Nutrição e Saúde

Queijos Ajudam a Evitar o Desenvolvimento da Osteoporose

Queijos Ajudam a Evitar o Desenvolvimento da Osteoporose. Fontes de cálcio, os queijos são deliciosos e podem ser consumidos em diversas ocasiões e a qualquer hora do dia.

A osteoporose atinge aproximadamente 10 milhões de brasileiros, segundo a ABRASO (Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo). A melhor forma de prevenir esta doença é realizar frequentemente exercícios físicos e consumir quantidades adequadas dos nutrientes envolvidos na saúde óssea, como o cálcio.

Em geral, ingerimos o cálcio pela alimentação. Isso porque não somos capazes de produzi-lo. Porém, quando nossa alimentação é composta por alimentos pobres nesse nutriente, o corpo começa a utilizar o cálcio que fica armazenado nos ossos, e a longo prazo isso pode deixá-los fracos

Queijos Ajudam a Evitar o Desenvolvimento da Osteoporose

É preciso ficar atento. Segundo a POF 2008-2009 (Pesquisa de Orçamentos Familiares, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE) cerca de 85% a 97% dos brasileiros consomem este nutriente abaixo da quantidade recomendada.

Por isso há necessidade de manter uma dieta equilibrada e composta por alimentos capazes de fornecer a quantidade adequada de cálcio e outros nutrientes. Segundo Mirella Pasqualin, da empresa RGNutri de Consultoria, para contribuir com a saúde óssea é importante atentar-se ao consumo de nutrientes como o cálcio, o magnésio, o fósforo.

Nesse cenário, os queijos – sejam eles frescos ou maturados

Ganham destaque já que são opções práticas e acessíveis. E combinam em diferentes preparações desde saladas, sanduíches até mesmo doces e sobremesas, sempre contribuindo e agregando sabor às preparações.

Os queijos apresentam naturalmente proteínas, minerais, como o cálcio, o fósforo, o magnésio e as vitaminas A e B2, que são essenciais ao bom funcionamento do organismo.

Estudos indicam que os queijos apresentam uma sinergia entre os nutrientes, pois apenas com a maneira única que são combinados podem estar relacionados à melhor biodisponibilidade dos nutrientes. Assim, poderão ser utilizados em diferentes reações relacionadas à manutenção do funcionamento do organismo e da saúde.

Portanto o alimento inteiro é muito mais do que a soma de suas partes e seus efeitos sobre a saúde são indivisíveis. Neste contexto, cabe destacar que a proteína e a lactose presente nos lácteos favorecem a absorção do cálcio, explica a nutricionista da RG Nutri.

Os queijos ganham nessa disputa, pois o consumo de apenas uma porção do alimento (cerca de 30g) pode contribuir com de 15% a 40% (dependendo do tipo de queijo) da quantidade de cálcio que é recomendada ser ingerida diariamente, o que é extremamente vantajoso para conseguir atingir uma alimentação adequada.

Veja também:

Referência Bibliográfica

  1. ABRASSO – Associação Brasileira de Óssea e Osteometabolismo. Osteoporose. Disponível em: http://abrasso.org.br/. Acesso em mar 2017.
  2. Buzinaro EF, Almeida RNA, Mazeto GMFS. Biodisponibilidade do cálcio dietético. Arq Bras Endocrinol Metab 2006;50/5:852-861.
  3. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa de orçamentos familiares 2008-2009 : análise do consumo alimentar pessoal no Brasil / IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. – Rio de Janeiro : IBGE, 2011. 150 p
  4. Lovegrove JA, Hobbs DA. Plenary Lecture 2: Milk and dairy produce and CVD: new perspectives on dairy and cardiovascular health. Proc Nutr Soc. 2016 Feb 24:1-12. [Epub ahead of print]
  5. SBAN – Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. A importância do consumo de leite no atual cenário nutricional brasileiro. SBAN, 2015. Disponível em: http://sban.cloudpainel.com.br/source/SBAN_Importancia-do-consumo-de-leite.pdf. Acesso em 17 de março de 2017.
  6. Tunick MH, Van Hekken DL. Dairy Products and Health: Recent Insights. J Agric Food Chem. 2014 Nov 19. [Epub ahead of print]
  7. Weaver CM, Rothwell AP, Wood KV. Measuring calcium absorption and utilization in humans. Curr Opin Clin Nutr Metab Care. 2006 Sep;9(5):568-74.

Sobre a Tirolez

Fundada há 37 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e Santa Catarina (Caxambu do Sul).

5/5 - (4 votes)
Queijos Ajudam a Evitar o Desenvolvimento da Osteoporose | Receitas e Dicas do Chef
Queijos Ajudam a Evitar

Queijos Ajudam a Evitar o Desenvolvimento da Osteoporose Fontes de cálcio, os queijos são deliciosos e podem ser consumidos em diversas

Palavras-chave: Queijos Ajudam a Evitar o Desenvolvimento da Osteoporose

Ingredientes da receita:

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo