Conheça os Benefícios das Sementes de Abóbora

Conheça os Benefícios das Sementes de Abóbora

Conheça os Benefícios das Sementes de Abóbora

As pevides de abóbora, à semelhança de outras sementes como as de sésamo, girassol, chia, etc, têm um elevado valor energético, sendo que neste caso 100g têm cerca de 450 kcal. Este elevado valor deve-se sobretudo ao seu alto teor em gorduras insaturadas (“saudáveis”), contribuindo para a boa saúde cardiovascular.

São também muito ricas em fibra. Relativamente aos minerais têm um alto teor em potássio, magnésio, zinco, sendo ainda fonte de ferro e manganês.

Devido à sua riqueza em zinco, sabia que estas sementes podem contribuir para o correto funcionamento da função reprodutora e fertilidade, bem como para a síntese de DNA e divisão celular, fundamental no desenvolvimento do feto.

Melhora o funcionamento da bexiga

O extrato da semente de abóbora ajuda no tratamento da bexiga hiperativa, um problema que provoca vontade súbita de urinar, podendo até ocasionar a perda involuntária de urina. Cientistas japoneses examinaram os efeitos deste extrato sobre a frequência urinária em mulheres na pós-menopausa e em homens com mais de 60 anos, e a conclusão foi animadora. Os participantes experimentaram uma redução significativa da frequência urinária, logrando até uma qualidade de sono superior com a diminuição das idas ao banheiro após 6 semanas de uso contínuo da semente de abóbora.

Combate doenças cardiovasculares

A semente de abóbora é rica em diversas substâncias, como ácidos graxos monoinsaturados e potássio, que ajudam a prevenir e controlar doenças cardiovasculares, auxiliando a reduzir o colesterol e controlar a pressão arterial.

Ajuda no bom funcionamento do intestino

É uma excelente fonte de fibras, o seu consumo regular ajuda a prevenir e a tratar a constipação intestinal, mandando para longe a sensação de desconforto e inchaço provocadas pelo mau funcionamento intestinal. Uma ótima dica para as mulheres é consumir a semente de abóbora em saladas no almoço ou jantar durante o período que antecede à menstruação, em que é comum sofrer com constipação.

Excelente para pele

Tem uma ação antioxidante graças ao seu teor de vitamina E, ou seja, ajuda a combater o envelhecimento precoce da pele!

É um vermífugo natural

Sim, a sua avó tinha razão: a semente de abóbora é um vermífugo natural muito eficiente. Isto porque contém cucurbitacina que, além de vermífugo, é um anti-inflamatório que ajuda no tratamento e na prevenção de infecções urinárias e na próstata.

Afaste a tristeza com esta sementinha

O triptofano é precursor de um dos principais hormônios ligados à sensação de bem-estar: a serotonina. E tanto a abóbora como a sua semente são uma excelente fonte de triptofano, ou seja, ajudam a afastar a tristeza! Isto sem falar que a semente de abóbora é excelente para o sistema imunológico e para a visão!

Depois de ler esta receita aproveite para ler também:

Queijos Benefícios Nutricionais Importância do Consumo

Como Fazer Sal Aromatizado de Ervas e Especiarias

Alimentação Saudável Para Idosos

Conheça os Benefícios das Sementes de Abóbora
5 (100%) 1 vote

, , ,

Deixe uma resposta

Facebook Comments

Pesquise Sua Receita

Não perca uma receita! Receba nossas dicas e receitas
em seu e-mail grátis

Inscreva-se na nossa lista de envio para obter dicas e atualizações interessantes em seu e-mail.

Obrigado por se inscrever.

Algo deu errado.

Aprenda a Fazer Bolos “Clique Aqui”

To top ↑