Nutrição e Saúde

Essa tão Falada Gordura – Veja as 5 Dicas de Saúde

Essa tão Falada Gordura – Dicas de Saúde. Ao contrario do que muitos pensam, ela pode se benéfica à saúde, mas é preciso diferenciar os tipos e consumi-la sempre com moderação.

Falar de gordura é sempre polêmico, já que é senso comum ouvir que faz mal à saúde. Na dúvida, sobre consumir ou não, muitas pessoas acabam eliminando-a da dieta, o que é notório ao observar que em muitas casas a gordura foi banida da cozinha e até mesmo do menu de inúmeros restaurantes.

A verdade é que nós precisamos ingerir tanto o carboidrato, quanto a proteína e a gordura na medida certa. O recomendável é que o cardápio seja balanceado, sem exageros ou escassez para esse ou para aquele nutriente.

Essa tão Falada Gordura – Veja as 5 Dicas de Saúde

E o que nem todos sabem, ou levam em conta na hora de arrumar o prato, é que a gordura tem uma série de funções no organismo: entra , por exemplo, na composição de membranas celulares, e é responsável pela absolvição das vitaminas A, D, E e K, conhecida como lipossolúveis.

Assim sendo, a sua eliminação ou redução significativas, na dieta. pode resultar num menor nível dessas vitaminas, o que finalmente pode acarretar hipovitaminose.

A gordura está presente na maior parte dos alimentos que ingerimos, só que em quantidades e tipos diferentes. É isso mesmo! Não há somente um tipo de gordura; existe uma variedade delas que precisamos conhecer para selecioná-las da melhor forma maneira possível.

Algumas, se consumidas em excesso, causam efeitos deletérios à saúde. Mas, há as que são saudáveis e que devem fazer parte de nossos hábitos alimentares. Portanto, não é preciso excluí-la da sua alimentação.

Basta conhecer cada uma a saber as consequências de seu consumo que estão associadas à capacidade de aumentar ou diminuir os níveis de colesterol, o qual é dividido em “bom” (HDL) e “ruim” (LDL).

O aumento deste último leva ao aparecimento de doenças cardiovasculares, enquanto que o HDL protege o organismo desse tipo de enfermidade.

Para fazer essa distinção, entre a gordura boa da ruim, é necessário saber identificá-la, conhecer um pouco sobre cada uma delas e ler os rótulos das embalagens dos alimentos.

Veja Também:

Conheça Abaixo os 5 tipos de Gorduras Dicas de Saúde:

Variedades de Gorduras dicas de saúde:

Primeiramente, saiba que há 2 tipos de gordura: a saturada (prejudicial) e insaturada, sendo que esta última se subdivide em monoinsaturada (benéfica), poli-insaturada (benéfica) e gordura trans (prejudicial).

Gordura Saturada:

É a gordura de origem animal. Esta presente nos derivados  de leite, como queijo e manteiga, e também na carne vermelha e bacon. Devem  ser consumida de forma moderada, caso contrário é prejudicial à saúde.

Gordura Insaturada:

Em temperatura ambiente, encontra-se na forma líquida. A substituição de gorduras por insaturadas ajuda a diminuir o colesterol  total.

Gordura Monoinsaturada:

Seu consumo ajuda a controlar os níveis de colesterol e de glicose no sangue. Encontra-se presente no abacate, bem como a noz e a castanha,e nos óleos vegetais, tais como de canola, girassol e gergelim, além do azeite.

Gordura Poli-insaturada:

Disponível em alimentos como carne e óleos de peixe, linhaça e outros grãos. Contem ômega 3 e é importante porque ajuda a reduzir o LDL e a aumentar o HDL. Entre outras funções, essas gorduras ainda reforçam o sistema imunológicos, reduzem os níveis de gordura no sangue e melhoram a circulação sanguínea.

Gordura Trans:

Apesar de estar presente no grupo das gorduras insaturadas, ela costuma se comportar como uma legítima saturada, tanto no que diz respeito aos maléficos à saúde quanto em relação ao seu papel na fórmula dos alimentos.

A gordura trans faz subir os níveis de LDL, reduzindo consequentemente a de HDL no sangue. As trans estão presentes nos produtos industrializados, como biscoitos recheados, margarina, sorvetes e alimentos crocantes, entre outros.

Esse tipo de gordura deve ser consumido com cautela, já que, em altas quantidades,s e relaciona ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Diante de tudo isso, a coluna Dicas de Saúde recomenda  a seus leitores: a partir de hoje, fiquem  de olho nos rótulos dos produtos (por lei, os fabricantes são obrigados a informar os tipos e quantidades de gorduras presentes nos alimentos industrializados) e, na hora de escolher as fontes gordurosas dos alimentos, privilegie  as benéficas.

Sua saúde só terá a agradecer! Dicas de saúde.

Lívia Hipólito C. Brant

Nutricionista pós- graduada em Nutrição Clínica e Mestrada em Ciências Médicas

5/5 - (5 votes)
Essa tão Falada Gordura - Veja as 5 Dicas de Saúde | Receitas e Dicas do Chef
Essa tao Falada Gordura Veja as 5 Dicas de Saude

Essa tão Falada Gordura - Dicas de Saúde. Ao contrario do que muitos pensam, ela pode se benéfica à saúde, mas é preciso diferenciar os tipos e consumi-la

Ingredientes da receita:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo