Sobremesas

Como fazer Sorvete de Creme com Baunilha

Sorvete de Creme com Baunilha. É um sorvete um pouco trabalhoso de fazer, mas o trabalho é recompensado por uma cremosidade sem igual e um incrível sabor natural de baunilha.

Como fazer Sorvete de Creme com Baunilha

Ingredientes:

1 xícara (250ml) de leite integral

Uma pitada de sal

3/4 xícara (150g) de açúcar

1 fava de baunilha, cortada no sentido do comprimento

2 xícaras (500ml) de creme de leite (eu usei de caixinha)

5 gemas grandes

1 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de preparo do Sorvete de Creme com Baunilha

Aqueça o leite, o sal e o açúcar em uma panela ou leiteira. Raspe as sementes da fava de baunilha sobre o leite, em seguida mergulhe a fava no leite. Tire do fogo, tampe e deixe descansar por uma hora.

Enquanto isso, prepare um “banho de gelo”, colocando uma tigela de2 litrosde capacidade dentro de uma tigela maior, contendo gelo e água gelada (eu só usei gelo). Coloque o creme de leite dentro da tigela menor e reserve.

Em outra tigela, bata as gemas ligeiramente. Reaqueça o leite e derrame um pouco sobre as gemas, batendo sem parar. Misture as gemas com leite ao resto do leite com baunilha na panela.

Cozinhe em fogo baixo, mexendo sem parar e raspando o fundo da panela com uma colher de pau, até engrossar o suficiente para cobrir as costas da colher. A fava de baunilha continua lá dentro!

Coloque uma peneira sobre a tigela do creme de leite e peneire o creme de gemas sobre ele. Misture sobre o gelo até esfriar (isso leva poucos minutos), adicione o extrato de baunilha e leve à geladeira de um dia para o outro.

Retire a fava de baunilha e coloque o creme na sorveteira, seguindo a orientação do fabricante. O meu sorvete ficou pronto em 25 minutos.

Rende pouco mais de 1 litro de Sorvete de Creme com Baunilha.

Dicas do Chef:

A fava de baunilha pode ser lavada e seca, e depois guardada dentro de um pote com açúcar. Esse açúcar baunilhado pode ser usado em outras receitas e também em novas receitas de sorvete.

O que é baunilha?

Baunilha é uma especiaria usada como aromatizante, que é obtida de orquídeas do gênero Vanilla, originárias do México. Ela tem um sabor delicado e intenso, que realça o sabor das receitas doces em que é utilizada. A baunilha pode ser encontrada em diferentes formas: fava, extrato ou essência.

A fava de baunilha é a baga com sementes da orquídea baunilha, que tem um perfume delicioso. Para usá-la, é preciso raspar as sementes e misturá-las à receita. O extrato de baunilha é obtido a partir da imersão da fava picada em uma bebida alcoólica por seis meses, para extrair todo o sabor da baunilha.

O extrato pode ser misturado ao leite para umedecer bolos ou pudins. A essência de baunilha é um produto sintético e mais barato, que serve para aromatizar qualquer receita doce.

A baunilha é considerada a segunda especiaria mais cara do mundo, pois o seu cultivo e processamento são demorados e trabalhosos. Ela foi levada para a Europa junto com o chocolate na década de 1520, pelo espanhol Hernán Cortés, que chegou ao México e conheceu a especiaria cultivada pelos povos mesoamericanos pré-colombianos.

Veja também:

5/5 - (9 votes)
Como fazer Sorvete de Creme com Baunilha | Receitas e Dicas do Chef
Sorvete de Creme com Baunilha

Sorvete de Creme com Baunilha. É um sorvete um pouco trabalhoso de fazer, mas o trabalho é recompensado por uma cremosidade sem igual e

Palavras-chave: Sorvete de Creme com Baunilha

Ingredientes da receita:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo