Nutrição e Saúde

Como Manter uma Boa Alimentação. Veja as 15 dicas

Como Manter uma Boa Alimentação. Hoje em dia, com tantas dietas diferentes, alimentos gordurosos, industrializados, falta de tempo e vários outros motivos, fica difícil descobrir como manter uma boa alimentação.

Não há segredos para conseguir tratar seu corpo com mais carinho e, de que quebra, alcançar o peso perfeito. Para isso, basta mudar o modo de ver os alimentos ruins e bons. Não é tão difícil quanto possa parecer.

Como Manter uma Boa Alimentação. Veja as 4 dicas

Siga algumas dicas simples e mude de vida:

1 – Não fique sem comer

Ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam, ficar sem comer não ajuda a emagrecer. Quando o corpo sente falta dos nutrientes essenciais, entramos em um estado de alerta e passamos a guardar gordura.

É como se seu corpo entendesse que você está passando fome e precisa economizar gorduras para sobreviver. Então começam a aparecer aqueles pneuzinhos ao redor da cintura. O ideal é comer a cada três horas.

2 – Prefira alimentos naturais

Tudo que é industrializado costuma ser rico em conservantes, sal, açúcar, corantes e altas quantidades de sódio.

Todos esses itens são altamente prejudiciais à saúde, mesmo em curto prazo. Frutas, verduras, legumes, cereais e água, muita água, são os precursores na busca de como manter uma boa alimentação.

Se esses itens constarem na sua dieta, você nem precisará deixar de comer o que gosta, basta saber que tudo deve ser consumido levando em consideração taxas calóricas.

3 – Coma de tudo. Varie sempre o prato

Calma, não ache que se você variar a alimentação poderá comer hambúrgueres, pizza e frituras todos os dias.

Até mesmo comer muita salada, o tempo todo, todo dia, pode fazer mal. O ideal é que a alimentação seja variada, com vários itens nutritivos diferentes. Tenha proteínas, carboidratos, fibras, minerais, vitamina, etc.

Se pesquisar bem vai descobrir que é possível manter refeições diárias bem gostosas, não abandonar seus pratos favoritos e, ainda assim, ter uma ótima alimentação.

4 – Tenha metas semanais.

Depois de se consultar com um profissional nutricionista, terá bases para desenvolver metas semanais na luta, agora mais fácil, para descobrir na prática como manter uma boa alimentação.

Quando um especialista te mostrar o caminho para perder peso, ganhar massa muscular, ou melhorar a saúde, use isso para desenvolver um cronograma e crie uma meta a se atingir.

Se desafiar torna tudo mais divertido.

Manter uma Boa Alimentação

5 – Não faça dietas malucas e/ou restritivas

Um dos erros em que as pessoas mais cometem, quando o assunto é alimentação. Aliás, você provavelmente já se deparou com dietas repletas de restrições.

Há, inclusive, quem indique dietas feitas apenas com o consumo de ovos ou com a ausência total de carboidrato.

Independentemente do projeto fitness que você tem, tenha cuidado com esse tipo de dieta, que pode ser altamente prejudicial à saúde! Antes de tudo, converse o seu nutricionista.

O peso das dietas: Emagreça de forma sustentável dizendo não às dietas

6 – Tome água fora das refeições

Beba um copo de 5 a 10 minutos antes de comer, e não durante a refeição, porque isso pode causar problemas para a sua digestão — espere em torno de 1 hora para beber água após se alimentar. Sempre que possível, tome de dois a três litros de água ao dia.

7 – Se alimente a cada 3 horas

Ficar horas e horas sem comer faz com que seu corpo queime massa muscular e armazene gordura — e não é isso que você quer, certo?

Se quiser emagrecer de forma saudável, faça de cinco a seis refeições balanceadas por dia, com o intervalo máximo de 3 horas entre cada uma delas.

8 – Prefira frutas para ter uma boa alimentação

Coma de três a seis frutas por dia (se der, com casca/bagaço). Além de serem ricas em fibras e outros nutrientes, elas também são excelentes fontes de vitaminas. São ótimas opções para o café da manhã e os lanchinhos entre as refeições principais.

9 – Use tempero com ervas

Os melhores temperos são as ervas. Utilizando para substituir os condimentos e outros temperos industrializados prontos que, na maioria das vezes, são cheios de sódio e outros componentes que são dispensáveis para quem deseja manter uma boa alimentação.

Orégano, manjericão e alecrim são apenas alguns exemplos de ervas que combinam aroma e sabor.

10 – Prefira alimentos light

Comer é, em muitas ocasiões, uma situação social — nem sempre é conveniente levar marmita para aniversários e jantares na casa dos amigos, concorda?

Sendo assim, quando for se alimentar de algo mais gorduroso, tente reduzir os prejuízos causados por esse tipo de alimento.

Se for preferir pizza, por exemplo, faça opções por massa integral e/ou fina, sem borda recheada e com recheios mais leves (abobrinha, atum, rúcula, tomate seco etc.).

Pode parecer bobagem, mas faz muita diferença e você não perde o foco na dieta.

Manter uma Boa Alimentação

11 – Invista em castanhas

Estas oleaginosas são aliadas poderosas quando consumidas uma vez por dia:

  • castanha do Pará
  • nozes
  • castanha de caju
  • avelã
  • amêndoa
  • macadâmia
  • pistache

Low Carb: A Dieta Cetogênica

12 – Consuma chá

Quer relaxar no fim do dia e detonar o estresse? Experimente tomar um chá de camomila antes de dormir.

Se quiser acelerar o metabolismo e melhorar a disposição, uma xícara de chá verde ou chá de hibisco são boas alternativas.

13 – Coma linhaça e/ou chia

Você sabia que salpicar semente de linhaça ou chia em iogurtes, saladas e outros alimentos é um dos jeitos mais comuns de consumir esses itens?

Eles dão aquela famosa sensação de saciedade, colaborando para que você só sinta fome horas após a refeição.

14 – Escolha alimento integral

Vai fazer um arroz, um macarrão ou uma torta? Prefira, então, a opção integral dessas massas.

Elas são mais ricas em fibras e fazem com que fiquemos satisfeitos por mais tempo. Quanto ao gosto, tenha em mente que é uma questão de adaptação.

Ou seja, se você não tem o hábito de comer alimentos integrais, basta se acostumar a eles.

15 – Cuidado com o consumo de açúcares e gorduras

Há quem diga que emagrecer no inverno é mais difícil por causa das tentações gastronômicas associadas à estação. Afinal, quem nunca teve uma queda por um chocolate ou vontade de comer uma fritura quentinha?

Infelizmente, esses alimentos cheios de açúcar e gordura são repletos de calorias vazias, pois não oferecem nada de benéfico para o seu corpo.

Caso tenha muita dificuldade para tirá-los da sua rotina, tente reduzi-los progressivamente.

Armadilhas da dieta: Treine seu cérebro para emagrecer e nunca mais volte a engordar

Acredite: quando consumidos raramente, eles são ainda melhores e não prejudicam a sua saúde.

Conclusão

Enfim, mostramos, com essas dicas, que ter uma boa alimentação não é tão difícil quanto parece.

Não se esqueça de conversar com um especialista em nutrição para resolver suas dúvidas e entender melhor o que e quanto você precisa comer por dia, OK?

Se gostou do texto, aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e marque aqueles amigos que desejam comer melhor!

Veja também:

5/5 - (3 votes)
Como Manter uma Boa Alimentação. Veja as 15 dicas | Receitas e Dicas do Chef
Manter uma Boa Alimentacao 2

Como Manter Uma Boa Alimentação Hoje em dia, com tantas dietas diferentes, alimentos gordurosos, industrializados, falta de tempo e vários outros motivos,

Ingredientes da receita:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo