Tortas

Receita de Cheesecake com Cobertura de Geleia de Cassis

Cheesecake com Cobertura de Geleia de Cassis. O cassis traz proteção natural para o organismo. É muito utilizado em receitas na forma de licor, doces, geleias entre outras receitas maravilhosas.

A cobertura fiz com geleia de cassis. Misturei o cream cheese com ricota e o recheio ficou superleve, suave, nada enjoativo. Se quiser que fique mais cremoso, aumente a quantidade de cream cheese e diminua a de ricota.

Mas o cassis é fruto muito poderoso em antioxidante trazendo benefícios principalmente para a visão. Sendo ele também rico em ômega 3, 6, e 9 da qual melhora a saúde dos olhos e auxilia no tratamento de doenças oculares. Ajuda também na remoção dos radicais livres da retina e ameniza a fadiga da visão noturna.

É um fruto tão poderoso que tem um elevado teor antioxidante que é ideal para aqueles que sofrem de artrite ou dores nas juntas, e o cassis foi considerado um anti-inflamatório natural que melhora a fadiga muscular e pressão arterial.

É um poderoso probiótico que incita a produção de bactérias benéficas ao organismo, mas atua no controle do tempo do trânsito intestinal e redução do risco de osteoporose.

Receita de Cheesecake com Cobertura de Geleia de Cassis

Ingredientes:

Para a crosta:

1 3/4 xícaras de biscoito maisena ou maria, esfarelado

3 colheres de sopa de açúcar

1 pitada de sal

4 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida

Para o recheio:

450g de cream cheese, em temperatura ambiente

450g de ricota

1 1/3 xícaras de açúcar

1/2 colher de chá de sal

2 colheres de chá de extrato de baunilha

4 ovos grandes, em temperatura ambiente

1 1/3 xícara de creme de leite

Modo de preparo do Cheesecake com Cobertura de Geleia de Cassis

Unte com manteiga uma forma de 25 cm de diâmetro com 7 cm de altura (se a altura for menor vai sobrar recheio).

Misture o biscoito esfarelado, o açúcar e o sal numa vasilha média. Coloque a manteiga derretida na vasilha e misture com os dedos até que os ingredientes secos fiquem uniformemente úmidos.

Vire os ingredientes na forma e use os dedos para formar uma camada uniforme no fundo e uma borda. Coloque a forma no freezer enquanto o forno é pré-aquecido.

Com o forno pré-aquecido em 180ºC, coloque a forma sobre uma assadeira e leve ao forno com a grelha em posição central. Asse por 10 minutos. Deixe a crosta esfriar numa grelha enquanto é feito o recheio.

Reduza a temperatura do forno para 160ºC.

Para o recheio do Cheesecake com Cobertura de Geleia de Cassis

Com a batedeira em velocidade média, bata o cream cheese até ficar cremoso, por aproximadamente 4 minutos.

Depois acrescente a ricota passada no processador. Com a batedeira ligada, adicione o açúcar e o sal e continue batendo por mais 4 minutos, até a mistura ficar leve. Coloque a baunilha.

Adicione os ovos, um a um, batendo por um minuto até cada adição para se ter uma massa bem aerada. Reduza a velocidade para baixa e acrescente o creme de leite.

Dê uma mexida no recheio com uma espátula de borracha, para garantir que tudo ficou bem misturado e depois o coloque na forma.

Asse o cheesecake por 1 hora e 30 minutos, até o ponto em que a parte de cima ficará dourada e talvez craquelada e o recheio tenha crescido para um pouco acima da forma.

Desligue o forno e deixe a porta aberta segurada com uma colher de pau. Deixe o cheesecake lá por mais 1 hora.

Retire o cheesecake do forno e deixe-o esfriar em temperatura ambiente.

Quando estiver frio, cubra o Cheesecake com Cobertura de Geleia de Cassis delicadamente e deixe na geladeira por 4 horas ou de um dia para o outro.

Dicas

Para facilitar a remoção da forma, esquente suas bordas com um secador de cabelos. Para cortar o cheesecake, utilize uma faca aquecida. O cheesecake dura 1 semana na geladeira ou 2 meses no freezer. Descongele-o na geladeira, de um dia para o outro.

Coloque por cima do recheio e leve à geladeira.

Essa torta fica um absurdo de gostosa, o recheio é superleve e contrasta com o azedinho da geleia de cassis.

Não deixe de fazer o cheesecake por não ter a geleia de cassis, acho que também ficaria bom com uma geleia de amora, cereja, morango… Ah, as nozes são um up no recheio, mas se não tiver eu acho que não vai interferir negativamente! Improvise!

Foto: esperimentosnacozinha.blogspot

Veja Também:

5/5 - (11 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo