Nutrição e Saúde

Água Fonte de Vida e Saúde, conheça os 11 tipos de água mineral

Água Fonte de Vida e Saúde. Apesar de todos concordarem com a importância da agua, muitos resistem em não bebê-la na quantidade adequada. Já mencionamos vários alimentos e nutrientes que trazem benefícios ao nosso corpo, porém ainda não discorri sobre algo essencial à existência: a água fonte de vida.

Não dá nem para ter duvidas que é o liquido mais recomendado, visto que não possui calorias e nem contra indicações, sem falar que faz um bem enorme. E porque apesar de tudo  isso muitos ainda resistem em não bebe-la com frequência?

Água Fonte de Vida importância para o nosso organismo

O objetivo deste artigo é fazer você refletir sobre a importância deste liquido para o organismo e chegar à conclusão que não dá para ter saúde sem o seu consumo diário.

A ciência já provou que a água constitui algo em torno de 70% do nosso peso corporal e está presente na saliva, no suor, nas lágrimas, nas secreções e fluidos corporais – como o suco pancreático, a bile, a urina, as fezes e em todas as estruturas do nosso organismo.

Somos totalmente dependentes da água

Ou seja, somos totalmente dependentes desse líquido, já que desde as funções mais simples, como a transpiração, até as mais complexas, como o raciocínio, precisam de água, já que, sem ela, o celebro e incapaz de funcionar ou mesmo manter-se vivo.

Além  do mais, diariamente perdemos uma grande quantidade de água, sendo necessário repô-la através de sua ingestão in natura ou pro meio de outros líquidos e alimentos.

Água Fonte de Vida para adultos

De acordo com o Instituto de Medicina, a recomendação diária de água para adultos é de 3,7 litros para os sexo masculino e 2,7 litros para o feminino.

De acordo com o Instituto de Medicina, a recomendação diária de água fonte de vida para adultos é de 3,7 litros para os sexo masculino e 2,7 litros para o feminino, incluindo a quantidade total, presente em outros bebidas ingeridas e aquela contida nos alimentos.

Esses valores, naturalmente, podem variar segundo o gênero, a idade, o estilo de vida do indivíduo e a temperatura ambiente.

Porque as crianças sentem mais sede

Em relação à faixa etária, as crianças possuem mais água corpórea no organismo do que os adultos; sentem mais sede por serem muito ativas e vulneráveis  às suas variações, tornando-se assim mais suscetíveis a circunstanciais que levam a uma severa perda de liquido como as causadas por diarreia, vômitos e desidratação.

Idosos tem menor reversa hídrica

Quanto aos idosos, eles possuem menor reserva hídrica, mas também percebem menos a falta de água em seu corpo, o que os tornam um grupo de risco para a desidratação, o que ocorre  a perda de 2% a 3% do peso corpóreo, causando sintomas como fadiga, dores de cabeça, irritabilidade, diminuição do estado de alerta.

Caso a perda alcance 10% do peso do indivíduo, pode levar à morte.

A água deve ser consumida ao longo do dia

A água fonte de vida, deve ser consumida ao longo do dia, e particularmente, logo ao acordar, antes de dormir, durante e depois das atividades físicas.

Por outro lado, consumir agua fonte de vida ou qualquer outro liquido no decorrer de refeições como almoço ou jantar prejudica a digestão e a absorção dos nutrientes, pois provoca a diluição de suco gástrico.

Já a ingestão de liquido 30 minutos antes das grandes refeições reduz a quantidade de energia ingerida, por diminuir o apetite. Alguns trabalhos relatam possíveis benefícios do consumo de água para a manutenção do peso, como o aumento da taxa metabólica basal, o que deixaria o metabolismo mais acelerado.

Portanto, fica a recomendação básica: Beba sempre água fonte de vida!

Água Fonte de Vida
Água Fonte de Vida

Tipos de água mineral e seus benefícios

1 – Sulfurosa: Indicada para problemas articulares, do aparelho digestivo e doenças, sinais e manchas de pele. É também cicatrizante.

2 – Ferruginosa: Ajuda a combater a anemia e estimula o apetite. É indicada também para a parasitose.

3 – Carbogasosa: Eficaz contra a hipertensão arterial e repõe energia. É também diurética e digestiva.

4 – Radioativa: Ajuda a dissolver cálculos renais, favorece a digestão, alivia cólicas estomacais e intestinais. Também atua como calmante.

5 – Alcalina-bicabornatada: É digestiva e diurética. Também auxilia no tratamento de úlceras e esofagite.

6 – Magnesiana: Laxante, contribui para o bom funcionamento do estômago e do intestino. Em excesso pode provocar diarreia.

7 – Carbônica: Reduz o apetite e auxilia na hidratação da pele.

8 – Iodetada: Apropriada para inflamações de faringe, insuficiência da tireoide, reumatismo e problemas no fígado e nos rins.

9 – Litinada: Auxilia na depuração do ácido úrico. Também é calmante devido ao efeito sedativo do lítio.

10 – Alcalino-terrosa cálcica: Ajuda a repor deficiências de cálcio no corpo.

11 – Cloretadas: Indicadas para moléstias gastrointestinais e gastrites.

Veja também:

Lívia Hipólito Cardoso Brant Nutricionista pós-graduação em Nutrição Clínica, Mestre em Ciências Médicas

5/5 - (5 votes)
Água Fonte de Vida e Saúde, conheça os 11 tipos de água mineral | Receitas e Dicas do Chef
Agua Fonte de Vida

Água Fonte de Vida e Saúde. Apesar de todos concordarem com a importância da agua, muitos resistem em não bebê-la na quantidade adequada. já mencionamos

Ingredientes da receita:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo