Nutrição e Saúde

Alimentação Saudável! Veja as 10 Dicas para Alimentar-se Bem!

Dicas para Alimentar-se Bem. A correria decorrente da rotina cheia de um dia a dia cada vez mais exigente tem influenciado muito na alimentação das pessoas. Com o objetivo de priorizar o tempo, muitos tem optado por uma alimentação mais prática, de rápido consumo e cada vez menos qualidades nutricionais. Isso tem colocado em risco a saúde desses indivíduos.

Com o objetivo de talvez compensar essa negligência alimentar, as academias de ginástica têm sido muito mais buscadas, assim como as dietas a base de suplementos ou métodos milagrosos. Nada disso, porém pode superar a saúde de uma alimentação balanceada e mais natural.

Alimentação Saudável! Veja as 10 Dicas para Alimentar-se Bem!

Muito mais comum hoje em dia, a preocupação e os cuidados com a saúde tem influenciado muito na dieta das pessoas, que tem procurado se alimentar melhor com mais dedicação. Na busca por uma saúde melhor, algumas dicas de como se alimentar com mais qualidade podem ser bem válidas.

Consuma alimentos variados e alimente-se bem

Uma dieta saudável é baseada, principalmente, no consumo de todos os tipos de alimentos de forma moderada, sem excessos ou limitações. Dessa forma, garante-se que o organismo humano receba todos os nutrientes que necessita, provenientes de todos os alimentos. Isso garante o bem-estar físico e mental, além de prevenir contra doenças graves futuramente.



Evite fritar os alimentos

No preparo de alimentos, deve-se procurar evitar as frituras. Ao fazer carnes, por exemplo, a melhor opção é utilizar grelhas, assá-las ou cozinhá-las. Também a fim de preservas as qualidades nutritivas dos alimentos, principalmente legumes, deve-se cozinhas com pouca água ou direto no vapor.

Utilize menos sal nas refeições

O sódio proveniente do sal causa o aumento de riscos de pressão alta. Para temperos, o recomendado é utilizar alternativas como limão e ervas.

Diminua a quantidade de açúcar

O açúcar refinado e os demais tipos em alimentos como doces, balas e bombons e bebidas tais como refrigerantes já são muito conhecidos por causar o ganho de peso, não tem propriedades nutritivas e causa diversas doenças de risco. O cuidado com alimentos que contenham açúcar sem conhecimento do consumidor deve ser redobrado.

Beba bastante líquido

Água e sucos naturais não essenciais para qualquer dieta saudável. No dia a dia é importante sempre levar uma garrafa de água para garantir de pelo menos dois litros de água, a quantidade diária recomenda.

Em sucos, deve-se evitar o suco de açúcar, preferindo o sabor natural do suco ou diminuindo a quantidade do adoçante. No momento das refeições, é importante evitar ingerir líquidos, pois podem causar problemas na digestão.

Procure consumir fibras

Frutas, raízes, sementes, legumes, folhas e cereais são fontes muito ricas em fibras. Vitaminas também são essenciais, sendo muito importante a vitamina C para a saúde do corpo.

Alimentos de época também contribuem para uma alimentação saudável pois geralmente possuem quantidade menores de agrotóxicos do que o restante dos alimentos comercializados, além de serem mais agradáveis para o bolso do consumidor.

Evite alimentos industrializados

Uma má alimentação é fruto principalmente de alimentos industrializados, cheios de conservantes e substâncias, em sua maioria, prejudiciais ao organismo. Uma alimentação saudável deve consistir em alimentos frescos e naturais, havendo mais dedicação e cuidado no preparo.

Tenha sempre uma alimentação diversificada

A dieta deve ser diversificada para ganhos mais otimizados. Alimentos de origem vegetal são excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais. Já os alimentos de origem animal, como carne e ovos, são boas fontes de proteínas. Os laticínios, em especial o leite, são a principal fonte de cálcio.

Claro que quem tem intolerância e alergias precisa seguir restrições. No entanto é comum pessoas retirarem algum nutriente, a exemplo do glúten, com o objetivo de emagrecer. Isso não costuma trazer resultados duráveis.

De modo geral, as refeições devem abranger todos os grupos alimentares, pois nenhum alimento sozinho proporciona tudo que o organismo precisa. Caso a pessoa queira fazer mudanças ou restringir certos alimentos é aconselhável procurar um nutricionista para uma orientação nutricional individual.

Mantenha sempre a hidratação

A água é indispensável para o bom funcionamento do corpo. Ela mantém a hidratação, auxilia na regulação da temperatura corporal, ajuda no funcionamento intestinal e favorece diversos processos fisiológicos. Já o baixo consumo pode levar à desidratação e até prejudicar a regulação hormonal.



A recomendação, para a maioria das pessoas, é de ingerir 35ml por quilo corporal, o que dá uma média de 2 litros para um adulto. No entanto, as necessidades podem ser diferentes, de acordo, por exemplo, com o clima da cidade e a prática de atividades físicas.

Veja também:

5/5 - (8 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo