Sobremesas

Como Fazer Sorvete sem Sorveteira, confira as 8 dicas!

Como Fazer Sorvete sem Sorveteira. As pessoas começaram a fazer sorvetes muito antes da invenção da eletricidade, então não há motivos para você não fazer sorvetes e sorbets em casa sem uma sorveteira.

A vantagem de usar uma sorveteira elétrica ou manual é Como Fazer Sorvete sem Sorveteira, confira as 8 dicas!que o resultado final será mais homogêneo e cremoso.

Como Fazer Sorvete sem Sorveteira, confira as 8 dicas!

Passar qualquer coisa do estado líquido para o sólido significa criar cristais de gelo. Então, se estiver fazendo isso manualmente, à medida que sua mistura de sorvete ou sorbet congelado, você deve quebrar o máximo possível desses cristais de gelo, para que o resultado final seja o mais homogêneo e cremoso possível.

Mas como nem todos podem ter uma sorveteira, saiba como você pode fazer seu sorvete caseiro sem ela. Eu recomendo começar com uma receita de sorvete à base de creme de leite para obter a textura mais cremosa possível.

Você pode usar meu sorvete de creme ou qualquer outra de sua preferência. Quanto mais gordura na receita, mais cremoso e homogêneo será o resultado. O sorvete feito manualmente fica melhor se for consumido assim que ficar pronto, o que não deve ser um problema. (David Lebovitz)

Fazer sorvete sem sorveteira é fácil

Ao fazer sorvete sem sorveteira, é importante entender o que é sorvete. É assim que começam as aulas de sorvete nas escolas de gastronomia. As dicas são um pouco teórica, mas se você entender a técnica dá para fazer qualquer sorvete. 

O sorvete faz sucesso quando consegue combinar dois elementos. 

A primeira é uma combinação de diferentes sabores para que o sabor fique equilibrado. Portanto, o sorvete de morango deve ter algum outro ingrediente, ainda que em menor quantidade, para melhorar o sabor do creme ou da fruta.

Por exemplo, o alecrim combina bem com frutas ligeiramente ácidas, como morangos, frutas vermelhas ou limão. 

Outro elemento a considerar é a estrutura

Ou seja, como o sorvete se dissolve na boca e se move na língua até ser engolido. Para maiores esclarecimentos, ao fazer sorvete, deve-se observar o que acontece quando uma pequena porção congelada é exposta ao calor da língua protegida pela boca. 

Nosso paladar aprecia então todas as nuances dos diferentes sabores que acompanham o sorvete. Portanto, os sabores doce, amargo e salgado devem ser equilibrados. 

Como equilibrar os sabores 

Para alcançar este resultado, que confere elegância ao produto final, é necessário misturar diferentes sabores na massa em diferentes proporções. 

Por exemplo, se for limão, você precisa de um pouco de baunilha, e a cada mordida no sorvete o sabor do limão se expande e preenche a boca. 

Como alguns sabores ficam mais visíveis no início da língua, outros nas laterais e no fundo, a mistura de sabores deixa no nariz o aroma do sorvete. 

A melhor textura para sorvete 

composição ideal é sólida, ninguém gosta de sorvete que sai da casquinha ou copo. Em geral, a qualidade da estrutura depende apenas da temperatura.

Não é assim, e hoje se sabe que uma boa temperatura pode variar de 5º a 10º C. Então nem está tão frio. O fator decisivo é se as peças congeladas alternam com as semicongeladas e líquidas. Tudo isso é claramente visível apenas quando você olha ao microscópio.

Como fazer o sorvete perfeito

Lembre-se que a lista de ingredientes deve ser equilibrada entre ingredientes secos – pode ser polpa, gordura do leite ou leite vegetal (noz, coco, etc.) e água.

O açúcar derretido é considerado água e está incluído no microcongelado, a gelatina ou outro emulsificante confere maciez e é considerado semicongelado. 

Ágar-ágar, goma guar e goma xantana também podem ser usados, e geralmente há vários deles juntos em misturas de sorvete emulsificantes prontos. 

E assim, quando vista ao microscópio, uma amostra de gelo tem três partes – líquida, gelatina mole e sólida congelada. Gosto é uma questão de escolha. 

Sorvete bem feito 

Depois de conhecer essa “fórmula”, fazer qualquer sorvete é fácil e não requer sorveteira. Aqui, estamos falando de pequenas quantias.

Você pode conseguir fazer sorvete de duas maneiras:

Com uma máquina de sorvete, quando a calda que contém os ingredientes do sabor escolhido é misturada em frio congelante. 

E só batendo você consegue micro pedaços congelados com a textura certa. Ou faça o contrário – congele a calda em pequenas porções batidas até obter a consistência certa.

Modo de fazer Sorvete

1 – Prepare sua mistura de sorvete e esfrie-a sobre um banho de gelo.

2 – Coloque a mistura em uma tigela funda, de plástico ou inox, e leve ao freezer.

3 – Após 45 minutos, abra o freezer e verifique. Quando a mistura começar a congelar perto das beiradas, retire-a do freezer e misture-a vigorosamente com uma espátula ou batedor de claras. Bata com força, quebrando as partes já congeladas. Leve de volta ao freezer.

4 – Continue verificando a mistura a cada 30 minutos, batendo vigorosamente enquanto ela congela. Para obter um melhor resultado, você pode use um mixer ou uma batedeira portátil. (Quem tiver uma batedeira Kitchen Aid pode deixar a mistura na tigela de inox e bater na tigela da própria batedeira.)

5 – Continue verificando periodicamente e batendo enquanto o sorvete congela. Ele deve levar de 2 a 3 horas para ficar pronto.

Veja também:

5/5 - (8 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo