Vegana & Vegetariana

Restautante Alibabar Vegetariano, 2 receitas

Alibabar Vegetariano. Alibabar adapta pratos tradicionais árabes para versões veganas e vegetarianas. A maioria dos pratos da cozinha árabe leva algum derivado animal e a carne costuma ser protagonista. 

No entanto, para agradar aos vegetarianos, o Alibabar, bar e restaurante de culinária sírio-libanesa localizado na zona norte de São Paulo, resolveu fazer diferente e apresentar uma série de adaptações vegetarianas de receitas tradicionais do Oriente Médio.

Destaque para os legumes recheados (abobrinha, berinjela e pimentão) que podem ser pedidos sem a carne moída, aumentando assim a quantidade de arroz e azeite em seu preparo.

O mesmo vale para os charutinhos de folha de uva, que são feitos com arroz, cebola e tomate picados, salsinha e azeite.



Visite o Restautante Alibabar Vegetariano

O kibe de batata recheado com escarola ou coalhada também é uma opção muito apreciada pelos não carnívoros. Ao invés da carne, usa-se a batata para dar liga ao prato, deixando tudo muito saboroso.

Além das adaptações, existem os queridinhos vegetarianos, como o bolinho de falafel, feito com grão de bico, as pastas homus, babaganush e coalhada seca, que servem de acompanhamento para outras delícias da casa.

A ideia de adaptar a maioria dos pratos se deu por conta da grande demanda dos adeptos à cozinha natural e vegetariana no Brasil.

“O número de veganos e vegetarianos cresceu de forma avassaladora nos últimos anos. A cozinha árabe precisa passar por transformações para agradar a todos os públicos”, comenta o restauranteur do Alibabar, Bil Rajab.

Vale ressaltar que as opções citadas estão presentes à la carte e no buffet de almoço de segunda a sábado. Em ambos, a disponibilidade dos pratos adaptados varia de acordo com o dia.

Quibe de Batata Alibabar Vegetariano

Ingredientes

1 kg de batatas cozidas bem amassadas

500 g de trigo para quibe

1/2 xícara de farinha de rosca

2 cebolas grandes raladas e misturadas com 1/2 xícara de hortelã fresca picada

1 colher (sobremesa) de pimenta-síria

2 colheres (sopa) de sal



2 colheres (sopa) de cheiro-verde

Modo de Preparo

O primeiro passo é lavar o trigo para quibe. Depois, deixe descansar.

Descasque as batatas, cozinhe-as por 20 minutos e passe-as no espremedor.

Vai ficar como um purê.

Misture-o ao trigo, a cebola e a hortelã, o cheiro-verde, o sal, a pimenta, a farinha de rosca para dar liga e amasse bem com as mãos.

Quando a massa estiver consistente e não grudar mais na mão, estará no ponto certo.

Em seguida, molde os quibes e frite em pequenas quantidades em óleo quente. Se preferir, despeje a massa em um refratário untado.

Estenda-a bem na forma. Corte a massa em tiras, regue-a com azeite e leve ao forno por cerca de 35 minutos.

Charuto de Couve Alibabar Vegetariano (mafufo)

Fazendo uma rápida pesquisa, me parece que a palavra deriva do árabe malfuf, que significa repolho. A receita original de fato o leva ou ainda a folha de uva.

Assim, a couve, além de maior para atender o apetite voraz de uma família italiana, deixa um gosto mais suave e delicioso a este prato, que tem como característica principal o uso acentuado de pimenta-do-reino.

Veja os ingredientes

Umas 10 folhas grandes de couve

250 gramas de arroz integral (pode ser aqueles 7 grãos)

500 gramas de tomates picados (de 3 a 4)

1 colher de sopa rasa de sal

2 colheres de sopa de cebola ralada

4 dentes de alho picados

1 pimentão vermelho cortado

5 colheres de sopa de óleo

Cheiro verde (ou hortelã)

Bastante pimenta do reino

Cordão de algodão fervido para amarrar

Modo de Preparo

Em primeiro lugar, ferva os barbantes de algodão por uns 5 ou 10 minutos para esterilizarem. Você pode enrolá-los num palito, como na imagem acima. Facilita na hora de utilizá-los.

Depois, ferva água com um pouco de sal numa panela grande. Coloque, uma de cada vez, as folhas de couve na água para que fiquem macias.

Elas passarão para um verde mais vivo e brilhante. Reserve a água. Então, coloque-as sobre uma tábua e corte o excesso de talo, senão será difícil embrulhar o recheio nelas, fora que se corre o risco de rasgarem.

Aliás, este resto de couve você pode guardar no congelador, num potinho, para depois usar numa sopa de legumes, por exemplo.

Enquanto isso, numa tigela grande, acrescente todos os ingredientes do recheio e coloque cerca de 3 colheres de sopa dele em cada folha.

Dobre, uma por uma, bem apertada. Amarre um barbante em cruz, pois isso facilita retirar da panela com um pegador de macarrão, sem que se fure as trouxinhas, evitando também que, durante o cozimento, elas se abram e o conteúdo vaze para fora.

Já numa outra panela, de preferência um caldeirão ou mesmo a panela de pressão, que é funda, refogue um alho e cebola. Deixe esfriar.

Acomode dentro dela os mafufos, de modo que fiquem bem ajustados, um do lado do outro. Vá sobrepondo em camadas.

Terminado este processo, acrescente a água fervente que você usou para amaciar a couve, até que se cubram os charutos por uns dois dedos.

Coloque por cima um pires para impedir que eles fiquem boiando livremente na água. Ligue o fogo e deixe a panela semi-tampada.

Eles ficarão prontos mais ou menos após uns 45 minutos. Você verá que as folhas agora ficarão de um verde bem escuro.

Este recheio deu para 8 folhas de couve grandes. Se quiser fazer mais, é só dobrar a receita. Eles são bons consumidos tanto quente quanto frios.

Sirva com pimenta preta e/ou molho de pimenta.

Veja também:

Serviço:

Alibabar Vegetariano

Rua Doutor César, 131 – Santana.

Tel: (11) 2283-4008

Horário de funcionamento: Segundas e Terças das 9h às 20h

Quartas e Quintas 9h às 23h

Sextas e Sábados das 9h às 00h

Domingos 12h às 17h

www.alibabar.com.br

Couvert cobrado (a consultar)

Aceita todos os cartões de crédito

5/5 - (15 votes)
Restautante Alibabar Vegetariano, 2 receitas | Receitas e Dicas do Chef
Alibabar Vegetariano

Alibabar Vegetariano. Alibabar adapta pratos tradicionais árabes para versões veganas e vegetarianas. A maioria dos pratos da cozinha árabe leva

Palavras-chave: Restautante Alibabar Vegetariano

Ingredientes da receita:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo