Nutrição e Saúde

Comida Perigosa – Dicas e Cuidados Essenciais com seu Alimento

Comida Perigosa – Cuidados Essenciais. Alimentos mal conservados, contaminados ou fora do padrão de consumo podem trazer sérios riscos à saúde.

Muito se fala sobre a busca de uma boa alimentação. Porém, você já pensou na integridade do alimento que esta comendo? Quero dizer, você já observou se ele estava limpo, se foi higienizado corretamente e de onde vem?

Comida Perigosa – Dicas e Cuidados Essenciais com seu Alimento

Não adianta se alimentar bem, isto é, comer de forma saudável, se os quesitos acima não forem lavados em consideração. Há doenças que podem ser transmitidas por alimentos mal conservados ou por água contaminada; por isso, é importante ficar atento ao que colocamos na boca, principalmente as crianças, por fazerem isso com frequência.

A água é uma bebida universal. Todos a consomem e prioriza-se que sua ingestão seja em torno de dois litros por dia. Todavia, quando contaminada, é responsável por doenças como diarreia, rotavírus e cólera.



A melhor forma de evitar tais problemas é não ingerir água de torneira, principalmente quando não se tem certeza de sua pureza. Procure por águas engarrafadas, sucos de garrafa, chás e café feitos com água fervida.

Os alimentos em conserva também possuem seus riscos.

Apesar de serem enlatados e assim passarem a ideia de estarem protegidos de bactérias e fungos, deve-se ficar em alerta com o estado em que a lata ou a embalagem se encontra.

Caso a mesma esteja estufada, amassada ou aparente qualquer outro tipo de danificação, troque por outra em perfeito estado.

Procure sempre pelos alimentos de boa procedência ou marcas conhecidas; assim, você evitará o botulismo, doença transmitida por um microrganismo que pode estar presente no palmito em conserva, na carne, enlatada ou conservada ma banha e pescado a vácuo.

Comida Perigosa – Os cuidados com frutas, legumes e verduras

As frutas, legumes e verduras devem ser muito bem higienizados antes se serem consumidos, pois podem conter fragmentos de terra e de insetos por terem sido armazenados em locais não apropriados , ficando expostos a baratas, moscas e roedores.

Comida Perigosa – A primeira dica é observar a aparência desses alimentos:

Sua coloração, cheiro e o aspecto físico. Depois, lava-los em água corrente para tirar  toda a sujeira aparente, e em seguida, deixa-los de molho em uma solução de hipoclorito de sódio – ou água sanitária – lembrando que para cada litro de água colocar uma colher de sopa de água sanitária.

Após  todo esse  processo, deve-se lavar novamente em água corrente para que todo produto produto químico utilizado seja retirado. Esses procedimentos são fundamentais para evitar o aparecimento de cólicas abdominais, febres e náuseas, sintomas característicos da intoxicação alimentar.

A carne de boi, porco e ave, assim como alimentos que contenham ovo que permaneça cru ate o consumo, podem transmitir a salmonelose quando não preparados corretamente. Comida Perigosa – Cuidados Essenciais.

A forma de prevenção desta doença é lavar bem os utensílios e as mãos após manipula-los, e cozinhar bem os alimentos, evitando o consumo de carnes cruas, mal passadas e produtos à base de ovo cru.

E, por ultimo – um detalhe qua a maioria das pessoas não presta atenção – não se deve empregar os mesmos utensílios para preparar alimentos crus e cozidos, para que não ocorra a chamada contaminação cruzada.

Comida perigosa – Cuidados com as temperaturas dos alimentos

Os caldos, molhos, sopas e massas também apresentam os seus perigos à saúde, podendo provocar vômitos, dores abdominais a apatia. A melhor maneira  de prevenção é preparar o alimento próximo da hora de consumo, guardando as sobras na geladeira e, ao ingeri-los novamente, reaquece-los até a fervura completa.



Outro fator que deve ser levado em consideração é o controle da temperatura do alimento. Quando a comida não é mantida quente ou fria, deve ser ingerida em um período máximo de duas horas, para que o consumo seja seguro.

Porém, quando está muito calor, este tempo é ainda menor, principalmente para alimentos que deveriam estar sob refrigeração, como maionese e salpicão.

Logo, fica claro que comida perigosa, deixadas ao sol não devem ser consumidas, pois ficarão ainda mais quentes – e o calor acelera a proliferação de bactérias patógenas.

      Cuidados Essenciais – Comida Perigosa

  • Os alimentos Precisam ser adequadamente conservados
  • Atenção a latas e embalagens furadas, enferrujadas ou estufadas
  • Conserve os alimentos sob refrigeração
  • Procure consumir os alimentos logo após o preparo
  • Mãos e utensílios devem ser cuidadosamente lavados antes, durante e depois do preparo

Lívia Hipólito Cardozo Brant é mestre em ciências Médicas e pós-graduada em Nutrição Clínica

Veja também:

4.7/5 - (3 votes)
Comida Perigosa - Dicas e Cuidados Essenciais com seu Alimento | Receitas e Dicas do Chef
Comida Perigosa Dicas e Cuidados Essenciais com seu Alimento

Comida Perigosa - Cuidados Essenciais. Alimentos mal conservados, contaminados ou fora do padrão de consumo podem trazer sérios riscos à saúde. Muito se fala

Ingredientes da receita:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo