Como fazer Coxinha de Farofa da Lapa
Como fazer Coxinha de Farofa da Lapa. Um prato com muita história, típico lapeano, patrimônio imaterial, que encanta todos os paladares dos turistas que na Lapa chegam.
Conhecida como uma iguaria tipicamente lapeana, a coxinha de farofa ainda divide opiniões quanto a preferência dos lapeanos em relação a sua maior rival, a coxinha de massa. Já entre turistas, o interesse pela novidade faz da coxinha “enroladinha” a mais procurada.
Como fazer Coxinha de Farofa da Lapa
Há mais de 70 anos uma coxinha inventada na Lapa, feita com massa de pastel e recheada com farofa de frango, vem conquistando o paladar de quem a experimenta. A iguaria surgiu quase por acaso, para aproveitar sobras, e aos poucos foi ganhando fama.
Segundo dizem, a coxinha de farofa surgiu no final dos anos 1940, numa festa dedicada a São Benedito. Como sobravam massa de pastel e um recheio de frango à base de farinha de milho, Maria da Gloria Kuss decidiu juntar tudo num salgado em formato de coxinha. Foi um sucesso.
Coxinha de farofa
Ingredientes
2 Kg de frango desfiado
1 Cebolas
4 Tomates (Bem Maduros)
800g de farinha de milho
Massa pronta de pastel
Cheiro Verde
Modo de Preparo da Coxinha de Farofa
Comece ralando a cebola e o tomate pra fazer o molho e coloque na panela.
Coe o caldo que sobrou do cozimento do frango e jogue no molho.
Coloque o frango desfiado no molho.
Após ferver bem, adicione a farinha.
No fim, adicione o cheiro verde.
Corte em tiras a massa de pastel.
Enrole a massa de pastel, cortada em tiras, no recheio. (A massa deve estar quente e o cozinheiro deve estar com a mão molhada pra facilitar o enrolamento e não queimar a mão).
Após a massa estar enrolada no recheio, coloque em óleo quente, frite a coxinha e saboreie-se.
Veja também: