Faça essa Deliciosa Torta de Sericaia
Essa receita de Torta de Sericaia pode se uma ótima pedida, para a próxima reunião de amigos, ou numa festa na escola. Sobre a origem oriental, diz a lenda que a sericaia é uma receita mais remota e teria tido a sua origem em Malaca, trazida pelo copeiro de D. Constantino de Bragança.
Independente da origem, o mais importante é que o toque de canela e a textura fofa fazem deste doce uma verdadeira delícia. No entanto, o segredo dele, mais do que os ingredientes utilizados, é a forma de colocá-lo no prato (que dever de barro ou estanho), ou seja, às colheradas desencontradas!
Faça essa delicia Torta de Sericaia
Sericaia, ou sericá, é um doce tipicamente alentejano cuja receita é de origem duvidosa. Não existe consenso sobre sua origem. Encontram-se referências a origens indianas, brasileiras e portuguesas. Na obra “Gastronomia e Vinhos do Alentejo”.
Confira a nossa receita da Torta de Sericaia e deixe sua opinião.
Ingredientes:
12 Ovos, separadas as claras das gemas
1 Litro de leite
500g De açúcar
90g De farinha
Casca de um limão
1 Canela em pau
1 Colher (chá) de sal
Canela em pó a gosto
Modo de preparo da Torta de Sericaia
Preaqueça o forno a 225º C.
Em uma panela, ferva o leite com a casca do limão, o pau de canela e o sal.
Retire do fogo e deixe amornar.
Bata muito bem as gemas com o açúcar até que a mistura fique bem cremosa. Reserve.
Em seguida, dissolva a farinha, aos poucos, no leite morno, junte o creme de gemas e açúcar, leve novamente ao fogo baixo e vá mexendo bem até engrossar.
Desligue o fogo, tire a casca do limão e o pau de canela e deixe amornar.
Bata as claras em neve, na batedeira, em velocidade média, até que fiquem em ponto de picos altos (para saber se estão no ponto, vire a tigela de cabeça para baixo e as claras não podem cair).
Incorpore-as com cuidado ao creme preparado anteriormente.
Leve ao forno um prato de barro, fundo e largo, para aquecer.
Uma vez aquecido, espalhe o creme sobre ele em colheradas desencontradas (uma colherada no sentido do centro para as bordas do prato e a outra atravessada).
Polvilhe bastante canela em pó e leve para assar por cerca de 1 hora.
Para saber se está no ponto, faça o teste do palito: se ele sair seco ao colocá-lo no centro do prato, a sericaia está pronta.
É normal que a Torta de Sericaia apresente “rachaduras” após estar assada.
Veja também:
Faça essa Deliciosa Torta de Sericaia | Receitas e Dicas do Chef
Essa receita de Torta de Sericaia pode se uma ótima pedida, para a próxima reunião de amigos, ou numa festa na escola. Sobre a origem oriental, diz a lenda que
Ingredientes da receita: