Lancheira Saudável Criança Feliz

Lancheira Saudável Criança Feliz

A nutricionista Karin Paciulo em parceria com o Namu Cursos dá dicas de como montar uma lancheira equilibrada e garantir a saúde e alegria dos pequenos

Por fazer parte da rotina das crianças, o lanche escolar precisa de um cuidado especial. Na hora da sua preparação, carinho e criatividade são necessários para evitar cair nas armadilhas dos produtos industrializados. Segundo a nutricionista Karin Paciulo, professora do Namu Cursos (www.namucursos.com.br), primeira plataforma de cursos online voltada para uma vida equilibrada, uma lancheira saudável e bem preparada fornece a energia necessária para que as crianças possam estudar e brincar, além de ser fundamental para seu desenvolvimento. “Escolher os alimentos certos e fazer as combinações adequadas garantem os nutrientes, vitaminas e sais minerais essenciais para o bom desenvolvimento dos órgãos e do sistema imunológico”, diz Karin.

Mas, muitas vezes, a falta de tempo nos impede de montar a lancheira ideal, não é mesmo?

Veja as dicas da Lancheira Saudável Criança Feliz

Confira algumas dicas da Karin aqui:

– Para uma lancheira completa, coloque uma fonte de carboidrato (mandioca, barrinha de cereal, pão caseiro, frutas), de proteína (queijos, carnes e ovos) e outra de micronutrientes presentes nas verduras, legumes e frutas. “O carboidrato garante a energia necessária para as atividades diárias, já a proteína fornece os aminoácidos essenciais para o desenvolvimento estrutural e cognitivo da criança”, diz Karin. “Por último, os micronutrientes são ricos em vitaminas e sais minerais responsáveis pelo bom funcionamento dos órgãos e pelo desenvolvimento do sistema imunológico”, completa ela.

– Otimize seu tempo. Prepare os alimentos com antecedência e congele-os. Segundo a nutricionista a maioria deles é possível resfriar ou congelar sem perder seus nutrientes essenciais. “Mas certifique-se de quais são possíveis ir para geladeira”, afirma ela.

– Varie os alimentos para fornecer sempre novos nutrientes. A nutricionista explica que é muito importante oferecer diversas opções para obter um grande número de vitaminas e minerais.

Invista em receitas práticas e criativas

– Invista em receitas práticas e criativas. É possível, por exemplo, fazer versões mais saudáveis dos salgadinhos de festa – uma opção que as crianças amam! “Utilize farinha integral que são ricas em fibras e aproveite a base da receita para diferentes recheios”, sugere a nutricionista.

– Selecione opções coringas que são ricas em nutrientes. “As pastas para recheios são fáceis de fazer e ricas em vitaminas e minerais”, diz Karin. Elas podem compor a lancheira acompanhadas de pães caseiros de beterraba ou mandioca, por exemplo.

– As frutas podem ser boas substitutas para os doces industrializados. Algumas crianças, porém, podem ter dificuldades para aceitar na dieta. “Invista em variações diferentes: cozidas, assadas ou até incrementadas em receitas”, dá a dica.

– Adicione versões mais saudáveis dos produtos. Por exemplo, dê preferência para o bolo feito em casa. “Diferente das versões industrializadas – ricas em açúcar, gorduras e aditivos químicos, os caseiros podem ser feitos com ingredientes mais saudáveis e ser complementados com fibras, gorduras do bem e bons tipos de açúcares”, explica ela.

– Inclua as crianças na preparação dos pratos. Ensine-os a cozinhar, preparar receitas simples e provar diferentes sabores enquanto se divertem na cozinha.

“É muito importante incentivar as crianças a apreciar a boa comida. Criança que come bem é criança saudável. E criança saudável é criança feliz”, finaliza ela.

Confira duas receitas retiradas do curso Lancheiras Infantis Saudáveis aqui: 

Nuggets Caseiros

Lancheira Saudável Criança Feliz

Ingredientes:

– 500g de peito de frango moído

– 5 colheres de aveia em flocos

– 2 colheres de farinha de aveia

– 1 colher de sopa de alho poro

– 2 ovos

– Sal

– Farinha de milho para empanar

– Azeite para untar

Modo de preparo:

Misture o frango, alho poro e sal até ficar homogêneo.

Acrescente a farinha de aveia, ovo e três colheres de chá da farinha de milho e misture.

Deixe a massa na geladeira para descansar por 15 min.

Triture a farinha de milho com as mãos.

Molde os nuggets, no tamanho que você desejar, passe-os no ovo e depois na farinha.

Coloque para assar em uma assadeira untada com azeite no forno pré-aquecido.

Deixe dourar por 20 minutos de cada lado.

Espetino de frutas com chocolarte Amargo

Lancheira Saudável Criança Feliz

Ingredientes:

– 5 unidades de uvas verdes sem caroço

– 5 unidades de morango

– ½ da manga

– Palito de pirulito de madeira

– 30g de chocolate amargo (50% cacau) derretido em micro-ondas

Modo de preparo:

Lave as frutas e corte a manga em cubos.

Espete as frutas no palito de pirulito e banhe no chocolate derretido.

Coloque na geladeira para o chocolate endurecer.

Veja também:

Sobre o Namu Cursos

É a primeira plataforma de cursos online voltada totalmente para uma vida equilibrada e bem estar. Através do computador, celular ou tablete os clientes podem aprender e praticar yoga, pilates e culinária saudável a qualquer hora do dia e da noite em qualquer lugar do Brasil e do mundo com excelentes professores.

Sobre a Karin Paciulo

A chef Karin Paciulo é nutricionista com especialização em nutrição funcional. Fez cursos nas áreas de bioquímica e fitoterapia e é idealizadora da empresa 2Marias Comidinhas Orgânicas.

Mais Informações

Circular Comunicação

Carla Gullo

[email protected]

Rafaelle Montenegro

[email protected]

Tels (11) 3796-5054/5059

www.circularcomunicacao.com

Deixe seu comentario!!!
Lancheira Saudável Criança Feliz
5 (100%) 9 votes

Tags

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *