Dicas de Cozinha

Frutas Cristalizadas: O que são e como preparar em casa veja as 4 dicas para uso em receitas

As Frutas Cristalizadas são uma verdadeira paixão para alguns: uma técnica de conservação milenar que também pode ser reproduzida em casa. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre frutas cristalizadas: de onde vêm, em que consiste o doce e como fazer em casa.

Há quem os ame, há quem os odeie: falamos de fruta cristalizada, cruz e delícia dos entusiastas do panetone, que aqui se dividem em duas facções bem definidas.

Frutas Cristalizadas: O que são e como preparar em casa veja as 4 dicas para uso em receitas

A fruta é o resultado do adoçamento, uma técnica de preservação muito antiga: a palavra, na verdade, deriva do árabe qandat, que por sua vez é uma transcrição da palavra sânscrita khandakah, ou seja, “açúcar”.

Mas o que exatamente são frutas cristalizadas? E em que consiste o processo de confeitaria? É possível fazer em casa? Vamos então responder a estas e muitas outras questões sobre as frutas cristalizadas: veja de onde vêm as frutas cristalizadas, como são feitas e como as fazer em casa.

O que as frutas cristalizadas e de onde vem?

A confeitaria é uma técnica de conservação, como já foi referido, com origens muito antigas: o principal objeto da confeitaria é a fruta à qual, durante este processo, retira-se uma parte da água e adiciona-se açúcar (aumentando-o até 70%).

Para este processo é tradicionalmente utilizado o açúcar de beterraba, mas também são permitidos outros tipos de açúcar, bem como o mel, com o qual são produzidos os melhores doces. Além disso, na Itália ainda existem preparações de altíssima qualidade em que a fruta é cristalizada e conservada em mosto cozido.

Diríamos, um método cujas origens quase se perdem no tempo: há vestígios de conservação com açúcares já na cultura chinesa antiga. Até os romanos usavam essa técnica para conservar não só frutas e legumes, mas também peixes.

Naturalmente, devemos os modernos métodos de confeitaria aos árabes que, principalmente por ocasião dos casamentos, costumavam conservar frutas cítricas, vários tipos de frutas e pétalas de rosa cristalizadas em calda.

Frutas cristalizadas: 4 dicas para uso em receitas.

Você sabe como usar frutas cristalizadas na culinária?

Esses alimentos são mais versáteis do que você imagina e podem incrementar uma receita clássica. Elas podem ser usadas como parte de recheios e também como cobertura de pães e bolos. Se quiser saber como incorporar frutas cristalizadas em suas receitas, considere estas quatro dicas!

1. As frutas cristalizadas podem ser usadas em bolos e tortas

Você está sem ingredientes em casa para um bolo particularmente elaborado, mas também não quer se limitar a um simples pão de ló?

Também é uma ótima maneira de incrementar a receita. Para o bolo de frutas cristalizadas, tudo o que você precisa fazer é incorporá-las à massa antes de colocá-las na forma, para que elas sirvam como uma espécie de recheio rápido e fácil para o bolo.

Outra opção é adicionar as frutas à massa depois que ela for colocada na fôrma. Dessa forma, as frutas secas não ficam no meio do bolo, mas em cima, o que não só torna a receita mais saborosa, mas também faz com que o bolo fique mais bonito.

2. Use nozes cristalizadas para rechear pães e rosquinhas

As frutas também são ótimas para rechear pães e rosquinhas. Você pode optar por receitas simples de pão caseiro, usando apenas as frutas secas para o recheio, ou experimentar um recheio mais elaborado.

As castanhas combinam bem com frutas cristalizadas e também são uma boa alternativa para deixar sua receita mais crocante.

Está fazendo uma receita de pão doce? A clássica cobertura cremosa de pães doces – cujos ingredientes principais são leite condensado, leite e leite de coco – é uma boa combinação com nozes.

3. Faça seu panetone caseiro com frutas cristalizadas

O Natal está chegando e, nessa época, muitas pessoas gostam de experimentar receitas caseiras de pratos clássicos natalinos. Que tal comprar frutas cristalizadas para fazer panetone caseiro?

O bom de fazer você mesmo esse prato clássico é que você pode determinar a quantidade de recheio e também usar frutas secas para a cobertura.

Suas receitas de pães e bolos, a cobertura e o recheio do panetone com frutas cristalizadas, podem ficar ainda mais deliciosos com a adição de cremes ou caldas. Deixe sua imaginação correr solta e crie combinações que você e sua família irão gostar.

4. Faça uma barra de granola caseira com frutas cristalizadas

Se estiver tentando levar um estilo de vida mais saudável, as frutas cristalizadas também podem ser suas aliadas na cozinha. Elas são uma ótima opção para receitas de barras de granola caseiras.

Basta misturar as frutas finamente picadas com a granola e usar um ingrediente cremoso ou líquido, como mel ou manteiga de amendoim, para dar liga.

Você também pode misturar frutas cristalizadas com aveia em flocos e mistura para trilha para fazer uma barra de granola se não tiver granola à mão.

Barras de granola caseiras são saudáveis e convenientes e são um ótimo lanche diário rápido. Para facilitar a rotina, você pode fazer várias de cada vez e guardá-las na geladeira para usar durante a semana.

Receita de Bolo de Nozes com frutas cristalizadas

Bolo de Nozes com frutas cristalizadas

Confira abaixo como fazer

Ingredientes do bolo de nozes

Três ovos

½ xícara (chá) de óleo

Uma xícara (chá) de leite

1 xícara (chá) de açúcar

Duas xícaras (chá) de farinha de trigo

Uma colher (sopa) de essência de baunilha

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 pitada de sal

Recheio

50g de uva passas brancas

30g de nozes

50g de uva passas escuras

50g de frutas cristalizadas

Uma maçã media picada

raspas de 1 limão

1 colher (chá) de suco de limão

1 colher (sopa) de farinha de trigo

Glace

Quatro xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

Leite até o ponto

Nozes a gosto

Frutas cristalizadas a gosto

Modo de preparo Bolo de Nozes com frutas cristalizadas

Primeiramente, em uma vasilha coloque a maçã, as raspas e o suco do limão, misture muito bem.

Em seguida, coloque a uva passa branca e a uva passa escura, as nozes e as frutas cristalizadas, misture novamente.

Logo depois, junte a farinha de trigo e misture até ficar incorporado, reserve.

A seguir, em uma tigela coloque a farinha de trigo, o fermento e o sal, mexa e reserve.

Logo após, em um liquidificador coloque os ovos, o óleo e o açúcar, bata tudo por cerca 3 minutos até obter um creme clarinho.

Então acrescente o leite e bata mais um pouco. Feito isso, transfira a mistura para a tigela com a farinha e mexa até ficar uma massa homogênea.

Logo depois, coloque a essência baunilha e com fouet misture até incorporar completamente.

Logo após, despeje metade da massa numa forma de bolo inglês untada e enfarinhada.

Em seguida, coloque um pouco do recheio reservado e finalize com o restante da massa, deixando bem uniforme.

Então leve para assar no forno preaquecido a 180°C por cerca de 45 minutos, desligue e deixe amornar.

Enquanto isso, em uma vasilha coloque o açúcar de confeiteiro e o leite aos poucos, mexa até obter um glacê fluido e homogêneo, depois leve para o micro-ondas por 15 segundos.

Por fim, desenforme o bolo e coloque o glacê em cima do bolo, decore com as nozes e as frutas a gosto. Sirva em seguida.

Adquire sua fruta cristalizada aqui:

Veja também:

4.5/5 - (6 votes)
Frutas Cristalizadas: O que são e como preparar em casa veja as 4 dicas para uso em receitas | Receitas e Dicas do Chef
Frutas Cristalizadas

As Frutas Cristalizadas são uma verdadeira paixão para alguns: uma técnica de conservação milenar que também pode ser reproduzida em casa

Palavras-chave: Frutas Cristalizadas

Ingredientes da receita:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo