Vegana & Vegetariana

O Que é um Vegano e o Que Ele Não Come

O Que é um Vegano e o Que Ele Não Come. A confusão entre veganos e vegetarianos é comum, mas as diferenças chegam a ser gritantes. A dieta dos seguidores do veganismo é muito – mas muito – mais restritiva do que a dos vegetarianos.

Conheça a diferença entre os dois e saiba mais sobre eles, que se dão bem com uma saladinha de uma forma como a maioria de nós gostaria. Saiba também o que consta ou não nos cardápios diários destas pessoas.

O Que é um Vegano e o Que Ele Não Come

Vegetariano

A escolha por ser vegetariano, nem sempre, é por questões ideológicas. Alguns vegetarianos não consomem carne por questão de saúde ou mesmo religião. Alergia à proteína da carne é um dos motivos que leva a essa resolução.

O vegetariano não consome carne, mas come derivados e produtos de origem animal, como leite, queijo, ovos, etc.

Os adeptos que escolhem a prática por questões de direitos animais sofrem críticas de grupos vegans, que apontam a prática como uma militância pela metade, já que consumir produtos de origem animal dá respaldo para o funcionamento da indústria de laticínios, lã, ovos, couro, etc.

Entrar para as fileiras dos veganos é uma escolha que requer força de vontade e – por que não? – física também. Saiba mais a seguir.

O que é um vegano?

O vegan ou vegano – ambos os termos são usados frequentemente – estão “nesse mundo” por escolha, diferentemente de grande parte dos vegetarianos. Os veganos optam por evitar qualquer tipo de alimento ou produto que tenha origem animal por questões ideológicas.

A exploração animal indevida e desnecessária é a base para as ações pessoais deles. O amor pelos animais e a luta por seus direitos são os motores dessas pessoas, que precisam de uma força que a maioria de nós não entende.

Pare para analisar: ao seu redor, dentro de sua casa, no trabalho, nas ruas, a quantidade de itens de origem animal é incontável. Imagine escolher viver sem nada disso!

Além da comida em si, os veganos não usam roupas de couro, lã, seda e não consomem mel. Evitam usar produtos e remédios que tenham sido testados em animais – que são muitos. Eles não visitam zoológicos e circos.

Abrir mão de tudo isso traz consequências. Algumas necessidades nutricionais são afetadas pela dieta extremamente restritiva.

Necessidades nutricionais dos veganos

Quem decide se tornar vegan precisa, inicialmente, procurar um médico e fazer alguns exames, pois há a possibilidade de haver alguma necessidade nutricional ou alergia que serão descobertas apenas por especialistas.

Quem já é letrado no assunto, afirma que todas as necessidades nutricionais humanas podem ser supridas em uma dieta vegana, mas não custa nada procurar um profissional antes de abraçar a causa.

O que o veganismo restringe?

A lista de itens que os veganos evitam é extensa. Confira:

Sacolinhas de mercado

Já está assustado? Pois é! As sacolas que todos usamos têm na sua composição a gordura animal, que é necessária para mudar a textura dos sacos plásticos.

Amaciante

Nem todos, no caso. Apenas são evitados os amaciantes que um tipo de amônia que é extraída de cavalos, ovelhas ou vacas.

Produtos com sabor de morango

Esses itens são coloridos com corante carmim, que é feito com um inseto, a cochonilha.

E tem mais:

Os veganos não consomem cervejas e vinhos, molho inglês, fogos de artifício, pasta de dentes (que tem glicerina animal), misturas para bolos ou pudins, açúcar, pneus, chocolate, xampus e condicionadores, biscoitos, chiclete e gelatina.

O que come um vegano?

“Os veganos/vegetarianos só comem alface”. Mentira. Este mito é muitas vezes associado a estes dois tipos de alimentação, mas, fique a saber, que a dieta de base vegetal pode ter tanta variedade e sabor como qualquer outro tipo de regime alimentar.

Desde adaptações das receitas mais tradicionais portuguesas – como feijoadas, “bacalhau” com natas ou à Brás e até cheesecake – a pratos que já são originalmente feitos apenas com ingredientes vegetais, como falafel, açorda alentejana (sem ovo, claro) ou peixinhos da horta. Uma dieta vegana pode ser muito rica e inclui todos os tipos de:

  • Fruta
  • Legumes
  • Leguminosas
  • Frutos secos
  • Cereais
  • Sementes

A partir daqui, utilizando estes grupos alimentares como base, as possibilidades são inúmeras: hambúrgueres de leguminosas, pizzas veggie, húmus, guacamole, pratos à base de massa… Em vez de leite existem inúmeras possibilidades de bebidas vegetais (por exemplo, de amêndoa, aveia, coco, avelã, aveia, arroz).

Já para fazer o lugar do mel, existem vários xaropes, como o de agave. Mas, atenção, além do certificado “vegan” existem outros aspectos a ter em conta quando optamos por produtos de origem vegetal, é importante verificar o rótulo e tentar perceber quais os ingredientes presentes e o seu aporte nutricional (podendo também consultar um nutricionista).

Hoje em dia já há tantas opções que as escolhas também passam por uma questão de sabor e preferência pessoal.

Baixe aqui sua receita vegana.  Divina Alquimia: Receitas Veganas

Deixe seu comentário e assine nosso feed para receber  nossas dicas grátis em seu e-mail.

Veja também:

5/5 - (3 votes)
O Que é um Vegano e o Que Ele Não Come | Receitas e Dicas do Chef
O Que e um Vegano

O Que é um Vegano e o Que Ele Não Come. A confusão entre veganos e vegetarianos é comum, mas as diferenças chegam a ser gritantes. A dieta dos seguidores

Ingredientes da receita:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo