço, perda de peso e má absorção de nutrientes.
Para essas pessoas, é recomendado evitar o consumo de alimentos que contêm glúten e optar por alimentos naturais e sem glúten, como frutas, vegetais, leguminosas, cereais sem glúten, tubérculos, proteínas animais e vegetais, doces sem farinha e gorduras saudáveis.
Alimentos com glúten, não faz mal para quem não tem essas condições, mas pode ser consumido com moderação e dentro de uma alimentação equilibrada e variada.
Sabor sem glúten: Mais de 100 receitas testadas e aprovadas.
Veja também:
Cortar Alimentos com Glúten da Alimentação é Prejudicial e não Garante Perda de Peso | Receitas e Dicas do Chef
Cortar Alimentos com Glúten da Alimentação é Prejudicial e não Garante Perda de Peso "Proteína presente em produtos feitos de trigo, como as
Palavras-chave: Alimentos com Glúten
Ingredientes da receita: