Home Salgados Risoto de Gorgonzola com Alho Poró

Risoto de Gorgonzola com Alho Poró

7 min read
0
0
48
Risoto de Gorgonzola com Alho-poró

Risoto de Gorgonzola com Alho Poró

Risoto de Gorgonzola com Alho-poró é a sugestão da Tirolez para comemorar o Dia dos Pais. Com ingredientes que dão ar de sofisticação à preparação, a sugestão irá agradar ao paladar dos paizões.

Este ano, o Dia dos Pais será comemorado em 13 de agosto. Para não deixar a data passar em branco e ainda fazer uma singela homenagem ao seu pai-herói, que tal preparar um agradável almoço para a festividade? Pensando nisso, a Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, sugere um prato especial:Risoto de Gorgonzola com Alho-poró.

Rápida e fácil de preparar, a receita une o sabor marcante do queijo tipo Gorgonzola Tirolez com o toque suave do alho-poró e a cremosidade do risoto. Essa combinação de ingredientes traz um ar de sofisticação ao prato, que harmoniza muito bem com um vinho branco seco e leve, como um Chardonnay à temperatura de 15º.

Com essa sugestão da Tirolez, você certamente irá surpreender o seu pai. Ele merece, não é mesmo?

Ingredientes

– ½ embalagem de Manteiga sem Sal Tirolez (100 g)

– 1 alho-poró grande em fatias (250 g)

– 1 cebola média picada (150 g)

– 1 dente de alho picado (5 g)

– 5 xícaras (chá) de caldo de legumes (1 L)

– 1½ xícara (chá) de arroz tipo carnaroli (225 g)

– 1 colher (chá) de sal (4 g)

– 50g de Queijo Tipo Gorgonzola Tirolez picado

– 10 tomates cereja cortados ao meio (150 g)

– ½ xícara (chá) de Queijo Parmesão Tirolez ralado (55 g)

Modo de Preparo do Risoto de Gorgonzola com Alho-poró

– Em uma panela média, aqueça 1 colher (sopa) de manteiga e refogue o alho-poró, retire e reserve. Na mesma panela, aqueça 1 colher (sopa) de manteiga e refogue a cebola e o alho. Adicione o arroz e refogue-o até que fique bem quente.

– Acrescente 3 xícaras (chá) de caldo de legumes e o sal e cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos, mexendo constantemente. Vá acrescentando caldo aos poucos, conforme necessário, de modo que o arroz fique sempre coberto por caldo, mas sem excesso. Cozinhe, mexendo a cada 2 minutos, por mais dez minutos, ou até que os grãos estejam al dente (cozidos por fora, mas com o miolo levemente resistente) e a mistura, cremosa, mas não muito líquida.

– Apague o fogo e adicione o alho-poró, o restante da manteiga e o queijo gorgonzola, mexendo tudo até que o queijo e a manteiga estejam totalmente dissolvidos. Se necessário, ajuste o sal. Sirva decorando com os tomates e com um pouco do parmesão ralado polvilhado por cima.

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 4 a 6 porções

Veja também:

Torta Cremosa de Alho Poro

Batata Gratinada Com Alho Poro Vegan

Farofa de Banana da Terra Com Alho Poró

Sobre a Tirolez

Fundada há 37 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Risoto de Gorgonzola com Alho Poró
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta